Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV cce hps 2907 fs não liga e não acende o led standy by


Posts recomendados

Boa noite.

Ao ligar a tv o standy by não acende. Testei a tensão das saídas do chopper e deu 15v e 138v. A tensão de 138v foi medida no coletor do transistor horizontal e no pré.

Medi o +b no ci faz tudo e não tinha alimentação e nem no micro.

A tensão de 138 tbém foi medida no +b do flyback, e na saída do flyback não tem tensão alguma. 

No esquema esta tensão é de 132v, será que este aumento de 6v está fazendo o flyback não produzir tensão no secundário.

O tubo também não acende.

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Na saída do flyback só terá tensão se  tiver o pulso horizontal, para isso ocorrer, o Micro e o faz tudo tem que estar recebendo alimentação....

Verifique isso primeiro.

 

Sobre a tensão estar um pouco mais alta pode ser por conta do saída horizontal não estar em funcionamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problemas...

Seu problema ai pode ser só um mau contato em soldas...

Já fiz uma busca minunciosamente com uma lupa e nada de mal contato encontrei

A tensão na saída da fonte estão normal, o led standy by continua apagado e o relé não atraca.

Não tem +B nos pinos 39 e 9 que alimenta o micro.

Seguindo a trilha  dos + B do micro cheguei até o emissor do Q802 e Q805, ambos não tem tensão em nem um dos terminais.

Seguindo a trilha do coletor do Q802 e Q805 cheguei até o terminal da bobina do relé, também não tem tensão, por isso não atraca, também não tem tensão nos terminais do Q703.

Seguindo a trilha do +B da fonte de 15,5v, alimenta o IC 601 e chega até o resistor smd R665 e para, a tensão não passa daí, testei o resistor fora da placa e o mesmo está bom. 

Pegando outro sentido do +B da fonte chega até o TL431.

Talvez segui tanta trilha que me perdi.

Desde já agradeço toda ajuda. 

Meu muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Realmente você "passeou" pelo TV mas não seguiu os pontos corretos!...

A principal alimentação desse TV, é a do processador..., é os 3,3V fornecida pelo Q804 um BC337... Procure ela, se você não encontrar ela no emissor do Q804, o transistor esta ruim ou o processador esta em curto....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente você "passeou" pelo TV mas não seguiu os pontos corretos!...

A principal alimentação desse TV, é a do processador..., é os 3,3V fornecida pelo Q804 um BC337... Procure ela, se você não encontrar ela no emissor do Q804, o transistor esta ruim ou o processador esta em curto....è

Pesquisei as alimentações de 3,3v nos pinos

5-4,6v       50-0,9v     59-4,6v   61-4,6v    67-4,6v     70-4,6v      73-4,6v      78-4,6v     80-4,6v

Apenas o pino 50 deu 0,9v.

O resistor que alimenta este pino está bom R552, e o resistor smd R566  também está bom.

Como eu faço pra saber se realmente o ci está em curto.

Onde era pra ser 3,3v está com 4,6v porque a fonte era pra ficar com 14,5v e está com 15,5v.

Amanhã vou dar mais atenção no pino 50.

Mais uma vez muito obrigado pelo esforço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os pinos de alimentação do processador são: Pinos 59, 61 e 66, nesses pinos tem que ter 3,3V, e verifique do emissor do transistor Q804, se ai der esses 4,6V, o processador já estará queimado, pois ele aceita até 3,6V!... 3,7V já era suficiente para queimar ele!...

Ou, seu multímetro pode estar com bateria fraca, ai ele faz uma medição errada das tensões, verifique isso também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pinos de alimentação do processador são: Pinos 59, 61 e 66, nesses pinos tem que ter 3,3V, e verifique do emissor do transistor Q804, se ai der esses 4,6V, o processador já estará queimado, pois ele aceita até 3,6V!... 3,7V já era suficiente para queimar ele!...

Ou, seu multímetro pode estar com bateria fraca, ai ele faz uma medição errada das tensões, verifique isso também...

Eu medi a tensão com outro multímetro analógico continuou no emissor do Q804 4,6v.

troquei a bateria por uma outra no multímetro analógico e continuou os 4,6v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pois é!, Essa tensão esta muito alta!

Trabalhe primeiro na fonte, no intuito de resolver essas tensões...

Troque os capacitores C808 (22uF/50V) no primário e C869 (2200uF/25V), C851 (100uF/16V) no secundário...

Verifique os diodos zeners:DZ801 (18V) no primário e DZ811 (10V), DZ809 (10V), DZ808 (3,3V) no secundário, e o diodinho D814 (1N4148), esses dois últimos no circuito do Q804 que fornece os 3,3V...


PS: Garantindo as tensões normais, (principalmente os 3,3V), ai parta para a troca do Micro (IC101) e torcer para que o IC701 (memória) não tenha queimado também!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é!, Essa tensão esta muito alta!

Trabalhe primeiro na fonte, no intuito de resolver essas tensões...

Troque os capacitores C808 (22uF/50V) no primário e C869 (2200uF/25V), C851 (100uF/16V) no secundário...

Verifique os diodos zeners:DZ801 (18V) no primário e DZ811 (10V), DZ809 (10V), DZ808 (3,3V) no secundário, e o diodinho D814 (1N4148), esses dois últimos no circuito do Q804 que fornece os 3,3V...

PS: Garantindo as tensões normais, (principalmente os 3,3V), ai parta para a troca do Micro (IC101) e torcer para que o IC701 (memória) não tenha queimado também!...

Boa noite.

Eu ainda não tive tempo de fazer a troca dos componentes para garantir a tensão de 3v3 para alimentar o micro. Mas agora a noite estou pesquisando a respeito do valor do micro para que eu possa passar um orçamento, muito gente desiste da tv conforme o preço, como eu estou aprendendo, faço um valor bem baixo, para que eu possa ter mais tvs para consertar.

Este tipo de integrado vem com uma versão, como saber a versão deste micro para a tv cce hps2907fs.

Eu tenho encontrado o micro no mercado livre. Será que é de confiança comprar lá, será que o micro é original?

Mais uma vez obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Já comprei várias coisas no Mercado livre e nunca tive problemas, tem que prestar atenção na "Reputação" do vendedor, se for máxima pode confiar.

Quanto ao micro em si, não sei te dizer se tem diferenças, pois nunca troquei um!...

É muito trabalhoso e esse CIs são extremamente sensíveis, eles queimam com muita facilidade por eletricidade estática (No manuseio dele), ou por excesso de temperatura na hora de solda-lo!...


Não sei se compensa fazer um serviço desses!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já comprei várias coisas no Mercado livre e nunca tive problemas, tem que prestar atenção na "Reputação" do vendedor, se for máxima pode confiar.

Quanto ao micro em si, não sei te dizer se tem diferenças, pois nunca troquei um!...

É muito trabalhoso e esse CIs são extremamente sensíveis, eles queimam com muita facilidade por eletricidade estática (No manuseio dele), ou por excesso de temperatura na hora de solda-lo!...

Não sei se compensa fazer um serviço desses!

Eu sei que é difícil a substituição deste componente por ser smd e por ter 80 terminais.

Mas eu tenho que fazer porque pra mim será muito satisfatório, gratificante conseguir uma manobra dessa. Já tirei CIs de sucata, e agora chegou o teste final.

Em se tratar do valor, por enquanto não levo por este lado e sim pelo serviço realizado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ok!, Só garanta que a alimentação dos 3,3V esteja bem estabilizados..

Boa noite.

Hoje troquei os componentes para estabilizar a alimentação de 3v3. Troquei todos os componentes que havia pedido,menos dz801, não encontrei o diodo, mas a tensão no emissor do Q804 está oscilando um pouquinho, entre 3,4 a 3,6v. O zener de 3,3v também oscila um pouquinho, onde altera a tensão emissor. Logo quando liga o tv chega nos 3,6v e depois 3,4v. 

No catodo do D823 a tensão está com 15,5v, passando por um resistor de 1R, vai ficar em paralelo com o diodo zener de 18v que também está com 15,5v.

O gate dos mosfets está cm 73,5KHZ, ou seja está recebendo sinal pwm. e o ci oscilador está funcionando.

A alimentação do ci oscilador IC801 está com 15,5v, pelo zener deveria ser alimentado com 18v. 

Esta pequena diferença de tensão causa variação no secundário.

Levantei o anodo de zener de 18v DZ801 e a tensão continuou o mesmo.

Mais uma vez muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O zener de 18V é para proteger o CI (Garantir que a tensão não passe de 18V), mas a alimentação normal é um pouco abaixo mesmo...

Quanto aos 3,3V, se ele se manter abaixo dos 3,7V (3,6V ainda passa), não vai queimar o novo CI... ai pode trocá-lo sem medo...

Não achei o datasheet do CI de memória (IC701), mas com um pouco de sorte, ele não queimou com a tensão alta!... (CIs da linha 24 suportam uma variação maior de tensão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O zener de 18V é para proteger o CI (Garantir que a tensão não passe de 18V), mas a alimentação normal é um pouco abaixo mesmo...

Quanto aos 3,3V, se ele se manter abaixo dos 3,7V (3,6V ainda passa), não vai queimar o novo CI... ai pode trocá-lo sem medo...

Não achei o datasheet do CI de memória (IC701), mas com um pouco de sorte, ele não queimou com a tensão alta!.. O. (CIs da linha 24 suportam uma variação maior de tensão)

Eu estive pensando se colocar um diodo zener de 3,3 volts na saída do emissor alem de melhorar a estabilização da alimentação é uma segurança a mais para não queimar o micro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, e a troca do capacitor nessa mesma linha (C851) também pode ajudar...

Observe no esquema que em série com o zener de 3,3V tem um diodo 1N4148 (D814), ele nada mais é que um acréscimo de 0,7V para compensar a queda de tensão entre base e emissor do Q804, até você ter certeza do funcionamento, coloque esse diodo D814 em curto, isso te garante no mínimo 0,5V ou 0,4V a menos na tensão de 3,3V no emissor do Q804...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, e a troca do capacitor nessa mesma linha (C851) também pode ajudar...

Observe no esquema que em série com o zener de 3,3V tem um diodo 1N4148 (D814), ele nada mais é que um acréscimo de 0,7V para compensar a queda de tensão entre base e emissor do Q804, até você ter certeza do funcionamento, coloque esse diodo D814 em curto, isso te garante no mínimo 0,5V ou 0,4V a menos na tensão de 3,3V no emissor do Q804...

Eu estudei sobre a queda de tensão sobre base e emissor. Da mesma forma o diodo zener como polarizado diretamente tem uma queda de tensão de 0,6v. Aquele circuito é um regulador de tensão usando um estabilizador um diodo para compensar a tensão na saida do emissor.

O capacitor (C851) foi o primeiro a ser trocado e estava auterado e por garantia troquei os componentes que você me falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Eu troquei o micro a tv funcionou, mas com falta de largura e de altura, como pode ver na foto em baixo, com certeza este problema se resolveria em modo de serviço. Mas não estava saindo voz.

deixei o tv ligado um pouco para esquentar o ci de audio, porém não esquentou, verifiquei o +B, tinha tensão mas um pouco alta em relação ao esquema eletrico.

Ao virar a placa pra fazer o teste, o tv ligava mas não aparecia imagem, voltando a placa ao normal aparecia imagem. Dessoldei os pinos de +Bs 3 e 13 pra ver se a tensão caia um pouco, pois certeza que o ci de audio tinha queimado, dai a tv ficou azul, que nem está na foto, e as teclas não funcionam pra eu fazer uma busca automatica de canal.

Esta tv tem fantasma, vou entregar para o dono, pois fiz além do esperado, trocando um ci smd sem aparelho apropriado.

Mas muito obrigado a toda ajuda que me deram.

Agradeço de coração.

Retirei o fantasma da TV.

Acredito de tanto virar ela de lado tendo solda fria no cabo RGB.

Depois vou tentar em mode de serviço pela tecla sw 702.

post-713059-0-31112900-1431994613_thumb.

post-713059-0-61708000-1431994635_thumb.

post-713059-0-96134200-1431994649_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Eu troquei o micro a tv funcionou, mas com falta de largura e de altura, como pode ver na foto em baixo, com certeza este problema se resolveria em modo de serviço. Mas não estava saindo voz.

deixei o tv ligado um pouco para esquentar o ci de audio, porém não esquentou, verifiquei o +B, tinha tensão mas um pouco alta em relação ao esquema eletrico.

Ao virar a placa pra fazer o teste, o tv ligava mas não aparecia imagem, voltando a placa ao normal aparecia imagem. Dessoldei os pinos de +Bs 3 e 13 pra ver se a tensão caia um pouco, pois certeza que o ci de audio tinha queimado, dai a tv ficou azul, que nem está na foto, e as teclas não funcionam pra eu fazer uma busca automatica de canal.

Esta tv tem fantasma, vou entregar para o dono, pois fiz além do esperado, trocando um ci smd sem aparelho apropriado.

Mas muito obrigado a toda ajuda que me deram.

Agradeço de coração.

Retirei o fantasma da TV.

Acredito de tanto virar ela de lado tendo solda fria no cabo RGB.

Depois vou tentar em mode de serviço pela tecla sw 702.

A parte da geometria já esta certa só esta faltando a troca do CI saída e som.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gabileu!, Grandíssimo feito!!! PARABÉNS!!!...

 

Para o som falta pouco!

Verifique alimentação de 14V nos pinos 3 e 13 do IC601 Saída de som, a entrada de som é pelos pinos 4 e 12, encoste a ponta de uma chave de fenda ou o dedo, para induzir um tom de baixa...

Garanta uma tensão nos pinos 6 e 7 de pelo menos 3,3V para que o MUDO e o Stand-By não fique atuando "emudecendo" o CI...

Teste a resistência dos falantes! Tem que dar no mínimo 8 Ohms (algumas TVs os falantes são de 16 Ohms)...

 

Antes de condenar de vez o CI601, faça testes com as entradas de áudio e vídeo externos..., pois pode ter problemas no CI comutador AV! (IC602) ou no IC603 que é o decodificador de estéreo do TV!...


PS: Como você mesmo constatou!, parece que esse TV esta com vários mau-contatos!, não deixe que eles te desanime! Seja minucioso que você consegue resolve-los!...


Inclusive com as soldas do processador!, Elas são muito juntas, e uma única solda encostando na do lado, já é suficiente para atrapalhar todo o funcionamento do TV...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabileu!, Grandíssimo feito!!! PARABÉNS!!!...

Para o som falta pouco!

Verifique alimentação de 14V nos pinos 3 e 13 do IC601 Saída de som, a entrada de som é pelos pinos 4 e 12, encoste a ponta de uma chave de fenda ou o dedo, para induzir um tom de baixa...

Garanta uma tensão nos pinos 6 e 7 de pelo menos 3,3V para que o MUDO e o Stand-By não fique atuando "emudecendo" o CI...

Teste a resistência dos falantes! Tem que dar no mínimo 8 Ohms (algumas TVs os falantes são de 16 Ohms)...

Antes de condenar de vez o CI601, faça testes com as entradas de áudio e vídeo externos..., pois pode ter problemas no CI comutador AV! (IC602) ou no IC603 que é o decodificador de estéreo do TV!...

PS: Como você mesmo constatou!, parece que esse TV esta com vários mau-contatos!, não deixe que eles te desanime! Seja minucioso que você consegue resolve-los!...

Inclusive com as soldas do processador!, Elas são muito juntas, e uma única solda encostando na do lado, já é suficiente para atrapalhar todo o funcionamento do TV...

Já fiz teste com a chave de fenda nos pinos 4 e 12 não saiu ruido nos falantes.

Já testei os falantes no multímetro analógico na escala de x1 e estão bons.

Medi tensão nos pinos 3 e 13 e a tensão esta com 17 à 18v.

Dessoldei os pinos de +b pra ver se a tensão caia mas permaneceu o mesmo.

Nos conectores de som gf602 e gf601 estava com tensão não me recordo o certo qtos volts, mas parece que era em torno de 17v.

Nesses conectores deu 15,50KHZ.

Todas as vezes que liga e desliga o TV da um estalo no falante.

O CI de audio não esquenta.

Apos eu ter soldado o IC601,com um farolete olhei minuciosamente cada pino pra ver se a solda havia encostado com outro.

Amanha se eu tiver tempo dou uma olhada no q me disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...