Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas Lucena

Cooler fazendo barulho sem fazer nada e Fan Error

Recommended Posts

Saudações, companheiros. Galera, sei que já tem um tópico sobre Fan Error, mas como não é só esse o problema eu fiz um tópico separado, pois as 2 coisas podem está conectadas.

Então, comprei 3 peças nova para meu PC, um iy 4770, uma gtx 960 e uma placa mãe). Chamei um técnico para fazer a montagem, pois não entendo de hardware. Pois bem, ele montou tudo e tal mas quando liga o PC as vezes aparece o Fan Error, aparece mas ele continua a inicialização normalmente, não preciso apertar o F1. Além disso, o cooler tá fazendo barulho de que ta rodando bastante, sendo que não estou fazendo nenhuma operação no PC, o cooler é o novo, que veio com as peças. Alguém pode me ajudar? Tô com medo de jogar ou fazer qualquer coisa no PC por conta disso.

Agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual cooler que está fazendo barulho? O do CPU cooler? Se for, muito provavelmente ele está rodando a 100%. Mal não faz, mas faz mal aos ouvidos  :lol:

Você teria que entrar no BIOS e deixar o controle do CPU FAN no auto. Assim ele aumenta ou diminui a rotação de acordo com o uso. Qual é a sua placa-mãe?

Ele também pode ter plugado o fan do CPU cooler no conector errado, SYS FAN, que originalmente não teria controle de tensão e faria o fan trabalhar a 100%.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Sim, era o cooler da CPU sim. Eu chamei um amigo que já entende mais do assunto, ele verificou que tava plugado no local correto e viu se tava no Full Speed, estava no "Standar" que creio ser o equivalente ao "Auto", ai ele mudou pra Full Speed e estranhamente o cooler ficou normal(sem fazer o barulho), então ele disse que provavelmente é problema da configuração das BIOS e que tentar configurar ela só pra isso é arriscar à toa, pois se der ***** nas BIOS é ***** grande, então ele deixou no Full Speed(que estranhamente não fica full speed, fica controlado) e falou pra eu ficar tranquilo. O Fan Error parece que desapareceu também, disse que podia tanto também ser problema na BIOS quando estava no "Standard" quanto podia ser só mal contato mesmo. Ah, minha placa mãe é uma Asus Z97M-Plus.

Resumindo, deixando o cooler no formato Full Speed fica tudo funcionado normal, aparentemente. Qual a opinião de vocês sobre isso? Posso ficar tranquilo mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser um bug de BIOS, não sei. Só vendo. Mas mexer no BIOS não é tão perigoso assim. Você sempre pode carregar o "Load Optmized Defaults" para restaurar os padrões de fábrica. O ideal seria atualizar o BIOS, se tiver atualização. Mas se estiver legal, deixe assim.

Quais são as opções do fan? Eu acho que tem mais, não? Standard / Full Sped / Disabled... Não tem Auto?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais