Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Organização dos fans


Posts recomendados

Então galera, possuo um Cooler Master 431 plus com 1 fan dianteiro. Comprei por precaução mais 2 fans para colocar no gabinete, afim de refrigerar melhor meu 8320e. Mais para frente, vou adquirir também um air cooler e fechar a casinha. Enfim, preciso saber, onde posso colocar esses fans, gerando um bom fluxo de ar, porque acho que se eu tivesse comprado 3 ao invés de 2, seria melhor. No caso, colocaria 1 em baixo, 1 atrás e um em cima, pra fechar, 2 como ventiladores e 2 como exaustores. Como comprei só 2, não sei como melhor aproveitá-los. Enfim, aguardo a ajuda de vocês. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@sirbrunox

 

As vezes fans demais acabam estragando o fluxo de ar.

 

No pc de minha assinatura, eu uso 2 fans adicionais em conjunto com o fan do processador.

 

Um dele age como exaustor, colocado no painel traseiro na parte de cima( o ar quente tende a subir)

Outro no painel inferior ao lado a fonte, puxando o ar frio de baixo do gabinete para dentro, jogando diretamente em cima da placa de video.

 

Outro jeito é por exemplo tirar do painel inferior e colocar no painel dianteiro jogando o ar frio para dentro.. fazendo com que o fluxo de ar siga o caminho em linha passando pelo fan do processador e indo para o exaustor.

 

Além disso, a posição do cooler do processador pode influenciar na direção do fluxo.

 

Se quiser ver as fotos do meu pc,  você pode ir ali na galeria de fotos que oferecemos e clicar no meu nick.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como você está usando um cooler box, a posição do exaustor tanto faz. Normalmente se coloca no painel traseiro.

O outro fan tem 3 lugares que você pode colocar.

 

- No painel frontal

- No painel inferior

- No painel Lateral

 

Dentre esses, o mais comum é colocar no painel frontal.

As variações são no painel inferior e lateral.

 

 

Faz assim:  enquanto não compras um air cooler,  deixe o fan no painel inferior ( ao lado da fonte se tiver espaço) 

depois que comprar o air cooler, passe para o painel frontal.

 

Eu ainda estou no meus testes..  como ja esta ficando mais frio aqui na minha cidade.. não posso ver o quanto de temperatura ele resfria em dias quentes. ... eu optei por deixar na parte inferior.. 

recomendo você fazer o mesmo.. testes.. e mais testes.. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@sirbrunox

 

Só um detalhe, com o fan embaixo, ele joga o ar frio para a placa de video. Já   fonte tem seu próprio fan que faz o serviço.

 

Um li uma vez., acho que aqui mesmo no fórum que a pressão negativa é um pouco mais eficiente. Ou seja, mais exaustor.

 

Faça o teste, como você tem já um fan na frente jogando o ar frio para dentro,  ponha um como exaustor atras e em cima.

 

se nao der certo  faça como pensou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, gostaria de uma opinião, tenho um Corsair H100i Hydro que fica no teto do gabinete, 2 fan 180mm uma fica na frente e uma na lateral e 1 de 140mm que fica atrás, minha pergunta seria qual delas devo colocar para puxar o ar e qual delas para dissipar o ar. Aguardo respostas. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@giarato

 

amigo se leu o que escrevi mais acima, já deve imaginar que fans no painel frontal, inferior e lateral devem ser para puxar o ar frio para dentro... e no painel traseiro e superior deve ser colocado para dissipar o ar.

Com base no que você disse...  no painel superior você tem o seus fans do corsair H100i.  Um na frente , outro na lateral e um atras.

 

o da frente e lateral puxa ar,  e o traseiro tira.  apenas isso. Por conta dos dois fans do seu corsair H100i em cima, você perde dois lugares para exaustores... restando apenas o lugar no painel traseiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@giarato

amigo se leu o que escrevi mais acima, já deve imaginar que fans no painel frontal, inferior e lateral devem ser para puxar o ar frio para dentro... e no painel traseiro e superior deve ser colocado para dissipar o ar.

Com base no que você disse... no painel superior você tem o seus fans do corsair H100i. Um na frente , outro na lateral e um atras.

o da frente e lateral puxa ar, e o traseiro tira. apenas isso. Por conta dos dois fans do seu corsair H100i em cima, você perde dois lugares para exaustores... restando apenas o lugar no painel traseiro.

Ok. Mas as 2 fan q ficam no h100i em cima dissipam o ar também não é isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@giarato

 

Não tenho o total conhecimento de como funciona os watercoolers. Mas pela lógica e da física,  todo ar quente tende a subir. 

Isso quer dizer que os fans do radiador, devem retirar o ar quente, agindo como exaustor.

Isso vale para qualquer tipo de fan. seja de watercooler ou  não.  sempre na posição painel superior, e traseiro deve-se usar como exaustor( expliquei isso no post #02 mais acima)

 

Veja no seus fans o sentido estampado.

 

O lado da armação do fan, é por onde o ar sai..  então se quiser empurrar o ar para dentro do PC coloque por exemplo o lado da armação para dentro do PC.

Se quiser por como exaustor no painel superior.. o lado da armação deve ficar virado para cima.

 

Veja a imagem que explica

wrz0j6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, chegou os fans e os coloquei na seguinte maneira: Um na parte superior, como exaustor. Um no "chão do gabinete, ao lado da fonte, como ventilador. Deixei o espaço traseiro para um possível WC. Agora, uma dúvida. Coloquei os fans de uma maneira que parecia que ambos estavam jogando ar para fora. Inverti ambos e pareceu a mesma coisa. Fiquei confuso, as setas representadas nos coolers não me ajudaram muito e agora, não sei coloquei certo, mas pelo menos, nos testes de temperatura, meu amd  8320e não passa de 40ºC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pessoas acham que se encherem o gabinete de fans estão refrigerando o pc mas estão enganados. Existe as grandezas envolvidas que tem que serem respeitadas, que é a vazão e o fluxo de ar, tem que haver fan para aspirar ar fresco e fan para expirar, isso tem que ser feito em equilibrio dinâmico ou seja voce tem que ter os mesmos valores nas duas funções, portanto tem que colocar o mesmo numero de fans para aspirar e para inspirar, e com as mesmas caracteristicas. Os gabinetes tem várias furações para fazer uma instalação  em função dos componentes internos.

Exemplificando, no meu pc tenho um fan de 120mm instalado no frontal do pc, com isso além de fazer a aspiração, refrigera os hds que ficam na direção do fluxo; já o que expira o ar quente fica na traseira do pc, igulamente de 120mm com as mesmas caracteristicas, como fica no outro extremo do gabinete, todo o ar aspirado atravessa todo o interior e sai pela traseira, isso gera uma eficiente refrigeração geral.

Outro erro que costumam fazer é colocar um fan expirando o ar na tampa lateral do pc (aquela furação que fica na direção do processador), como o fan do  processador aspira o ar sobre o processador se o instalado da tampa fizer a função de expirar dificulta o fluxo do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@sirbrunox

 

a ventoinha só tem dois lados. por um entra e por outro sai,

Preste a atenção na armação de plastico do fan. onde fica a "gradezinha" que prende a ventoinha é por onde o ar sai.. e o lado "liso" que mostra a ventoinha.

Veja as imagens:

 

Lado que entra o ar:

1.jpg?270141968

 

Lado Que saí o ar:

CoolerMaster_V10_fan_sm.jpg

 

Veja que o lado que sai o ar tem uma "armação" de plastico.. guie sempre por isso...  se você colocar no painel superior do seu gabinete com este lado da armação para cima, você estará tirando o ar  quente de dentro do gabinete...   Se você colocar a ventoinha com esta armação para baixo no painel inferior do seu gabinete( do lado da fonte)  você estará puxando o ar frio de fora do gabinete para dentro.

 

Eu uso da seguinte maneira:

 

Um embaixo do lado da fonte puxando o ar frio,  um atras tirando o ar quente e só. claro que além disso eu uso um aircooler no processador (se quiserem ver as fotos é só ir na galeria de fotos daqui do fórum e clicar no meu nome).. e não tenho problemas de superaquecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Os fans tem indicação do sentido do fluxo de ar com uma setinha e outra indicando o sentido de rotação, se não tiver, observa o da fonte, ele está sempre soprando ar para fora.

Nem sempre. Minha fonte é uma Corsair TX750 que por padrão puxando o ar frio e solta o ar quente pela grade.

 

Uma dica que posso dar para descobrir a direção é usar um pedaço de papel. 

 

Quando o papel gruda é por que tá entrando ar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...