Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com temporizador timer ci555


Visitante

Posts recomendados

Amigos,vi alguns projetinhos bem simples mesmo usando este ci 555,com ums 3 ou 4 componentes ,um capacitor, 2 resistor ,coisa simples mesmo , mas nao consegui fazer 

 

é o seguinte eu procurei estes  temporizadores,ou chaman de timer ,esses que encontramos por ai na lojas ,mas o tempo minimo é de 1 minuto ,então vou fazer o circuito que quando o timer comprado emitir a corrente o que eu fizer vai funciona os 20 segundos que eu preciso e depois desliga, em fim o teimer comprado vai comandar o timer que vou fazer.pois o que vou fazer nao precisa regula dia e hora so arma e desarma,o comprado é que vai regula dia e hora 

 

alguem pode me explicar um esquema basico ,bem simples ,de montagem,os componentes que irei precisar ,e como liga este ci e fazer a coisa funcionar

preciso de um esqueminha bem simples mesmo so para fazer isto liga 20 segundos e depois que passar os 20 segundos ele desliga a saida e depois de um tempo o timer comprado ira desarmar .so armando no proximo dia . a saida  depois eu me viro ,pois irei liga um motorzinho de 3v 

no final disso tudo , mas se a saida for 12v eu compro um eliminadorzinho e resolvo ,se for sai 127 eu compro um de 127 para 3v ja vi nas lojas

se for 12 a saida eu transformo 12 para 3 o importante é funciona os 20 segundos no maximo 30 e depois desliga a saida

 

abs 

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora ,agradeço muito a sua ajuda,este disparo,é um botao que tem que ser acionado presencialmente? se for nao posso usar ,pois este circuito tera que funcionar sem ter uma pessoa apertando o botao.

 

vou tentar explicar ,é o seguinte  o timer comprado tem uma tomada,ela é de 127v,ai nesta tomada vai entrar o eliminador ou conversor de tensão nao sei o nome , ai a saida do eliminador vai pro circuito feito por nós, então quando o timer comprado chegar no horario programado ele vai deixar a corrente ligar o circuito, ai o timer caseiro digamos assim vai funcionar por 20 segundos e desligar , mas  a corrente continuara ate atingir um minuto que é o minimo programado pelo timer comprado  e ai passando o minuto desliga tudo .

ja vi isto funcionando,mas nao tenhpo mais contato com a pessoa que o fez,por isto sei que da pra fazer .é mais ou menos esse modelo de circuito que voce postou . so que sem disparo, no caso o disparo quem fara sera o timer comprado que vai liga quando o dia e hora  programado chegar ele vai abrir a corrente  ,ai  é que vai liga o circuito caseiro, e o circuito caseiro desliga automaticamente depois dos 20 segundos mas a corrente continua ate o tempo do timer comprado acabar. depois no outro dia o timer comprado liga

o timer caseiro funciona novamente 20 segundos e desliga é isto.

 

mais uma vez agradeço muito a  sua ajuda, seria possivel sem este disparo,como ficaria esta ligação neste circuito que voce postou sem o disparo  

 

o timer caseiro tem que começar a funcionar quando o timer comprado liga,esta sera a partida dele .

 

 

abs

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Marcelo, no lugar do botão coloque um capacitor de 100 nF. Desse modo, ao alimentar o mesmo, esse capacitor estará descarregado e com nível baixo na entrada, no pino 2 e desse modo setará o timer, ligará o mesmo que oferecerá nível alto em seu pino 3.alimentará o relé, no segundo circuito..

 

Logo, via resistor de 1 k a 1Mega (use ai 10k) o capacitor se carregará, colocando nível alto no pino 2, evitando rearme do timer.. Somente após desalimentar o circuito, esperar por 5 x 10.000 x 0,0000001 = 0,005 segundos desligado é que o mesmo poderá iniciar novo ciclo completo...

 

O capacitor, no lugar do botão, faz às vezes do mesmo para disparar o timer ao ser alimentado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,nao tenho experiencia em eletronica, mas consegui decifrar os componentes, mas nao sei como é feita as ligações, tipo onde é negativo e onde é positivo teria como mudar a cor das linhas e colocar vermelho no positivo e preto no negativo, 

para que eu possa saber onde é positivo e onde é negativo 

 

e o indutor eu nao sei qual usar,se é com núcleo se é sem núcleo, se é so um fio de cobre com quantas voltas?

 

e eu nao sei identificar onde é a entrada e saida ,sei que sao 2 de entrada e 2 de saida 

 

a entrada é o positivo e o negativo de corrente   

a saida sao dois fios também um positivo e outro negativo estes irao para o motorzinho  

 

amigos se puderem me ajudar com isto fico muito agradecido pela ajuda,pois nao sei identificar isto no circuitinho.

 

fiz uma copia com os nomes 

 

17127833211_7a96c4f2a9_z.jpg

 

abs

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo,

positivo +12V = conecte naquela 1ª linha de cima: nas 5 bolinhas pretas e a branca é o + da fonte 12V ou bateria 12V

negativo = são aquelas barrinhas underline: no (-) do capacitor, no pino 1 do ci e no Emissor (aquela setinha) do BC548. Elas têm uma ligação "invisível" mesmo.

 

Prosseguindo...

aquilo que "parece" um indutor - bateu na trave hein -  na verdade é a bobina do relé

Ó...

rele12v_completo.jpg

 

de quebra veja isso ...

bc548_transistor.jpg

 

 

e + isso...

1N4148.jpg

 

Tenta entender e fazer a ligação pro motor você mesmo. Dica o relé é o interruptor. Mostra o que fez que a gente confere.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 10/04/2015 às 16:07, Isadora Ferraz disse:

Ahhhh.. dá um tempo T=1.1RC (hehe)

 

TO143_circuito_F03_files_image_thumb_med

 

TO143_circuito_F12_files_image_thumb_med

 

 

http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2446-conhea-o-circuito-integrado-555

 

abç

 

@Isadora Ferraz, acho que esse site está desativado. Mas xeretando descobri, talvez o mesmo num outro domínio, talvez um novo com o mesmo nome:

 

http://blog.fazedores.com/ci-555-conheca-o-chip-e-o-modo-monoestavel-parte-1/

http://blog.fazedores.com/ci-555-conheca-o-555-no-modo-estavel-parte-2/

 

E tem o sempre generoso prof. Newton Braga também:

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/592-o-circuito-integrado-555-art011

http://www.newtoncbraga.com.br/arquivos/ncb_555_magico_previa.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2018 às 07:25, Isadora Ferraz disse:

E o newton c praga? Tá vivo ainda esta braga? Me lembro dele da época da válvula kk.

 

Isto me faz lembrar as saudosas revistas Antenna  e a Eletrônica Popular, nos anos 70 era o que tinha para ler e aprender, excelentes artigos do mais saudoso ainda Affonso Penna .

Depois na fase final viraram uma única revista.

 

Tinham centenas de projetos com válvulas, e claro, com transístores também...

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...