Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 2ª geração + 2xGPU's vs Core i7 4ª geração + 1xGPU - upgrade.


Posts recomendados

Bom dia, pessoal! Vim aqui tirar uma dúvida com os senhores.

 

Estou realizando um upgrade no meu pc atual (Core i5 2.9GHZ 2ª geração - LGA 1155 + GPU Sapphire Dual-x OC R9280) e bateu a dúvida e indecisão sobre o seguinte:

 

a) Manter o Core i5 2.9GHZ em uma placa Gigabyte GA-B75M-DH3 e adicionar outra R9280 em crossfire com a que já tenho;

ou

B) Subir para um Corei7 4ª geração (LGA 1150) em uma placa mãe um pouco superior (provavelmente algum modelo Gigabyte ou ASUS) e ficar apenas com uma R9280.

 

Ambas as configurações rodariam com 16GB de RAM.

 

Sei que aqui existem muitas pessoas experientes e conhecedoras, daí eu ter procurado vocês. O que vocês sugerem?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô ligado na necessidade de mudar a fonte, em caso de Crossfire. Atualmente uso uma Cooler Master 600W, acho que teria que ir para uma 750W da própria Cooler ou Corsair. O que acha? 

 

O grande problema em me desfazer da R9280 será perder uma grana danada, pois o pessoal valoriza bem mais a 280X ou a 290X dessa geração da AMD. Mas muito obrigado pelas dicas, Math. Logo darei um retorno do que eu fiz.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marianoazevedo

Pode esperar também se vem alguma novidade do Windows 10 + Dx12 e também dos modelos novos da AMD no final de maio.

Pode ser até que melhorem os preços das placas de vídeo.

 

Mas aí já pode fazer up da placa-mãe e futuramente pegue um kit com as memórias DDR4 que atualmente ainda estão muito caras.

 

Fonte da CoolerMaster atualmente não vale a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esperar é uma boa ideia, mas a ansiedade me mata. rs

 

Mas @Math.Pi, fico indignado porque nunca vi review nenhum sobre Crossifre de duas R280 (sem o X), parece que o pessoal só quer saber do modelo X. Acho essa dual-x OC r9280 384 bits tão boa...heheh! Você conhece algum review de crossfire de r9280?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola. concordo com o Math.pi devido a  minha pesquisa (pois vou montar um pc gamer)

 

 

Pelo que li no fórum você não quer se livrar da sua atual placa pois é difícil de vender, nesse caso eu esperaria sair o DX 12 que deve mudar o modo como vemos as placa AMD hoje.

 

Mas se estiver realmente com pressa, eu recomendo fortemente uma GTX 970 para usar com seu atual processador. Existem diversos videos dela single e SLI no youtube e parece ser uma placa que vai demorar de se desvalorizar no mercado devido seu custo beneficio e baixo consumo, uma vês que uma fonte cossair 750W segura tranquilo um SLI, e 500W para Sigle.

 

lembrando que juntar duas ou mais placas não significa o DOBRO de desempenho....

 

Da uma olhada nesse video e no canal deles pois pode te tirar varias duvidas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola. concordo com o Math.pi devido a  minha pesquisa (pois vou montar um pc gamer)

 

 

Pelo que li no fórum você não quer se livrar da sua atual placa pois é difícil de vender, nesse caso eu esperaria sair o DX 12 que deve mudar o modo como vemos as placa AMD hoje.

 

Mas se estiver realmente com pressa, eu recomendo fortemente uma GTX 970 para usar com seu atual processador. Existem diversos videos dela single e SLI no youtube e parece ser uma placa que vai demorar de se desvalorizar no mercado devido seu custo beneficio e baixo consumo, uma vês que uma fonte cossair 750W segura tranquilo um SLI, e 500W para Sigle.

 

lembrando que juntar duas ou mais placas não significa o DOBRO de desempenho....

 

Da uma olhada nesse video e no canal deles pois pode te tirar varias duvidas...

 

@Thiago Henrik,

 

muito obrigado por suas sugestões e opiniões. Eu concordei com você e com o @Math.Pi após alguns estudos, mas decidi arriscar e fazer um teste por conta própria. Vou explicar: em outro momento eu fiquei indeciso entre um crossfire ou uma placa mais parruda: peguei a placa e deixei o cross de lado. Não me arrependi, mas fiquei com aquela vontade de fazer o cross e ver como se sairia. Dessa vez eu vou optar pelo crossfire, resolvi "pagar pra ver" (espero que não me arrependa. rs) Isso também tem algumas fundamentações, vamos lá:

 

1 - Dei um up na mobo, processador e fonte e vou querer ver o crossfire na nova configuração (pulei para um i7 3770 em uma Z77 EXTREME 4 da AsRock + PSU Seasonic 850 w Full modular Certificação 80plus bronze).

2 - Uma coisa me intriga: a R9 280 "passou batida"  nas principais análises brasileiras, sendo que lá fora ela tem bastante review e recomendação devido seus 3GB + 384 bits, o que a fez superar em recomendações a GTX 960.

3 - Baseado nisso eu quero ver se o crossfire dessa R9 280 dual-x OC da Sapphire vai chegar perto ou se equiparar a uma GTX 970 em algumas situações. Sei que vou consumir mais energia e consequentemente gastar mais com isso, mas vai ser interessante.

4 - Há promessas de que as placas da AMD vão desafogar muito com o DX 12 e até com a utilização crescente da API Mantle em muitos jogos. Pude testar a single da R9 280 no BF4 com tudo no Ultra + Mantle e gostei MUITO do resultado.

5 - Vou fazer um review brasileiro da R9 280  exatamente por ter sentido falta e querer ajudar outras pessoas com dúvidas como a minha. haha!

 

O que vocês acham de tudo isso? E do crossfire na nova config? Lembrando que além do up na mobo, cpu e fonte eu vou resfriar a cpu com um hydro h100i da Corsair.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vocês acham de tudo isso? E do crossfire na nova config? Lembrando que além do up na mobo, cpu e fonte eu vou resfriar a cpu com um hydro h100i da Corsair.

 

 

Abraços.

 

 

 

Realmente estou curioso para ver como sera o desempenho da sua configuração. ainda mais apos a chegada do DX 12.

Você também mencionou que quer fazer o cross e ver os resultados e eu concordo pois tem certas configurações, modificações, Overclocks que vão de acordo com o gosto de cada pessoa.

 

 

Em relação a sua nova configuração, o I7 talvez seja desnecessário (em jogos) pois um I5 faz tem quase tanto desempenho quanto (em jogos novamente),com a diferença de preço você pode comprar um SSD de 120GB por exemplo.

Quanto a placa mãe e tudo mais eu acredito que seja uma boa escolha sim, não mudaria mais nada alem do processador mas isso também vai de acordo com seu uso e gosto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vocês acham de tudo isso? E do crossfire na nova config? Lembrando que além do up na mobo, cpu e fonte eu vou resfriar a cpu com um hydro h100i da Corsair.

 

 

Abraços.

 

 

 

Realmente estou curioso para ver como sera o desempenho da sua configuração. ainda mais apos a chegada do DX 12.

Você também mencionou que quer fazer o cross e ver os resultados e eu concordo pois tem certas configurações, modificações, Overclocks que vão de acordo com o gosto de cada pessoa.

 

 

Em relação a sua nova configuração, o I7 talvez seja desnecessário (em jogos) pois um I5 faz tem quase tanto desempenho quanto (em jogos novamente),com a diferença de preço você pode comprar um SSD de 120GB por exemplo.

Quanto a placa mãe e tudo mais eu acredito que seja uma boa escolha sim, não mudaria mais nada alem do processador mas isso também vai de acordo com seu uso e gosto.

 

Então, acho que essa config vai dar pra brincar. Quanto ao i7: você tem razão e eu só peguei porque encontrei uma promoção do 3370 (que nem é o k, pois não quero overclockar cpu). Talvez aqui tenha outra coisa interessante, que é o fato de sair da estrutura sandy bridge que eu estava anteriormente. Alguns estudos mostram que a 3ª geração de i5 ou i7 foi melhor. Já estou com um SSD e te digo: foi a melhor coisa que fiz na vida. Ele roda só o SO e meu windows demora 4 segundos pra carregar (rs). Um paraíso!

Por quê o UP ?

 @anjoed,

 

tudo começou com um up na placa de vídeo, uma antiga hd6850, e um desejo de não jogar tanto em consoles este ano e mais no pc. Mas você sabe como é: mexer no PC é sempre perigoso, pois pode desencadear um surto psicótico de querer mexer em todo o resto. Foi mais ou menos isso! rs

Dual gpu hoje em dia dá muita dor de cabeça: as vezes não funciona e muitas vezes você vai precisar configurar os jogos um a um. Porém, o DX12 vem ai prometendo aumento de performance e de compatibilidade, então você pode ter feito uma boa escolha. Só o tempo dirá.

@Allan Toran, o que mais me desanima em usar dual gpu é exatamente o fato de alguns jogos nem aceitarem e outros necessitarem de drivers específicos, o que vai ser um pé no saco depois que tudo estiver pronto. Mas minha esperança está mesmo no DX12 e no crescimento do Mantle, que é uma API de baixo custo que promete utilizar melhor as estruturas das GPU's. Vamos ver se é isso mesmo! Essa semana farei alguns testes iniciais e venho relatar por aqui. Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, não vejo motivos para gastar em um SLI ou Crossfire para tentar ganhar um pouco mais de FPS, sendo estes, em muitos casos, irrisório na experiência de jogo. Além de gastar muito com a fonte (pois precisa ter mais cabos auxiliares), tu tens que pensar no gabinete e na placa mãe . Sei lá, é custo x benefício muito baixo....

 

Se é para gastar num SLI (conjunto placa mãe + gabinete + VGA a mais), compra uma TITAN X:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-placa-de-video-geforce-gtx-titan-x/3099/15

 

Suporta 4K, tem hardware de sobra para suportar os próximos games da geração futura....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...