Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Luis Fernando_762814

PC nao usa total potencial que poderia

Recommended Posts

Bom pessoal, recentemente adquiri uma r7 265 dual X, junto á ela tenho uma i3 2130, cx 430w e 8gb de RAM
O problema é que a placa fica só nos 50% ou 60% enquanto jogo.
Assim que vi, pensei que  era gargalo, porém o processador nao chega a usar 60% de cada núcleo e fica nos 55% de uso no gerenciador de tarefas
Pra se ter uma ideia, quando abro o gerenciador de tarefas, o Tempo Ocioso do Sistema fica em 45%~60% e o processador em 55% em média, enquanto eu rodo o jogo.

Isso acontece em qualquer jogo.
Os drivers estão atualizados.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que jogo você está usando? Quantos FPS está rodando? Isso não parece ser gargalo, é normal que o uso da GPU fica baixo em jogos antigos ou "fracos" para a placa, às vezes o jogo é limitado a 90 FPS ou 120 FPS, então a placa não pode renderizar mais frames, mesmo que tenha poder para isso, aí ela fica com uso baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer jogo, mas no FarCry 4, por exemplo a placa fica em torno dos 60% de uso, enquanto nenhum núcleo do processador passa dos 80%
Só consigo atingir os 100% de uso quando olho para algum lugar que nao tem muito movimento no jogo. O FPS fica abaixo dos 40. Se eu ponho no low, o jogo roda com mais fps, mas ainda assim trava nas partes mais movimentadas e o uso da placa continua baixo, junto com o do CPU.

Compartilhar este post

Link para o post

Está com Vsync ativado?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem estranho, mais estranho ainda que o seu processador só esteja sendo usado em 80% num jogo desses, ele não é tão forte assim. Você está com a última atualização do jogo (acho que é a 1.8)?

Compartilhar este post

Link para o post

Está, todos os jogos estão atualizados
Eu acho que se fosse gargalo cpu estaria em uso total e, mesmo assim, a placa de video nao estaria com uso total
eu acho que tem algo limitando meu cpu, ele fica só em 55% no jogos, talvez economia de energia

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser, algo deve estar limitando seu PC.  Qual o tamanho da sua RAM? Verifique as configurações do Windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja o uso de CPU pelo processo na aba de processos, o indicador de uso de CPU fica meio estranho porque os processos do jogo ficam "pulando" de um core pro outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique as temperaturas se estão todas certas, também pode ser algo com a placa-mãe, chipsets mais fracos podem limitar o desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é "suportar", ela pode estar danificada ou pode não ser a mais adequada para o seu uso. Existem placas-mãe que perdem desempenho em altas temperaturas, e também algumas que não suportam grandes cargas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais