Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos de emulador são mais pesados que jogos especificamente para PC?


Allan PSJ

Posts recomendados

Fala pessoal, beleza?

Eu consigo rodar Max Payne 3(PC) de boa no meu PC, com ótimas configurações e Spec Ops: the line(PC) no ultra mas quando vou rodar um jogo de Wii no emulador como Mario Kart por exemplo ocorrem várias quedas de frames dependendo do cenário e do menu em que está.

 

Vocês sabem me dizer se isso é normal, se emuladores exigem mais do processador?

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é normal, dê uma lida no FAQ do emulador Dolphin pra Wii, acho que eles respondem sua pergunta:

 

Por que preciso de um computador tão poderoso para emular um console antigo? 

Embora seja verdade que o hardware do GameCube e do Wii sejam bem mais lentos do que o necessário para emular o console usando o Dolphin, o hardware destes consoles também é muito diferente dos encontrados em um PC de jogos. Por exemplo:

  • Em vez de um processador x86 da Intel ou da AMD, GameCube e Wii usam um processador IBM PowerPC. Jogos são programados para este processador: Quando emulado, cada instrução básica do jogo precisa ser traduzida para algo que um PC possa executar. Dependendo da instrução, pode ser preciso de 2x a 100x mais ciclos de clock, o que explica porque você precisa de mais do que um processador de 486MHz para emular um GameCube.

  • A memória RAM destes consoles é SRAM, que é menor, mas é mais rápida que SDRAM usada em um PC. Ela também é compartilhada entre a CPU e a GPU, o que faz com que as operações como uploads de texturas (memória da CPU para a memória da GPU) ou cópias framebuffer (memória da GPU para a memória da CPU) sejam menos exigentes do que em um PC.

  • A GPU não usa shaders: muitos efeitos gráficos e cada cálculo feito pelo jogo é executado diretamente pelo hardware sem o uso de uma linguagem de programação intermediária. Não é assim que uma GPU da PC funciona. O Dolphin usa shaders na GPU do PC para traduzir o que a GPU do GC faz diretamente no hardware, fazendo com que rode muito mais lento.

  • Um PC executa um sistema operacional, a fim de ser capaz de executar vários programas ao mesmo tempo. Um GameCube ou um Wii não tem a mesma necessidade e podem executar as coisas diretamente no hardware sem passar pelo sistema operacional, fazendo a comunicação entre os chips bem mais rápida.

Esta não é uma lista completa, mas deve lhe dar uma boa ideia do que exatamente faz com que a emulação exija um computador potente.

https://br.dolphin-emu.org/docs/faq/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...