Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituindo vários valores por letras


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Estou com inumeros valores que gostaria de organizar e classifica-los em diferentes grupos:

 

post-565727-0-79546500-1429336080_thumb.

 

Este é apenas uma amostra para exemplo, na verdade tenho que tratar de mais de 2000 valores. Para cada faixa de valor, corresponderá uma letra:

 

para faixa de 1 a 9: letra A

 

para faixa de 10 a 21: letra B

 

para faixa de 60 a 85: letra C

 

para faixa de 90 a 117: letra D

 

para faixa acima de 118: letra E

 

 

Então precisava de uma macro que substituísse os valores pelas letras correspondentes ou que escrevesse as letras correspondentes ao lado dos respectivos numeros. Dessa forma:

 

post-565727-0-08661200-1429336539_thumb.

 

 

Se houver função do excel que faça isso para muitos argumentos também serve.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... só não entendi esse trecho {"";"A";"B";"";"C";"";"D";"E"}. Deve ser colocado "" entre todas as letras?

A fórmula retornará vazio ("") para os números que estejam fora dos intervalos (que você chamou de faixa) que você especificou. Ex: retornará vazio para os números 38, 50, 87.

 

 {0;1;10;22;60;86;90;118} é o vetor procurado, isto é as faixas de valores. Mas como tenho mais de 2000 valores, como ficaria esse campo da fórmula? 

Eu interpretei do seu post #1 que você queria analisar 2000 números. Mas pelo que entendi agora, 2000 se refere à quantidade de intervalos procurados. Com base na sua descrição no post #1 seriam 2000 faixas. É isso?

Se sim, me parece que por fórmula ficaria inviável. Nesse caso recomendo solução por macro. E já vá pensando em arranjar mais letras, pois o nosso abc tem só 26...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

A fórmula retornará vazio ("") para os números que estejam fora dos intervalos (que você chamou de faixa) que você especificou. Ex: retornará vazio para os números 38, 50, 87.

 

OK. 

 

 

Eu interpretei do seu post #1 que você queria analisar 2000 números. Mas pelo que entendi agora, 2000 se refere à quantidade de intervalos procurados. Com base na sua descrição no post #1 seriam 2000 faixas. É isso? 

 

Não. São mais de 2000 números a serem divididos em grupos. Provavelmente dividirei esses números em grupos de 10, então serão umas 200 faixas ou intervalos.

 

Se sim, me parece que por fórmula ficaria inviável. Nesse caso recomendo solução por macro. E já vá pensando em arranjar mais letras, pois o nosso abc tem só 26...

 

Os intervalos não precisam ser nomeados com letras, podem ser identificados por números.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A fórmula acima é viável pois trata de apenas 5 intervalos. Para tratar de 200 intervalos veja esta outra solução utilizando uma tabela e PROCV.

 

Ao invés de colocar os intervalos na fórmula, monte uma tabela com os valores correspondentes aos limites inferiores dos intervalos (faixas) e na coluna da direita as letras que deseja retornar. Tomando o seu exemplo do post #1 a tabela ficaria como está em "H1:I5" na figura abaixo.

Aí você pode estender a tabela de acordo com a sua necessidade.

 

Depois coloque a fórmula abaixo em em "L1" e arraste

=PROCV(K1;$H$1:$I$5;2;1)

post-455906-0-38637800-1429416371_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...