Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando aleatóriamente(FX-6100)


Posts recomendados

Boa noite galera, possuo um computador já um pouco datado, porém tem me atendido até então. De uma semana pra cá o computador vem apresentando travamentos aleatórios, vezes em jogos pesados(Battlefield 4), vezes navegando pela internet(mozilla firefox).

Esse travamento não é o congelamento total do computador, onde o mouse não funciona, etc. O computador trava, mas você mexe o mouse, se passar com o mouse em cima de botões na barra de tarefas o efeito acontece, mas caso tente abrir o explorer, ou executar algum outro comando de tecla, nada ocorre, após uns 20~30 segundos o computador descongela, todos os comandos que você digitou são executados. Percebi que nesse tempo de congelamento a luz indicadora da CPU do gabinete fica acesa 100% do tempo, por isso acho que seja o processador, infelizmente por não conseguir abrir o gerenciador de tarefas neste momento, não consegui identificar o problema. Esporádicamente o computador mostra a tela azul de KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR nesses congelamentos.

As últimas aquisições que fiz foi um SSD 120GB da Kingston, mas os travamentos começaram depois que troquei o gabinete por um mais novo, por que estava com problemas de aquecimento. Até hoje ela vinha me servindo bem, inclusive jogando Battlefield 4 com gráficos medianos rodava tranquilo, o problema era o aquecimento, por isso comprei o gabinete e um cooler pra processador CNPS11x da ZALMAN.

 

Segue meu Computador:

 

Gabinete.:Casemall Leviathan km-6788

S.O.: Windows 7 Professional 64-bit SP1

Processador.: AMD FX-6100 3.3

Memória.: 2 x 4GB DDR3 669(Aqui é onde o PC mais peca ao meu ver)

Placa Mãe.: M5A78L-M LX

Video.: Radeon 7750 Sapphire 1GB DDR5

HD.: KINGSTON  SV300S37A120G(Onde está o S.O)

        SAMSUNG HD502HI(Para Arquivos)

Fonte.: Corsair CMPSU-600CX V2

 

Temperatura

 

Processador

Normal.:34º

Prime95:47º

 

 

Placa Mãe

Normal:34º

 

Video

Normal:36º

 

Já testei deixar o computador rodando o Prime95, HeavyLoad, mas não consigo reproduzir o problema. Ele acontece muito aleatóriamente.

Segue em anexo uma imagem do HWMonitor enquanto rodava o Prime95.

 

Agradeço desde já!

 

Obrigado

post-643156-0-38216800-1430096417_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desconfiei da memória, pois travamentos costumam ser ou memória corrompida ou HD com erros: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms854944.aspx

 

A sua memória (1333Mhz) não é ruim, especialmente se você está usando uma HD 7750. Mas faça um memtest com ela para saber se está 100%. Faça uma análise no SSD também.

 

Pode também ser causado por poeira no micro, estática nas conexões SATA ou nos slots de memória. Uma limpeza cuidadosa seria de ordem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer os testes e posto o resultado, obrigado!

Eu desconfiei da memória, pois travamentos costumam ser ou memória corrompida ou HD com erros: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms854944.aspx

 

A sua memória (1333Mhz) não é ruim, especialmente se você está usando uma HD 7750. Mas faça um memtest com ela para saber se está 100%. Faça uma análise no SSD também.

 

Pode também ser causado por poeira no micro, estática nas conexões SATA ou nos slots de memória. Uma limpeza cuidadosa seria de ordem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodei o MemTest e em menos de 2 minutos já acusou um erro. Estranho por que rodei o diagnóstico de memória do windows e correu tudo bem, mas beleza. Removi um cartão de memória e deixei rodando novamente pra identificar qual o cartão problemático. Provavelmente terei de trocar né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente, sim. Mas às vezes a memória tem alguns erros e continua funcionando normalmente. Mas teste o SSD também, porque às vezes pode ser uma seção corrompida que você pode reformatar.

 

Limpe também os slots de memória e as portas sata. O ideal nesse caso seria desmontar o micro e limpá-lo, para que a estática dissipe. Às vezes a estática, corrente, prega umas peças na gente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu deixei rodando o teste em casa com apenas uma memória, as 11:30 eu volto pra la pra ver os resultados. Não sei se isso é estática, pois como falei, eu troquei o gabinete faz pouco tempo, então desmontei ele todo. Vou esperar os testes das memórias ficarem prontos!

 

Ah, carregue então o "load optimized defaults" no BIOS, porque quando você montou o micro de volta você pode ter trocado algum cabo sata de conexão, ou colocado um cabo usb na entrada diferente, etc, e o SO simplesmente costuma dar tilt com essas coisas. Carregando o Load Optimized Defauls faz com que o BIOS resete a leitura do hardware, designando as portas certas para cada hardware.

 

Recentemente eu limpei o meu micro e, apesar de montar de volta como estava (eu tenho um diagrama), eu tive alguns travamentos por um mês ou dois (coisa que eu nunca tive por mais de dois anos). Depois parou. Coisas da informática. Às vezes é uma poeirinha que você empurra no conector, etc.

 

-----edit----

se quiser fazer para valer, deligue o micro, tire da tomada e remova a bateria da placa-mãe por dez minutos. Coloque de volta, ligue o micro, entre no BIOS e carregue o Load Optimized Defaults. Salve e entre no Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz diversos testes com o MemTest, e um pente de memória acusou de imediato problemas. Como se não bastasse, baixei o MemTest86+ e rodei no outro pente, em uma única passada não apresentou erros, mas deixando por 2:30 ele me acusou diversos problemas também. Ou seja, estou com os dois pentes de memória com problema :( . Fiz o teste de tirar a memória da bios, recarregar os setups default. Mas acho que terei de comprar outro pente de memória!

 

Qual memória você me aconselha? Gostaria de 8 Gb, já me atende perfeitamente!

Nas especificações da placa está escrito.:

 

Memória 2 x DIMM, máximo de 8GB, DDR3 1866(O.C.)/1333/1066 MHz ECC, Non-ECC, Un-buffered

*AMD CPU FX Series nesta placa-mãe suporta até DDR3 1866MHz como sua frequência padrão de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do quanto você tem para gastar.

 

Se a grana estiver curta, pode ser http://www.kabum.com.br/produto/31593/memoria-corsair-vengeance-8gb-ddr3-1600mhz-cmz8gx3m1a1600c10-blackNão faz diferença ser só um pente e CL10.

Se tiver uma graninha para gastar: http://www.kabum.com.br/produto/44096/memoria-patriot-viper3-series-8gb-2x4gb-1866mhz-ddr3-pv38g186c9k(tem na cor vermelho e azul também).

 

As duas dá para atingir 1600 e 1866 se você setar a memória manualmente (over).

 

Mas dê uma pesquisada em outros sites. Pode ser que você encontre preços melhores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória chegou porém para o meu azar o problema continua. Deixei umas 2 horas e meia rodando o prime95 usando uns 60% da memoria ram. Rodei o memtest tb pra descartar problemas com a memória e o processador. Pra minha sorte o pc travou com o gerenciador de tarefas aberto na aba de performance. Tanto o cpu quanto a memória ram ficaram normais. Começo a desconfiar que seja meu hd antigo que está como armazenamento apenas. Ele já é meio antigo. Vou tentar desconectar ele e usar por algum tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena, pelo menos você está com memórias boas agora. Mas nessas horas é preciso fazer mais testes, porque senão você troca o micro inteiro e os problemas persistem  :)

 

Restaure o padrão do BIOS, porque pode ser algum parâmetro que você mudou sem saber. Quem faz overclock conhece bem essas telas azuis, quando o sistema está instável.

 

Essa placa-mãe também costuma dar problemas com os Vishera. Não sei quanto aos Bulldozer.

 

Post de um membro aqui dando solução para quem está tendo problemas com essas placas:

 

Tive o mesmo problema que o autor do tópico. Mesmo processador e mesma placa mãe. Após uma baita dor de cabeça, troquei as memórias, o HD e até o driver de DVD, só para descobrir depois que a causa do problema são as voltagens e a frequência do processador na BIOS.

Até com a BIOS mais recente, essa placa mãe tem um sério problema em identificar as configurações ideais para o FX-6300, porém não é um problema de compatibilidade como o outro amigo constatou. Ela apenas seta as voltagens padrão de forma errada. Essa placa aceita o FX-6300 de boas a 3.5ghz, porém é necessário configurar MANUALMENTE as voltagens e velocidades na BIOS, e não deixar no modo Auto.

As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS.

Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800.

Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequencia base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz).

Deixe o Turbo CPU em Disabled.

E na over voltage da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v.

Resumindo, as configurações automáticas da BIOS dessa placa mãe são 0.9v para clocks de 4.0ghz, o que não faz sentido nenhum. Para qualquer um que esteja com o mesmo problema, apenas siga com atenção as instruções acima e não mexa em mais nada. Funcionou pra mim.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...