Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CARREGADOR TBL LACERDA 8KVA


Luciano K

Posts recomendados

Estou com problema no carregador de baterias do equipamento LACERDA TBL 8KVA, quando chegou para conserto estava com o fusível queimado, localizei a ponte retificadora RS805 no dissipador em curto, ou seja entrada de rede em curto, efetuei a troca da ponte por uma KBJ1008G de 10A, pois não encopntrei a RS805 e o fusível de 10A que era o mesmo que estava na placa. Ligado a rede queimou o fusível em questão de 30 segundos, não tinha ligado o bypass somente o disjuntor de entrada, o fusível estourou chegando a queimar o resistor R6 do lado que não tenho mais como ver o valor. Se ligar o aparelho sem o carregador ele funciona normalmente. Estou com certa urgência, se puderem dar informações fico grato.

post-764384-0-41090800-1430220756_thumb.

post-764384-0-75265700-1430220770_thumb.

post-764384-0-33108500-1430220783_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste os transistores de chaveamento, podem estar em curto, use uma lampada em serie para ligar o carregador na rede elétrica para poder testa-lo, de o ideal é que a lampada tenha aproximadamente a potencia  3x maior que o equipamento, assim você comsegue fazer uma análise melhor sem ficar queimando fusíveis e pontes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

me fez lembrar... pra ligar algumas tv a valvula, usava um ferro de passar em série

 

Teste os transistores (provavelmente mosfets) do lado da ponte e os ci´s: a resistencia entre o pino que vai pro gate e gnd ou vcc. Verifique solda fria nos optos e etc.


dei uma pesquisada. O "equipamento" por acaso é um nobreak? e esta é a fonte que carrega por fora? Se sim talvez valha a pena dar uma olhada no nobreak no circuito onde é conectado este carregador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aparelho é um Nobreak 8KVA, entrada 220V. Já testei os transistores estão OK, revisei resistências, diodos, etc. Verificando a placa de potência onde vai conectado o carregador não identifiquei nada de anormal. Tem o CI UC 3843 que é um controlador PWM, fiquei na dúvida se vale a tentativa de trocá-lo, porém tenho o UC 3845 que pelo datasheet é o mesmo. Não consegui fazer novos testes, mas com certeza farei com lâmpada série. Uma observação que deixei de passar anteriormente, quando chegou tinha uma trilha rompida na entrada da rede próximo ao relé, na segunda vez com a ponte nova rompeu trilha da entrada de rede próxima a ponte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O equipamento funciona perfeitamente em bypass, o carregador gera tensão de 273Vcc, fica ligado normalmente. Quando liga com o banco de baterias 20 x 9Ah ele funciona em torno de um minuto, eleva a tensão no banco de baterias indicando que o carregador está funcionando, então queima o fusível e fecha curto na ponte, fica em curto as duas redes e o positivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analise os capacitores da placa. Pode ter algum com elevado ESR.

Na verdade substitua todos desde 1uF até os das faixa de 470uF.

 

É uma fonte chaveada Flyback. Analise como estão os Snubbers e supressores.

 

Analise as trilas da placa com cuidado. Muitas vezes tem algum tipo de fissura que só abre quando esquenta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Bom dia,

 

Fiz todos testes e medidas possíveis, e em cada teste continuava o defeito. Consegui falar com pessoal que trabalha com esses equipamentos e pode ter grande chance de ser a placa driver que é a maior do outro lado do equipamento, nela estão os demais circuitos, fica difícil identificar sem esquema, uma das causas ela está enviando ou recebendo informações erradas da fonte gerando o problema, foi relatado que tiveram várias vezes esse problema e que tentaram trocar a fonte por nova e aconteceu de novo, e da mesma forma com a placa driver, em resumo para não perder tempo e dinheiro estourando placas o melhor é trocar as duas, sei que é estranho, parece jogar a toalha mas é que tem certas situações que é melhor solucionar do que atrasar outros serviços. Procedi exatamente com isso, troquei as duas placas e funcionou perfeitamente, já faz alguns meses e está tudo OK. Caso seja feito o conserto ou encontrar outro funcionando em algum cliente, avise o mesmo da necessidade da revisão do banco de baterias, esse defeito geralmente é causado quando é usado até as baterias chegarem ao extremo e ai danifica carregador e outros circuitos, bom senso e manutenção preventiva fazem toda diferença para a vida útil do aparelho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Boa tarde Luciano K.

Você resolveu a questão do carregador do Nobreak Lacerda TBL8KVA, com a troca das placas.
Você consertou as placas depois ou estão guardades?
Pergunto porque tenho um nobreak desses que sofreu uma sobrecarga e consegui reparar o carregador dele
e o circuito gerador da fonte DC da placa principal. Porém o nobreak funciona muito bem estando com rede AC e as com baterias conectadas, faz todos os testes normalmente. Mas se desconectar da rede o inversor não mantem, e acende o led vermelho de falha do nobreak.
Já revisei todos os componentes e não encontrei nada em curto.
Só que tem uma coisa.... quando queimou o circuito PWM na placa principal, queimaram alguns componentes que torraram e perderam a identificação. Pela logica de chaveamento do UC3843, coloquei componentes que achava ser corretos.
Se tiveres uma foto dessa parte da placa pera me passar eu ficaria lhe devendo um grande favor.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/10/2016 às 14:26, maurilioctba disse:

Boa tarde Luciano K.

Você resolveu a questão do carregador do Nobreak Lacerda TBL8KVA, com a troca das placas.
Você consertou as placas depois ou estão guardades?
Pergunto porque tenho um nobreak desses que sofreu uma sobrecarga e consegui reparar o carregador dele
e o circuito gerador da fonte DC da placa principal. Porém o nobreak funciona muito bem estando com rede AC e as com baterias conectadas, faz todos os testes normalmente. Mas se desconectar da rede o inversor não mantem, e acende o led vermelho de falha do nobreak.
Já revisei todos os componentes e não encontrei nada em curto.
Só que tem uma coisa.... quando queimou o circuito PWM na placa principal, queimaram alguns componentes que torraram e perderam a identificação. Pela logica de chaveamento do UC3843, coloquei componentes que achava ser corretos.
Se tiveres uma foto dessa parte da placa pera me passar eu ficaria lhe devendo um grande favor.

Abraço.

Bom dia maurilioctba,

 

Vou entrar em contato com o cliente que ficou com as placas e verificar a possibilidade de fotografar a mesma para você.  Friso que esse equipamento é um tanto instável, pois troquei as duas placas por novas e durou 4 meses e ocorreu o mesmo problema.

Assim que tiver uma posição retorno.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Luciano K.

Maravilha!
Se conseguir as imagens, fico muito grato.
Mas onde ocorreu o dano novamente no no break?
No carregador ou na placa principal?

Levantei esquema de parte do circuito DC/DC, que danificou, e notei que o mesmo é diretamente ligado à entrada +BAT e consecutivamente ao Positivo do carregador. 
Acredito que variações brusca na rede elétrica afete muito este circuito carregador, pois este no break queimou esse circuito após um caminhão bater em um poste e estourar um transformador que alimentava a rede do no break.
Fico no aguardo das imagens se conseguir.
Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cheguei avaliar a placa principal, mas o carregador danificou todos os componentes como na primeira vez, não foi o caso de variação brusca de tensão. Mesmo consertando não acredito que fique estável por muito tempo. Se as placas novas não suportaram, é provável que algum passo no projeto do mesmo é falho, friso que é um equipamento importado.

 

Até 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2016 às 12:46, Luciano K disse:

Não cheguei avaliar a placa principal, mas o carregador danificou todos os componentes como na primeira vez, não foi o caso de variação brusca de tensão. Mesmo consertando não acredito que fique estável por muito tempo. Se as placas novas não suportaram, é provável que algum passo no projeto do mesmo é falho, friso que é um equipamento importado.

 

Até 

Bom dia Luciano K.

Alguma novidade sobre o Lacerda TBL 8KVA?
Se souber onde posso adquirir essas placas, poderia me passar o contato, também ajudaria.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa Tarde, Pessoal.

 

Estou com um Nobreak desse mesmo modelo só que 10KVA para manutenção que funciona normalmente em bateria mas não identifica a rede (entrada). Na verdade quando alimento a entrada ele aciona os ventiladores, faz um teste rápido e em seguida desliga. Quando forço a ligar (segurando o ON) ele liga normalmente em modo bateria e não reconhece a rede (entrada).

 

Alguém tem alguma ideia de onde pode estar o problema? Alguém com experiência nesse equipamento poderia me auxiliar, mesmo que envolva algum custo?

adicionado 20 minutos depois

@maurilioctba alguma novidade sobre o seu nobreak?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Alex Wiese disse:

Boa Tarde, Pessoal.

 

Estou com um Nobreak desse mesmo modelo só que 10KVA para manutenção que funciona normalmente em bateria mas não identifica a rede (entrada). Na verdade quando alimento a entrada ele aciona os ventiladores, faz um teste rápido e em seguida desliga. Quando forço a ligar (segurando o ON) ele liga normalmente em modo bateria e não reconhece a rede (entrada).

 

Alguém tem alguma ideia de onde pode estar o problema? Alguém com experiência nesse equipamento poderia me auxiliar, mesmo que envolva algum custo?

adicionado 20 minutos depois

@maurilioctba alguma novidade sobre o seu nobreak?

Boa tarde Alex Wiese.
Não tive retorno ainda para solucionar meu nobreak TBL 8000. Mas contactei com a autorizada do mesmo e virão em fevereiro conforme combinei com eles para testarem com outras placas. Aí já viu né.. autorizada é sinônimo de peças caras.
Mas se não tive um retorno para definir se tem algum componente incorreto no setor que queimou, então o jeito é arcar com os altos preços.

 

Já em relação ao seu nobreak TBL-10000, você já fez o teste com as baterias desconectadas, ligá-lo à rede elétrica com a chave bypass acionada, para ver até onde a rede está chegando?

Quando você liga ele fora da rede elétrica ele funciona o inversor e tem saída normal?

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só essa placa (que a Lacerda chama de Driver) custa R$ 3.000,00 por isso acho que compensa tentar arrumar. O comportamento dele com rede elétrica ou sem rede elétrica é o mesmo, ele liga normalmente, aciona o inversor e alimenta as saídas, ele só não identifica que está entrando energia, não acende o led rede no painel e fica apitando.

 

Vale comentar que uma assistência técnica "condenou" as placas driver (principal grande) e do carregador (lado oposto) e cotou a troca das duas por novas ao preço de R$ 6.000,00

 

O que não entendo é que as placas parecem ser passíveis de manutenção e esses defeitos que estamos tendo parecem ser simples de resolver caso tenhamos o esquema da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde maurilioctba,

 

Peço desculpa pela demora, mas não tive com ir no meu cliente mas consegui que ele enviasse fotos da placa, espero que ajude. Quanto ao conserto dessas placas com certeza vale a pena pois o preço é muito elevado e não é garantia que vá funcionar, como já citei troquei a Drive e o Carregador e em 4 meses aconteceu o mesmo problema.

PLACA 1.jpg

PLACA 5.jpg

adicionado 8 minutos depois

maurilioctba

Tenho mais 3 fotos mas não tem como mandar por causa do tamanho do arquivo, caso tenha outra forma de enviar me avisa.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Alex Wiese disse:

Só essa placa (que a Lacerda chama de Driver) custa R$ 3.000,00 por isso acho que compensa tentar arrumar. O comportamento dele com rede elétrica ou sem rede elétrica é o mesmo, ele liga normalmente, aciona o inversor e alimenta as saídas, ele só não identifica que está entrando energia, não acende o led rede no painel e fica apitando.

 

Vale comentar que uma assistência técnica "condenou" as placas driver (principal grande) e do carregador (lado oposto) e cotou a troca das duas por novas ao preço de R$ 6.000,00

 

O que não entendo é que as placas parecem ser passíveis de manutenção e esses defeitos que estamos tendo parecem ser simples de resolver caso tenhamos o esquema da placa.

Bom dia Alex Wiese.
Estou de pleno acordo contigo. O meu nobreak sofreu um surto na rede com o estouro de um transformador da rua, e queimou o PWM e componentes adjacentes, responsáveis pela alimentação da placa DRIVER. Porém alguns componentes torraram e não sei os valores dos mesmos. Baseado em meu conhecimento no UC3845, instalei componentes conforme características do circuito. Funcionou porém não funciona em somente em bateria. Já chequei a placa de "cabo-a-rabo" e somente o circuito PWM sofreu. Se tivesse uma foto desse setor da placa de um NB TBL-8000 funcionando ou mesmo o esquema do mesmo eu resolveria essa parada.

Com relação ao seu caso, você tem fotos da parte interna do seu nobreak? vou analisar as informações que me passou e ver se posso te auxiliar de alguma forma.
Abraço.

adicionado 7 minutos depois
14 horas atrás, Luciano K disse:

Boa tarde maurilioctba,

 

Peço desculpa pela demora, mas não tive com ir no meu cliente mas consegui que ele enviasse fotos da placa, espero que ajude. Quanto ao conserto dessas placas com certeza vale a pena pois o preço é muito elevado e não é garantia que vá funcionar, como já citei troquei a Drive e o Carregador e em 4 meses aconteceu o mesmo problema.

PLACA 1.jpg

PLACA 5.jpg

adicionado 8 minutos depois

maurilioctba

Tenho mais 3 fotos mas não tem como mandar por causa do tamanho do arquivo, caso tenha outra forma de enviar me avisa.

 

Abraço

Bom dia Luciano K,

Que beleza as fotos estão bem visíveis, mas preciso também da área onde fica o PWM UC3845.
Poderia me enviá-las por e-mail ou compartilhá-las comigo pelo Google Drive.
([email protected])

Agradeço desde já pela força e assim que funcionar postarei aqui todo o processo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alex Wiese disse:

Pelo que vi em outros equipamentos a placa do 8KVA e do 10KVA parecem ser exatamente iguais, vou enviar fotos da minha para que possam comparar.

Opa Alex Wiese!
Isso seria excelente, talvez possamos nos ajudar e consertar os dois Nobreaks.
Pode enviar as fotos via e-mail se forem pesadas, ou compartilhar no Google Drive ou Mega.
E-mail( [email protected] ) para e-mail ou G Drive. MEGA ( Maurilio Valenzuelo ).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...