Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas Lucena

Cooler fazendo barulho sem fazer nada e Fan Error

Recommended Posts

Saudações, companheiros. Galera, sei que já tem um tópico sobre Fan Error, mas como não é só esse o problema eu fiz um tópico separado, pois as 2 coisas podem está conectadas.

Então, comprei 3 peças nova para meu PC, um iy 4770, uma gtx 960 e uma placa mãe). Chamei um técnico para fazer a montagem, pois não entendo de hardware. Pois bem, ele montou tudo e tal mas quando liga o PC as vezes aparece o Fan Error, aparece mas ele continua a inicialização normalmente, não preciso apertar o F1. Além disso, o cooler tá fazendo barulho de que ta rodando bastante, sendo que não estou fazendo nenhuma operação no PC, o cooler é o novo, que veio com as peças. Alguém pode me ajudar? Tô com medo de jogar ou fazer qualquer coisa no PC por conta disso.

 

Agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual cooler que está fazendo barulho? O do CPU cooler? Se for, muito provavelmente ele está rodando a 100%. Mal não faz, mas faz mal aos ouvidos  :lol:

 

Você teria que entrar no BIOS e deixar o controle do CPU FAN no auto. Assim ele aumenta ou diminui a rotação de acordo com o uso. Qual é a sua placa-mãe?

 

Ele também pode ter plugado o fan do CPU cooler no conector errado, SYS FAN, que originalmente não teria controle de tensão e faria o fan trabalhar a 100%.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Sim, era o cooler da CPU sim. Eu chamei um amigo que já entende mais do assunto, ele verificou que tava plugado no local correto e viu se tava no Full Speed, estava no "Standar" que creio ser o equivalente ao "Auto", ai ele mudou pra Full Speed e estranhamente o cooler ficou normal(sem fazer o barulho), então ele disse que provavelmente é problema da configuração das BIOS e que tentar configurar ela só pra isso é arriscar à toa, pois se der ***** nas BIOS é ***** grande, então ele deixou no Full Speed(que estranhamente não fica full speed, fica controlado) e falou pra eu ficar tranquilo. O Fan Error parece que desapareceu também, disse que podia tanto também ser problema na BIOS quando estava no "Standard" quanto podia ser só mal contato mesmo. Ah, minha placa mãe é uma Asus Z97M-Plus.

Resumindo, deixando o cooler no formato Full Speed fica tudo funcionado normal, aparentemente. Qual a opinião de vocês sobre isso? Posso ficar tranquilo mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser um bug de BIOS, não sei. Só vendo. Mas mexer no BIOS não é tão perigoso assim. Você sempre pode carregar o "Load Optmized Defaults" para restaurar os padrões de fábrica. O ideal seria atualizar o BIOS, se tiver atualização. Mas se estiver legal, deixe assim.

 

Quais são as opções do fan? Eu acho que tem mais, não? Standard / Full Sped / Disabled... Não tem Auto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×