Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mlramos

RESOLVIDO Proteção (firewall?) sem Servidor... é possível ?

Recommended Posts

Temos no escritório uma ótima internet de 50Mbps (GVT). No entanto há muitos abusos... Whatsapp Web e Facebook principalmente e mesmo com poucas pessoas os celulares e mais os outros dois já citados não deixam muita banda sobrando... depois tem a cara de pau de reclamar da velocidade da internet!  (_(

Gostaria, não de bloquear essas páginas, mas deixar um limite de velocidade, tipo lento o suficiente para voltarem para seus smartphones  :rolleyes: ao invés de usar o whats web...  :D

Eventualmente gostaria debloquear um ou outro site.  ^_^

Tudo isso seria simples num bom modem! Antes tínhamos 10 Mbps da Oi Lerdox e um TP-Link TD-W8968. Era bótimo! Eu tinha tudo cadastrado na lista de IPs, limitava a velocidade dos smatphones e ... bom ainda não existia o whats web  :lol:

Hoje o modem é o Sagemcom Fast 2764 "capado" da GVT. Não dá pra fazer muita coisa e não temos (nunca tivemos) um SERVIDOR ou algo do tipo aqui...

Temos tudo 100% original. Todos os PCs tem Windows 7 ou 8 com Office 2010 ou 2013 OEM ou adquiridos e também usamos o SQL Express (gratuito).

Então, colocar um SERVIDOR crackeado está fora de questão!

Como eu poderia implementar algum nível de segurança? Talvez o mais em conta seja encomendar um bom modem/router VDSL ?

:cool:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa beleza?

Então, se colocar um servidor crackeado está fora de questão, já pensou no Linux? Totalmente gratuito  :D, ou um equipamento próprio para isto, roteador firewall.

Limitar a velocidade para que eles possam voltar ao seus smartphones hehe, gostei, uma boa solução caso um dia eu precise fazer o mesmo  :)  B) 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Colocar um servidor seria BEEEM mais caro do que botar um roteador razoável e que te atenda nisso, como o Intelbras WRN 240i que custa 80 reais.

Mas se você já tiver um PC sobrando pode sim usá-lo como Firewall, basta instalar o PFSENSE, um sistema de Firewall gratuito baseado no PF do FreeBSD https://www.pfsense.org/

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Opa beleza?

Então, se colocar um servidor crackeado está fora de questão, já pensou no Linux? Totalmente gratuito  :D, ou um equipamento próprio para isto, roteador firewall.

Limitar a velocidade para que eles possam voltar ao seus smartphones hehe, gostei, uma boa solução caso um dia eu precise fazer o mesmo  :)  B) 

Gostou da ideia de (super)limitar a velocidade né ?!  ;) Mas realmente não pensei num Linux...

Colocar um servidor seria BEEEM mais caro do que botar um roteador razoável e que te atenda nisso, como o Intelbras WRN 240i que custa 80 reais.

Mas se você já tiver um PC sobrando pode sim usá-lo como Firewall, basta instalar o PFSENSE, um sistema de Firewall gratuito baseado no PF do FreeBSD https://www.pfsense.org/

Pois é, na verdade pensei em gastar mais ainda, num modelo que me atendesse tanto VDSL quanto ADSL, parece-me que todo VDSL é ADSL também bastando uma configuração para tal funcionamento... seria ótimo! 

Este comentário é mais porque como usamos acesso remoto (supersimples de configurar num bom modem) a liberação de portas entre ambos dificultaria bastante essa regra e as demais que hoje não me atendem. Num só aparelho é bem mais fácil ...  ^_^

Alguém confirma ou discorda quanto ao modem VDSL também ser/ter ADSL ?

:confused:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Gostou da ideia de (super)limitar a velocidade né ?!  ;) Mas realmente não pensei num Linux...

Pois é, na verdade pensei em gastar mais ainda, num modelo que me atendesse tanto VDSL quanto ADSL, parece-me que todo VDSL é ADSL também bastando uma configuração para tal funcionamento... seria ótimo! 

Este comentário é mais porque como usamos acesso remoto (supersimples de configurar num bom modem) a liberação de portas entre ambos dificultaria bastante essa regra e as demais que hoje não me atendem. Num só aparelho é bem mais fácil ...  ^_^

Alguém confirma ou discorda quanto ao modem VDSL também ser/ter ADSL ?

:confused:

Bom pelo que eu saiba, VDSL utiliza a mesma infraestrutura que ADSL, a diferença é a capacidade de banda.

Em uma rápida pesquisa constatei que existem aparelhos VDSL/ADSL.

Uma unica configuração seria necessário, pois a unica coisa que muda é o modo de transmissão, assim como 802.11b/g/n por exemplo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais