Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com processador FX-6100


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Boa noite pessoal do fórum.

 

Recentemente ando tendo alguns problemas com execução de jogos mais novos (Battlefield 4, GTA V) e tenho quase certeza que é o processador que não está mais dando conta.

Meu PC é o da assinatura, e eu gostaria de tirar alguma dúvidas em relação ao mesmo. Será que os travamentos estão relacionados mesmo com o processador? Pelo que andei pesquisando, o resto de minha configuração roda tranquilamente os jogos mais recentes.

Algum ou alguns dos componentes de meu sistema podem estar dando "gargalo" no resto da configuração?

Poderia ser problema da fonte que não aguenta todo o sistema quando estou jogando algum game muito pesado?

Meu processador aproveita todo o "poder" dessa placa de vídeo?

 

Estou pensando na possibilidade de comprar um processador melhor. Qual processador com um bom custo benefício eu deveria pegar se no caso eu fosse trocar? Não tenho preferência por AMD ou Intel, mas pelo que parece atualmente, a Intel anda deixando a AMD para trás.

 

Agradeço desde já a opinião de vocês!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai beleza, Bom E costumo dizer que processadores AMD são mais pra custo beneficio pra que quer montar uam maquinas potente mais de baixo custo, a intel como é a melhor marca de processadores são mais caros mais incrivelmente rápidos e sofisticados, a troca vai ser da sua escolha como você já tem um ótima configuração recomendo a você um FX8350 é o mias indicado tem FX9590 mas se TDP é de 220W alta pra caramba então se você for de intel vai ter de trocar sua mob ou seja dependendo da escolha do intel você pode gastar mais do q compra apenas um FX8350 então fica a seu critério.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS.o FX 6100 é uns 15% menos potente que o FX 6300 e todos eles usam memórias de 1866mhz C9.Suas memos são 1600,mas se elas tem latência 9 (C9),mesmo um pouco mais lentas,elas não fariam tanta diferença.Mas se elas forem C10 ou C11,como algumas vendidas na Kabum,então é "um conjunto" de fatores causando lentidão.

Se as suas memos são C9,é só trocar o processador(FX8350 é uma boa) por um FX6300(não sei o TDP da sua mobo),que voce resolve o problema.

Veja também que pode ser um problema no HD,pode ser que ele esteja com bad blocks.Espere os feras te  ajudarem com programas de teste,se precisar.Eles manjam mais disso que eu.

Boa sorte!

OBS: veja se precisa trocar a pasta térmica(de ano em ano)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!Sou novo no fórum e solicito a vocês uma ajuda pois comprei um processador FX6300
e nos primeiros segundos de inicialização o pc reconhece o processador mas depois desliga.
Minha configuração é Fonte Wise de 500W, PLaca mãe Asrock N68-S3 FX, RAM duas de 4GB, HD Seagate Barracuda 7200rpm uma de 1TB e outra de 500GB, Placa de vídeo GT 630 NVIDIA GeForce, Cooler é o que veio com o processador e o local é refrigerado(ar condicionado).
Pensei que fosse o consumo e utilizei o site http://www.extreme.outervision.com/PSUEnginepara calcular.
Por favor me ajudem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS.o FX 6100 é uns 15% menos potente que o FX 6300 e todos eles usam memórias de 1866mhz C9.Suas memos são 1600,mas se elas tem latência 9 (C9),mesmo um pouco mais lentas,elas não fariam tanta diferença.Mas se elas forem C10 ou C11,como algumas vendidas na Kabum,então é "um conjunto" de fatores causando lentidão.

Se as suas memos são C9,é só trocar o processador(FX8350 é uma boa) por um FX6300(não sei o TDP da sua mobo),que voce resolve o problema.

Veja também que pode ser um problema no HD,pode ser que ele esteja com bad blocks.Espere os feras te  ajudarem com programas de teste,se precisar.Eles manjam mais disso que eu.

Boa sorte!

OBS: veja se precisa trocar a pasta térmica(de ano em ano)

 

Isso @oldnoob, as memórias são 1600mhz CL9. Observei bem isso quando comprei elas, mas foi pela kabum mesmo! Hehehe

A respeito do TDP máximo da mobo, eu li uma vez que era 140w, mas em vários outros sites vi o pessoal comentando que na verdade ela suporta no máximo 125w. No site do fabricante não encontrei essa informação. Vacilo deles isso...

Meu HD estava com problemas de bad blocks com apenas 2 meses de uso. Usei o HDD Regenerator e ele supostamente apontou que corrigiu todos esses bad blocks, mas apenas pelo desempenho do computador posso notar que não foi bem o que aconteceu. O estranho é que para jogar ele está normal como antes de trocar o HD. Tem o porém ainda de o HD antigo que eu estava usando ser SATA II, e esse novo é SATA III.

A pasta térmica eu troco a cada 6 meses. Limpeza preventiva. Isso é rotina!

 

A respeito dos HD's, já resolvi a situação. Comprei um SSD e um HD novo. Deixarei esse com bad blocks para armazenamento. 

A placa mãe eu já estou pesquisando para comprar uma nova.

Estou em dúvidas entre o FX 6300, o FX 8320E e o FX 8350 em razão do custo benefício.

Estou também ainda, cogitando a possibilidade de comprar um i5, já que trocarei mesmo a mobo.

Olá pessoal!Sou novo no fórum e solicito a vocês uma ajuda pois comprei um processador FX6300

e nos primeiros segundos de inicialização o pc reconhece o processador mas depois desliga.

Minha configuração é Fonte Wise de 500W, PLaca mãe Asrock N68-S3 FX, RAM duas de 4GB, HD Seagate Barracuda 7200rpm uma de 1TB e outra de 500GB, Placa de vídeo GT 630 NVIDIA GeForce, Cooler é o que veio com o processador e o local é refrigerado(ar condicionado).

Pensei que fosse o consumo e utilizei o site http://www.extreme.outervision.com/PSUEnginepara calcular.

Por favor me ajudem

 

Olha amigo, segundo os testes feitos pelo Clube do Hardware, essas fontes da Wise são bomba.

Recomendo você trocar de fonte. Se for de uma marca confiável, não tenho certeza, mas provavelmente uma boa fonte com 350w reais dá conta dessa sua configuração e com sobra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,trocar a plataforma pode ser uma boa ou não,porque com o DX12,voce pode gastar mais $$ inutilmente porque os FX vão utilizar todos os núcleos,e aí ferrou,né?

Este vídeo mostra o básico do que se deve esperar do DX 12.Se com um equipamento antigo,com VGA Nvídia ele já usa 6 núcleos,imagina com um FX 8350 e VGA AMD,com o Dx 12 pronto??

E se estivesse com as memos 1866mhz C9,o que seria/será?

Minha opinião é que voce pode esperar para depois do lançamento do DX12(final de julho) e escolher uma solução mais econômica ,como muma VGA mais potente.

Talvez um Fx 6300 e uma AMD da nova geração,seja só o que voce precisa e com muito menos gasto.

Boa sorte!

OBS: não precisa trocar a mobo!Mas se for trocar,uma GA 970A-UD3P é uma boa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,trocar a plataforma pode ser uma boa ou não,porque com o DX12,voce pode gastar mais $$ inutilmente porque os FX vão utilizar todos os núcleos,e aí ferrou,né?

Este vídeo mostra o básico do que se deve esperar do DX 12.Se com um equipamento antigo,com VGA Nvídia ele já usa 6 núcleos,imagina com um FX 8350 e VGA AMD,com o Dx 12 pronto??

E se estivesse com as memos 1866mhz C9,o que seria/será?

Minha opinião é que voce pode esperar para depois do lançamento do DX12(final de julho) e escolher uma solução mais econômica ,como muma VGA mais potente.

Talvez um Fx 6300 e uma AMD da nova geração,seja só o que voce precisa e com muito menos gasto.

Boa sorte!

OBS: não precisa trocar a mobo!Mas se for trocar,uma GA 970A-UD3P é uma boa.

 

Rapaz, comprei uma GPU nova faz pouco tempo... essa minha placa de vídeo nova não vai ser aproveitada 100% então com o DX novo?   :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,cê tá falando da GTX 760? Se for,ela vai melhorar,mas não espere grande coisa!!Um up de verdade seria uma VGA AMD,das novas que vão sair agora.Essas sim vão arrebentar!!Elas virão com um sistema de memória muito mais otimizado e totalmente compatível com o DX 12 ou seja,vão tirar tudo dele.

Vai ser uma torrente de dados que nem todas as Nvídias vão conseguir dar vazão.

E os processadores de 2 núcleos vão ficar só para internet,pra jogos eles já eram!! Babau!!

Talvez os processadores antigos de 4 núcleos tenham uma boa sobrevida e permaneçam mais tempo no uso pra jogos,mas só esperando pra ver.Assim mesmo os que usam DDR3,os DDR2 acho que não rola.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,cê tá falando da GTX 760? Se for,ela vai melhorar,mas não espere grande coisa!!Um up de verdade seria uma VGA AMD,das novas que vão sair agora.Essas sim vão arrebentar!!Elas virão com um sistema de memória muito mais otimizado e totalmente compatível com o DX 12 ou seja,vão tirar tudo dele.

Vai ser uma torrente de dados que nem todas as Nvídias vão conseguir dar vazão.

E os processadores de 2 núcleos vão ficar só para internet,pra jogos eles já eram!! Babau!!

Talvez os processadores antigos de 4 núcleos tenham uma boa sobrevida e permaneçam mais tempo no uso pra jogos,mas só esperando pra ver.Assim mesmo os que usam DDR3,os DDR2 acho que não rola.

Boa sorte!

 

Entendi. Pena que vendi minha Sapphire Radeon HD 6850 para adquirir essa nova  :mellow:

Estava pesquisando um pouco sobre minha mobo. Em vários sites encontrei comentários negativos sobre o TDP máximo dela. Então se eu quiser colocar um processador como o FX-8350 eu deveria pegar uma mobo que suporte um TDP maior, tendo em vista que existem muitos relatos sobre o processador não se comportar muito bem com essa minha. O TDP do processador é de 125w (FX-8350) contra 95w do meu (FX-6100), mas segundo informações, 125w é o máximo suportado por minha placa mãe. Por isso queria pegar uma um pouco mais recente com TDP máximo maior para não ficar com ele na estica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,voce pode pegar o Fx8320e,que tem TDP de 95W.Ele vem como clock em 3,3GHZ e turbo até 4,0GHZ.

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-amd-fx-8320e-3-2ghz-8mb-eight-core-box

500,00 reais.Como Dx12 ele também é uma boa opção para sua mobo e ainda vão sobrar 30W a mais para segurança.

E no vídeo acima que postei,eu errei,ali ostra os 8 núcleos dele sendo ativados,mas o ganho medido é de 1+ 400%,o que dá no total 5 vezes mais dados à VGA,imagine isso com o 8320e!!

Sem gastar muito é a melhor opção,claro,depois de uma VGA nova.

Mesmo assim,só com o 8320e voce já vai ter uma melhora monstruosa,porque ele faz over e se iguala ao 8350 sem esforço.Sua mobo não vai dar problema,fique tranquilo.

Deixe pra pegar outra mobo quando for necessário,veja primeiro sua VGA usando o DX12 com o 8320e,só depois ,se precisar troque a VGA,e isso tudo vai demandar um monitor de 144 hertz do pessoal gamer comum.

O resto dos gamers que tem grana,vão usar monitores de 4K,onde a VGA é que vai mandar mesmo e pra isso os AMD já mostraram que se saem igual aos Core i7 topo de linha!!

Procure no Youtube video da teclab-I7 59XX X Fx9570 com 4K e comprove.

O vídeo é longo e não colocarei aqui.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,voce pode pegar o Fx8320e,que tem TDP de 95W.Ele vem como clock em 3,3GHZ e turbo até 4,0GHZ.

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-amd-fx-8320e-3-2ghz-8mb-eight-core-box

500,00 reais.Como Dx12 ele também é uma boa opção para sua mobo e ainda vão sobrar 30W a mais para segurança.

E no vídeo acima que postei,eu errei,ali ostra os 8 núcleos dele sendo ativados,mas o ganho medido é de 1+ 400%,o que dá no total 5 vezes mais dados à VGA,imagine isso com o 8320e!!

Sem gastar muito é a melhor opção,claro,depois de uma VGA nova.

Mesmo assim,só com o 8320e voce já vai ter uma melhora monstruosa,porque ele faz over e se iguala ao 8350 sem esforço.Sua mobo não vai dar problema,fique tranquilo.

Deixe pra pegar outra mobo quando for necessário,veja primeiro sua VGA usando o DX12 com o 8320e,só depois ,se precisar troque a VGA,e isso tudo vai demandar um monitor de 144 hertz do pessoal gamer comum.

O resto dos gamers que tem grana,vão usar monitores de 4K,onde a VGA é que vai mandar mesmo e pra isso os AMD já mostraram que se saem igual aos Core i7 topo de linha!!

Procure no Youtube video da teclab-I7 59XX X Fx9570 com 4K e comprove.

O vídeo é longo e não colocarei aqui.

Boa sorte!

 

Realmente você está certo!

Mas eu comentei sobre a troca da mobo para estar preparando para um futuro upgrade do processador, e depois disso, talvez um overclock mais futuramente se precisar ou estiver sem grana para fazer outro upgrade. Esse é o motivo de estar pesquisando uma novo mobo. Até pesquisei alguns modelos, mas estou atentando bastante para o TDP máximo da mobo. Essa informação é penosa de conseguir, pois alguns fabricantes simplesmente não fornecem nas especificações.

 

Estes modelos foram os que andei pesquisando, da mais barata para mais cara que encontrei, tendo em vista que o TDP máximo seja maior que 125W (não tenho certeza se todas são acima dos 125W):

 

- Gigabyte GA-970A-UD3P - max. TDP = ?

- Gigabyte GA-990XA-UD3 - max. TDP = ?

- Gigabyte GA-970A-DS3P - max. TDP = ?

- Asus M5A97 LE R2.0 - max. TDP = 140W

- MSI 970 Gaming - max. TDP = 125W (não tenho certeza)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,as Ga-990-UD5 suportam dependendo da revisão(a 3.0 suporta os Fx95**,a revisão 1.0 não suporta os Fx95**)

Veja no site da gigabyte,nem precisa saber o TDP,se suporta,é claro que o chipset é mais resistente.

A GA 970 UD3P  (rev 1.0) suporta processadores até 125W de TDP,então o negócio para os 95** são as chipset 990.

Mas eu já te disse que voce não vai precisar trocar nada antes de saber.Espera a necessidade vir,não ponha a carroça na frente dos bois,porque a AMD pode lançar uma mobo nova mais compatível com as novas VGA's e voce vai preder $$.

Só o 8320e ou o 8350 já fará uma grande melhora nos seus jogos.Com o SSD então,fica melhor ainda,o sistema todo mais rápido e voce terá a grana para fazer o que for melhor na ocasião.

Fica frio e aquele abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,as Ga-990-UD5 suportam dependendo da revisão(a 3.0 suporta os Fx95**,a revisão 1.0 não suporta os Fx95**)

Veja no site da gigabyte,nem precisa saber o TDP,se suporta,é claro que o chipset é mais resistente.

A GA 970 UD3P  (rev 1.0) suporta processadores até 125W de TDP,então o negócio para os 95** são as chipset 990.

Mas eu já te disse que voce não vai precisar trocar nada antes de saber.Espera a necessidade vir,não ponha a carroça na frente dos bois,porque a AMD pode lançar uma mobo nova mais compatível com as novas VGA's e voce vai preder $$.

Só o 8320e ou o 8350 já fará uma grande melhora nos seus jogos.Com o SSD então,fica melhor ainda,o sistema todo mais rápido e voce terá a grana para fazer o que for melhor na ocasião.

Fica frio e aquele abraço!!

 

Sim @oldnoob, entendi perfeitamente seu ponto de vista. Como eu falei ainda, esse meu update será mais para frente, vou esperar lançarem as novas tecnologias da AMD desse ano!

Só levantei a questão do processador 8350 (que é o que eu queria colocar mesmo continuando com minha mobo antiga) acabar forçando a mobo e ela não guentar. Já perdi um processador e uma mobo por conta disso uma vez, por isso estou com um pé atrás! Pretendo apenas trocar o processador, mas não fazer nenhum overclock. Então ela vai guentar de boa o processador no stoock como você me falou. Vou seguir seu conselho amigo! 

Mas me diga então, vale a pena investir um pouco mais no 8350 ao invés de pegar o 8320e?

Por enquanto, obrigado pelo auxílio e esclarecimentos!!

 

http://www.tomshardware.com/forum/314892-30-cl11-what-difference

Só para quebrar o mito de que a latência vai te dar uma perda de desempenho grande, ao contrário, as diferenças nos bench de jogos é algo que oscila entre 0,40fps no máximo. :)

 

@Flávio Santana Lima. Exatamente como já me falaram antes. Mas obrigado pela informação também!  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,sua mobo tem TDP de 125W e suporta até o 8370 e o 8370e,então o modelo não é antigo.

Claro que "tendo grana" vale o 8350  com tudo o que puder!! Ainda mais com esse 212 que voce tem aí!!Ele vai esfriar bacana,sem problemas.

Eu só poria o Fx8350 e pronto.A bios mais nova dela é de 30-10-2013. E ela suporta SLi,então não é uma placa mixuruca,não.Pode botar o 8350 nela sem susto algum.Só não achei o TDP máximo dela,mas ela suporta o 8350,tá lá no site dela.

http://br.msi.com/product/mb/970A-G46.html#hero-overview

Pode pegar o 8350 tranquilo que a mobo aguenta com um pé nas costas!1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS e @oldnoob
 
A tabela abaixo é montada por alguns entusiastas americanos e ingleses.. Ela lista diversas placas-mãe, de diversas fabricantes.. Sobre a MSI em questão, vale a informação da tabela
 
"MSI has confirmed that 8-cores exceed the safe limits of this board."
 
https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/pub?key=0AgN1D79Joo7tdE9xMUFlMEVWeFhuckJEVF9aMmtpUFE&gid=0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS e @oldnoob

 

A tabela abaixo é montada por alguns entusiastas americanos e ingleses.. Ela lista diversas placas-mãe, de diversas fabricantes.. Sobre a MSI em questão, vale a informação da tabela

 

"MSI has confirmed that 8-cores exceed the safe limits of this board."

 

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/pub?key=0AgN1D79Joo7tdE9xMUFlMEVWeFhuckJEVF9aMmtpUFE&gid=0

 

@RS Faria, foi exatamente essa tabela que eu tinha encontrado também! Daí que vem minha dúvida...

Essa tabela está sempre atualizada, mas é válido eu usar a informação de que dependendo da revisão da placa, vou conseguir colocar um FX-8xxx ou um FX-9xxx?

 

Obs.: Seria interessante ter essa tabela em um tópico fixo na área dos processadores. Ela parece ser uma ferramenta confiável para os usuários se basearem e pesquisarem mais sobre o assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria, foi exatamente essa tabela que eu tinha encontrado também! Daí que vem minha dúvida...

Essa tabela está sempre atualizada, mas é válido eu usar a informação de que dependendo da revisão da placa, vou conseguir colocar um FX-8xxx ou um FX-9xxx?

 

Obs.: Seria interessante ter essa tabela em um tópico fixo na área dos processadores. Ela parece ser uma ferramenta confiável para os usuários se basearem e pesquisarem mais sobre o assunto!

Olhei a tabela, me baseando no PC da sua assinatura.. E nessa MOBO da MSI.. Vendo a tabela, eu não arriscaria um de 8 núcleos nessa MSI..

 

Ou você está querendo trocar de placa-mãe?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,pela tabela,a mobo suporta o Fx8350,mas a tabela mostra que ela tem só 4+1 fase de energia e eu considero pouco para um PC gamer.A Ga 970-DS3P também só tem 4+1 fase de energia e ninguém reclama.

As GA 970 UD3p essas sim tem 8+2 fases de energia e suporta over tranquilo sem problemas.por isso eu prefiro ela,por segurança mesmo e o preço é baixo.

Já as 990 todas elas são UD variando 3,4 ou 5 e aí,entre elas tem a revisão que suporta os Fx9XXX.

Acho que só o FX8350 vale a pena,voce não vai precisar do FX9XXX.Nem esquente com isso!!

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei a tabela, me baseando no PC da sua assinatura.. E nessa MOBO da MSI.. Vendo a tabela, eu não arriscaria um de 8 núcleos nessa MSI..

 

Ou você está querendo trocar de placa-mãe?

 

Estou pensando em trocar de processador. Mas como o processador que eu quero ultrapassa os requisitos da minha mobo atual, terei que pegar uma mobo nova também!

 

 

@GuilhermeSS,pela tabela,a mobo suporta o Fx8350,mas a tabela mostra que ela tem só 4+1 fase de energia e eu considero pouco para um PC gamer.A Ga 970-DS3P também só tem 4+1 fase de energia e ninguém reclama.

As GA 970 UD3p essas sim tem 8+2 fases de energia e suporta over tranquilo sem problemas.por isso eu prefiro ela,por segurança mesmo e o preço é baixo.

Já as 990 todas elas são UD variando 3,4 ou 5 e aí,entre elas tem a revisão que suporta os Fx9XXX.

Acho que só o FX8350 vale a pena,voce não vai precisar do FX9XXX.Nem esquente com isso!!

Boa sorte!

 

Exato. Não vejo a necessidade de pegar um FX-9xxx para mim. Estou mesmo querendo o FX-8350 especificamente.

Mas não quero arriscar daí. Se fosse só pela minha mobo, eu pegaria o processador novo agora e usaria até que a placa aguentasse. Mas como posso arriscar "fritar" os dois, é mais seguro pegar uma mobo mais "robusta". Na minha opinião, a placa mãe é um componente que não se pode tentar economizar demais pra não arranjar dor de cabeça!   ^_^  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeSS,não!!! Nada disso!1 Não tem risco de fritar o processador!! A placa aguenta perfeitamente!1 Afinal voce não vai fazer over.Ela só não aguenta Over  de processador,mas em uso normal jogando,não há problema algum.Ela vai aguentar tranquilo seu 8350!1

Pode comprar ele que não vai dar pau.A MSI não ía colocar uma placa que não aguentasse um FX8350 no mercado,só não deve fazer o overclock no processador porque pode passar do limite do circiuto elétrico,só isso.

Se fizer over na Ga-970-DS3P,vai ferrar ela também e qualquer outra placa.Veja que a sua suporta SLI,o que a DS3P não suporta (só crossfire) e isso quer dizer que ela tem um melhor cuidado,certamente.

além do mais,ela tem um limite não declarado de folga no TDP justamente para não queimar facilmente.

Eu usaria o 8350 nela até pegar a mobo 990 tranquilo.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...