Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Fala galera!

 

Sou um usuario bem basico, logo resolvi consultar aqui com o pessoal antes de ir comprando depois de ler boas resenhar e perceber que não prestei atenção em um detalhe importante que faltava! (coisa que ja fiz demais)

 

A configuração do meu pc é:

 

Placa mãe gigabyte ga-z68xud3hb3

Processador Core i3 2120 3.30GHZ

4gb MEMORIA DDR3  Corsair

Placa de video amd radeon 6850

fonte wisecase 650wr-2*8+APFC

kingston ssd 120 hyperx (boot)

HD Sata 500gb  samsung

 

Pra ser sincero desde que comprei esse pc, uns 4 ou 5 anos atrás... não lembro... mas ele sempre supriu todas as minhas necessidades... tudo o que tem tentei jogar foi no maximo sem grande perda de performance (a não ser em algum trexo curto dos jogos mais pesados).

 

Mas agora com GTA V, ele não aguenta mesmo! Com tudo no médio não da pra aproveitar a qualidade do meu monitor. Quero dar uma atualizada ao invés de comprar um pc novo e mesmo podendo gastar, nesse ano de crise, ainda é melhor gastar o minimo possivel, mas sem deixar de poder curtir os jogos em alta qualidade. Por isso vim pesquisar e pegar dicas com quem entende mais do que eu sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu colocaria uma gtx 970 ai amigo não acho que vá gargalar eu ja vi alguns testes que ficaram bons nesse i3 ai pois se você  mudar a mobo pra melhorar pro gargalo só na mobo você gastaria 1000 reais no minimo então n daria pra comprar uma placa de video pra rodar no alto .. eu acho que com a gtx970 rodará no high sem problemas ! ainda n tenho o jogo mas meu amigo tem uma 650ti boost e roda no medio a mais de 60 de fps á e eu compraria mais um pente de 4gb de memoria ram ! ;D mesmo modelo e mesma frequencia !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coisas a se considerar:

 

1º) A sua VGA já está antiga. Aqui você pode ver um comparativo dela para uma placa parecida com a GTX 970: http://www.anandtech.com/bench/product/1077?vs=1036

 

2º) 4GB de memória é pouco hoje em dia. Vários jogos gargalam com 4GB, e gargalo de RAM é pior do que gargalo de VGA ou CPU.

 

3º) Esse i3-2120 é bom, mas já está antigo, e até mesmo um i3-4150 já não dá conta de alguns jogos direito. Far Cry 4 já não roda dual core, Assassin’s Creed roda mal, etc. Mas você pode abrir o Gerenciador de Tarefas / aba Desempenho e ver se a CPU está rodando a 100% em um ou mais núcleos, sinal de gargalo.

 

Sobre a placa de vídeo, espere até maio, quando a AMD vai lançar a nova linha de VGAs. Talvez você consiga uma R9 380 por $1200,00, mas superior a GTX 970 e mais barata. Nesse caso, sobraria dinheiro para você comprar um i5-3470 no Mercado Livre por $600. Ele é mais forte do que o i5-4440, que todo mundo indica hoje em dia para as plataformas Haswell. Depois, você vende o i3 e compra mais um pente de 4GB de RAM (qual é o clock da sua memória?)

 

Você teria micro para mais uns quatro anos.

 

 

-----edit-----

Depois tem que ver como adaptar os dois conectores PCI-E da sua fonte (que é de qualidade) para o padrão de 8 pinos da maioria das placas de vídeo mais fortes. Pelo menos um conector com 8 pinos você precisaria. Adaptador, não sei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coisas a se considerar:

 

1º) A sua VGA já está antiga. Aqui você pode ver um comparativo dela para uma placa parecida com a GTX 970: http://www.anandtech.com/bench/product/1077?vs=1036

 

2º) 4GB de memória é pouco hoje em dia. Vários jogos gargalam com 4GB, e gargalo de RAM é pior do que gargalo de VGA ou CPU.

 

3º) Esse i3-2120 é bom, mas já está antigo, e até mesmo um i3-4150 já não dá conta de alguns jogos direito. Far Cry 4 já não roda dual core, Assassin’s Creed roda mal, etc. Mas você pode abrir o Gerenciador de Tarefas / aba Desempenho e ver se a CPU está rodando a 100% em um ou mais núcleos, sinal de gargalo.

 

Sobre a placa de vídeo, espere até maio, quando a AMD vai lançar a nova linha de VGAs. Talvez você consiga uma R9 380 por $1200,00, mas superior a GTX 970 e mais barata. Nesse caso, sobraria dinheiro para você comprar um i5-3470 no Mercado Livre por $600. Ele é mais forte do que o i5-4440, que todo mundo indica hoje em dia para as plataformas Haswell. Depois, você vende o i3 e compra mais um pente de 4GB de RAM (qual é o clock da sua memória?)

 

Você teria micro para mais uns quatro anos.

 

 

-----edit-----

Depois tem que ver como adaptar os dois conectores PCI-E da sua fonte (que é de qualidade) para o padrão de 8 pinos da maioria das placas de vídeo mais fortes. Pelo menos um conector com 8 pinos você precisaria. Adaptador, não sei.

Far Cry 4 não roda em dual-core? A última atualização corrigiu a compatibilidade com 90% dos dual-cores, mesmo antes disso, o i3 já funcionava, pois ele é reconhecido como quad-core pelo Windows. Eu consigo rodar mais ou menos o FC4 até com Core 2 Duo, porque Core i3 não rodaria?

 

@Victor Maciel coloque mais 4Gb de RAM, mas verifique aí que modelo é essa memória sua aí, porque existe um modelo da Corsair de 1600Mhz CL11 que é mais lenta do que a maior parte das DDR3 1333Mhz, então se a sua for essa, recomendo troca-la.

 

Concordo com o pessoal que você precisa trocar de processador, tente conseguir um i5 3ª geração, como um 3330 ou 3470 e seu problema estará resolvido, você não precisa necessariamente pegar um processador da geração atual, pois o desempenho é praticamente o mesmo.

 

Procure uma placa de vídeo melhor, não sei exatamente quanto vai sobrar para ela, mas tente uma R9 280 ou R9 280x.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal gostei muito das dicas, com certeza não teria ido por ai pensando sozinho! Agora so vou conferir se a placa GA-Z68X-UD3H-B3 aguenta esse i5-3470. E acho que esperou segurar a onda até maio pra comprar o R9 380 ja que pelo visto é beeeem mmais barata de a GTX 970 que só achei na faixa dos R$1800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal gostei muito das dicas, com certeza não teria ido por ai pensando sozinho! Agora so vou conferir se a placa GA-Z68X-UD3H-B3 aguenta esse i5-3470. E acho que esperou segurar a onda até maio pra comprar o R9 380 ja que pelo visto é beeeem mmais barata de a GTX 970 que só achei na faixa dos R$1800.

 

É o melhor que você faz. A AMD não costuma ser pão dura em VRAM, e a GTX 970 provavelmente será pior em todos os quesitos e mais cara do mesmo jeito. Sem contar que a Nvidia ainda teima em colocar essas placas top com 256 bits.

Agora so vou conferir se a placa GA-Z68X-UD3H-B3 aguenta esse i5-3470.

 

A sua placa-mãe aceita o i5-3470. Vê depois para a gente qual é o modelo das suas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa,meu camarad!1mais uma vez eu venho te alugar!!rssr

Mas diga-me uma coisa,esta Wisecase de 650W "é de qualidade mesmo?"

É porque eu nunca vi uma dessas que tivesse qualidade e estou na dúvida se voce quis dizer isso mesmo ou houve algum engano.Afinal,eu nunca vi voce escrever besteira aqui.É mais fácil eu ignorar isso do que voce se enganar.Olha o dilema!!

Dá pra resolver?

aquele abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa,meu camarad!1mais uma vez eu venho te alugar!!rssr

Mas diga-me uma coisa,esta Wisecase de 650W "é de qualidade mesmo?"

É porque eu nunca vi uma dessas que tivesse qualidade e estou na dúvida se voce quis dizer isso mesmo ou houve algum engano.Afinal,eu nunca vi voce escrever besteira aqui.É mais fácil eu ignorar isso do que voce se enganar.Olha o dilema!!

Dá pra resolver?

aquele abraço!!

 

Bom, teste do Clube do Hardware  :lol: Mas ela é antiga, então, pode ser um modelo bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Maciel você disse que ia segurar até maio, mas eu não teria muita certeza que a R9 380 sairá até maio, esses GPUs estão planejadas para mais perto do fim do ano. Outro detalhe, prepara uma fonte boa aí e bons coolers, lá vem mais uma nave espacial consumindo 275W, e com certeza vai passar de 2.000. Se quiser uma placa monstra de verdade, espere até a GTX 980 ti, essa sim! Ela vai ser baseada na GTX Titan X, terá 6Gb de VRAM, 384 ou 512 bits, não lembro, e consumirá apenas 190W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os rumores é de que pode ser lançado ou anunciado o lançamento das novas placas da AMD na Computex, daqui a duas semanas. Eu acho que vale a pena esperar até para desencanar.

 

@GuilhermeGB, não adianta indicar GTX 980 Ti, porque não tem nada a ver com o orçamento dele. A GTX 970 é "interessante", mas o fato de ter problema no alocamento de memória acima de 3.5GB e ser só de 256 bits é um banho de água fria. Não considero um produto premium que valha os 1900 reais.

 

@Victor Maciel, não precisa trocar de fonte. Pelos specs, na pior das hipóteses a R9 380X vai consumir 190W. Pode ser até o número da R9 390X. Uma R9 380 deve ficar na faixa de consumo da GTX 970, só que deve vir mais potente. Se o lançamento da AMD atrasar, a fonte segura a GTX 970 tranquilo.

 

Sobre os preços, lembre que eles mantém o mesmo preço da geração anterior. Ou seja, a R9 380 vai sair com o mesmo preço da R9 280, que se eu não me engano custava $1100-1200. Muita loja lança as placas por um preço legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bits e memória não é tudo em uma placa de vídeo. Olha a GTX 960, tem 2Gb e 128bits, ninguém dá muito por ela, mas ela consegue passar a R9 280 com seus 3Gb e 384bits em 90% dos jogos, e olha só esse benchmark do GTA V:

 

_id1429106197_1.jpg

 

Sim, ela conseguiu passar a poderosa R9 280x, e deixou a R9 280 bem atrás. Agora olha aí também a GTX 970 e a sua rival R9 290x, viu a diferença? Agora você vê que ter bits não adianta em nada, basta um jogo bem otimizado para a placa mostrar seu poder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não confie em todos os benckmarks. Eles enganam nas opções de SS, AA e filtros. Provavelmente com medo de cutucar as grandes fabricantes.

 

A GTX 680 já tinha gargalo de memory bus em testes feitos pela AnandTech na resolução 2560X1440p. Eles chegaram a comentar que a GTX 770 tinha sido uma novidade bem vinda porque tinha memória de 7Ghz, o que dava um gás na banda de memória. Depois a Nvidia vem com uma porção de desculpas e "tecnologias" de eficiência para justificar as GTX 970 e 980 de 256 bits. Falta de vergonha na cara. São placas muito boas para resoluções standard. Não são placas entusiastas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não confie em todos os benckmarks. Eles enganam nas opções de SS, AA e filtros. Provavelmente com medo de cutucar as grandes fabricantes.

 

A GTX 680 já tinha gargalo de memory bus em testes feitos pela AnandTech na resolução 2560X1440p. Eles chegaram a comentar que a GTX 770 tinha sido uma novidade bem vinda porque tinha memória de 7Ghz, o que dava um gás na banda de memória. Depois a Nvidia vem com uma porção de desculpas e "tecnologias" de eficiência para justificar as GTX 970 e 980 de 256 bits. Falta de vergonha na cara. São placas muito boas para resoluções standard. Não são placas entusiastas.

Eu confio muito nos benchmarks do Game Debate, acompanho o site todos os dias, não só eu, muitos outros também, e eles confirmam os benchmarks. Eles fazem testes com várias placas, inclusive os testes feitos com GTX 650 (a minha) mostram o mesmo resultado que eu tenho aqui.

 

Todo mundo sabe que a AMD é uma empresa entusiasta, você já vê de cara quando já olha seus processadores hexa-core, octa-core, vem por aí até um com 16-core que nem sei como se fala o nome. Placas de vídeo com incríveis 4Gb e 512bits, podem ser muito boas em altas resoluções, mas abrem as pernas, em resoluções "comuns". Tudo demais é sobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Obrigado pela ajuda! A memória que tenho é um pente de 4gb 665.1MHz da marca Corsair.

 

@Victor Maciel, eu primeiro faria o upgrade geral no micro para pensar em memória depois. Veja o modelo exato de Corsair (deve ter uma numeração no pente) para saber a latência (CL9, 10, 11, etc). Como você vai ter que comprar outro pente, o ideal seria trocar tudo e usar um clock maior do que os atuais 1333Mhz. Talvez você consiga vender, trocar, não sei. Mas se for para sacrificar na VGA, é melhor manter 8GB rodando a 1333Mhz e trocar depois, com tempo, por memórias de clock maior.

 

Eu dei uma pesquisada nas placas da AMD e tudo indica o lançamento em junho. Não deve passar disso, pois elas já eram para ter sido lançadas. Já teve loja fazendo pré-venda esta semana, anunciando os specs, enfim, como eles dizem: "Is just around the corner." Com certeza eles vão anunciar a data de lançamento na Computex. Se na Computex eles enrolarem ou adiarem o lançamento, eu compraria uma GTX 970 à vista ($1.500) ou uma GTX 960 a prazo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Legal, muito obrigado mesmo vou fazer isso!

 

Andei pesquisando sobre a 970 pra ver onde comprarei caso atrase a nova R9. Desculpe a pergunta bem iniciante, mas vi que tem várias versões dessa 970: PNY, G1, EVGA. Quando fala da GTX a qual desses modelos se refere?

 

Ah, a memoria é fundamental que compre da mesma frequencia e marca? Achei uns pentes de 8gb com o valor legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Legal, muito obrigado mesmo vou fazer isso!

 

Andei pesquisando sobre a 970 pra ver onde comprarei caso atrase a nova R9. Desculpe a pergunta bem iniciante, mas vi que tem várias versões dessa 970: PNY, G1, EVGA. Quando fala da GTX a qual desses modelos se refere?

 

Ah, a memoria é fundamental que compre da mesma frequencia e marca? Achei uns pentes de 8gb com o valor legal.

 

As marcas melhores são MSI, Gigabyte, Asus, dependendo do clock, do modelo. Eu pessoalmente gosto muito da MSI, mas elas costumam ser carinhas. EVGA também é bom, mas elas vieram com o dissipador desalinhado da GPU. Dizem que as temperaturas são boas, mas eu não arriscaria. PNY é placa de entrada. Eu não gastaria 1500 reais em uma.

 

Memória só vale a pena comprar do mesmo modelo, clock e latência da sua para inteirar 8GB e dar uma economizada, porque a sua memória só tem 1333Mhz. Se for comprar um pente de 8GB (mais do que o suficiente para jogar), compre uma de 1600Mhz e com latência CL9 (Corsair) ou CL10 no máximo (HyperX Fury). Venda depois o seu pente de 1333Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To aguardando pra comprar a placa enquanto isso pesquisando achei isso aqui!

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638193188-processador-intel-core-i5-4570-32ghz-6mb-igpu-lga-1150-_JM

 

Vale a pena?

 

Eu acho que não. Ele está cobrando mais caro do que um i5-4440 novo (os dois são parecidos). Está escrito "OEM", ou seja, vendido avulso, sem embalangem. Quando a loja é conhecida e a peça ainda não saiu de linha, até dá para confiar, mas no Mercado Livre ou no Boa Dica "OEM" significa produto usado. Ele está dando o famoso migué para pegar os desavisados. Desonestidade. Colocou a foto da embalagem e disse que vem com cooler. Muito provavelmente ele manda a CPU naquela pastilha de plástico com o cooler embrulhado, sem caixa original lacrada. E a CPU já saiu de linha. Marque esse cara e nunca compre nada dele.

 

Se estiver com medo de comprar dos anúncios que assumem que são usados (tem por R$ 450,00), tente vender a sua placa-mãe e compre um i5-4440 com H81 ou B85. Vai sair pelo mesmo preço e o processador, placa-mãe serão recentes, mais modernos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bits e memória não é tudo em uma placa de vídeo. Olha a GTX 960, tem 2Gb e 128bits, ninguém dá muito por ela, mas ela consegue passar a R9 280 com seus 3Gb e 384bits em 90% dos jogos, e olha só esse benchmark do GTA V:

 

_id1429106197_1.jpg

 

Sim, ela conseguiu passar a poderosa R9 280x, e deixou a R9 280 bem atrás. Agora olha aí também a GTX 970 e a sua rival R9 290x, viu a diferença? Agora você vê que ter bits não adianta em nada, basta um jogo bem otimizado para a placa mostrar seu poder.

 

Sim, quantidade de bits é apenas um fator entre vários da tecnologia digital. Quem não se lembra que antigamente usávamos transferência to tipo paralela nos HDs e eles eram bem mais lentos do que os HDs e principalmente SSDs seriais de hoje?

 

A maneira mais segura de se comparar pacas de vídeos é através de testes mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...