Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptadores "molex" para PCIe são bons?


Posts recomendados

Prezados,

Comprei uma ASUS GTX 560 Directcuda II Top que pede dois conectores de 06 pinos. Minha Fonte no entanto possui apenas um destes conectores disponível sendo preciso recorrer a um adaptador Amolex/ 06 pinos.

Tenho 03 aqui em casa ,porém observei que em todos eles a ponta que vai ser conectada na GPU só tem 05 dos seus encaixes energizados. Um deles que fica na pate central de uma das 02 fileiras de 03 furos não tem qualquer fio conectado a ela. Na verdade ela não possui nem o revestimento metálico em seu interior.

Já no conector da própria Fonte, todos os 06 furos que encaixam nos 06 pinos da GPU são energizados.

PERGUNTO JÁ AGRADECENDO QUALQUER AJUDA :

1)Isto é assim mesmo nestes adaptadores?
2) Se é, porque o conector da Fonte tem todos os encaixes energizados e os adaptadores não?

3) A falta de energização neste "furo" que corresponde a um dos pinos na placa não causa problemas de funcionamento na mesma ?

Muito agradecido por qualquer ajuda!
Augustovix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Fonte é uma PCYES de 450 W . Realmente só tem um conector de 06 pinos. Tenho que usar o adaptador! Quanto a isto não tenho dúvidas. O que preciso saber é se é normal que estes adaptadores não tenham os seis furos energizados mas apenas 05. O vendedor garante que é assim mesmo mas fica a pergunta : Porque no conector de 06 pinos da Fonte todos os 06 tem um fio ligado a eles ??

Muito obrigado pela sua gentileza em tentar ajudar tirar esta dúvida! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sobre esse conector não posso te afirmar se é assim mesmo, mas um conselho que eu te daria seria trocar urgentemente essa fonte, coloca uma CX 430 ou semelhante, porque bem não vai fazer pro seu PC essa fonte, e desculpe por não saber informar do conector...

Cara talvez você possa desconsiderar o que falei da tua fonte, fui pesquisar e vi que algumas fontes dessa marca se deram melhor que corsair e evga, então espero que alguém que entenda mais que eu dê a sua opinião, pois fiquei confuso e curioso em relação a essa marca PCYes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jardel B. München

Por que não vai fazer bem? Conhece essa fonte?

 

Por que a CX430? Ela também só tem 1 conector PCI-E.

http://www.tecmundo.com.br/fonte/74899-pcyes-fabricante-brasileira-fontes-supera-evga-corsair-testes.htm

Sim, me precipitei e corrigi a tempo, não sei se você observou... acontece... realmente não se pode julgar sem ter certeza... por isso fui atrás...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AUGUSTOVIX, Quanto a esses adaptadores, dê uma lida nos posts e links abaixo:
 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Porque-nao-devemos-usar-adaptadores-de-alimentacao-em-placas-de-video/3062

 

Desconheço GTX 970 com apenas um conector de energia.
 
Os problemas/perigos em se utilizar o adaptador, numa fonte de qualidade e que tenha potência suficiente, são aqueles advindos das conexões físicas (mal contato, curto circuito, etc).

 

Eu também não recomendo usar esses adaptadores não, pelo fato que a maioria dos adaptadores não possuem qualidade alguma, além de os conectores "molex" e a fiação deles não aguentarem a mesma carga de um conector PCIe 6 pin ou 6+2 pin, podendo causar até uma avalanche térmica nos conectores ou cabos do "molex".
 
@braconius, @Rodrigo Gheno, Existem modelos (Mini ITX) da GTX 970 com apenas um conector de oito pinos (6+2), é o GV-N970IXOC-4GD (Gigabyte), e o GTX970-DCMOC-4GD5 (Asus).
 
Abraços.

 

Por mais que eu já tenha pensado sobre isso, até hoje também não entendi essa lógica deles. Talvez seja por marketing, talvez nem ela (fabricante) saiba porque manda esses adaptadores...
 
A qualidade é muito relativa. Das VGAs que eu já peguei em mãos, e me lembro, a HD 5830 da Sapphire foi a que veio com o melhor adaptador (fios grossos (16 AWG), conectores firmes e materiais bons), já o pior foi o que veio com a R9 270X 4GB da XFX, ele é um tanto quanto "sem vergonha" diga-se: ruim, com fios finos (18 AWG) e conectores com aparência duvidosa.
 
 
Não sabia que a Strix 970 tinha um único conector de 6+2 pin, foi bom saber.
 
Se você assumir esse pequeno risco, pode usar a CX430 em uma GTX 970 com dois conectores.
 
Acho que seria "mais jogo", caso tiver grana, pegar uma fonte de 500w/550w e vender essa sua no Mercado Livre ou até mesmo aqui nos Classificados do fórum, que é grátis para usuários com mais de 100 posts e sem nenhuma infração. Se colocar um precinho bacana vende rapidinho.
 
Abraços.

 

@Rodrigo Gheno
 
Amigo, na minha opinião, existem os adaptadores que são ruins e os que são péssimos...

 

 

Agora respondendo as suas perguntas:

 

1)Isto é assim mesmo nestes adaptadores?
2) Se é, porque o conector da Fonte tem todos os encaixes energizados e os adaptadores não?
3) A falta de energização neste "furo" que corresponde a um dos pinos na placa não causa problemas de funcionamento na mesma ?

1°- Sim, a maioria é assim. Só os adaptadores de melhor qualidade que possuem todos os contatos/fios.

2°- Porque o conector original é "infinitamente" melhor que esses adaptadores (vulgo: gambiarra).

3°- Dependendo da sua sorte (ou azar) sim.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal,

Eu ia de Corsair que também é excelente mas descobri que a PCYES de 430W  nos testes feitos pela Tec lab (acho que é este o nome) bateu a Corsair para surpresa de muitos. A fonte é coisa do cão e só foi desarmar quando exigida em 620 W. Uma grande e grata surpresa! Mas ainda não entendo porque nos adaptadores somente 05 dos furos que encaixam na placa estão ligados a um fio enquanto outro que fica acima tem dois  :confused:  :confused:  :)

 Quero agradecer muito pela ajuda que tenho recebido aqui! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...