Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pouca utilização de placa de vídeo - R9 270x Toxic


Ir à solução Resolvido por Er1ck,

Posts recomendados

Ajuda:
M5a78lm lx/br
Fx-6300
Sapphire R9 270x Toxic
4 GB ram 
Fonte 600w reais

Faz um tempo que eu tenho essa config (4 meses), sempre jogo BF4, e sempre reparei uma coisa, e como não entendo muito disso resolvi postar aqui.
Quando estou em uma área "pesada" no Bf4, fica entre 35~50 fps (Ultra resolução 1600x900), em média, quando estou em áreas mais "leves" passa de 60. Vejo vídeos no youtube sobre essa placa de vídeo e neles eu percebia uma ótima performance no bf4, porém comigo tem horas que da muita raiva, pelo motivo desse lag *********. Eu repairei que somente 50%~60% da placa de vídeo está sendo utilizada, segundo o MSI Afterburner, tem como utilizar mais minha placa de vídeo para ter uma melhor performance? Já testei com mais 4 GB de ram, mas continuou a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Essa questão de não utilizar mais da placa de vídeo acontece por ser "gargalo" da CPU.

 

Nesse caso especificamente acredito ser o seguinte, essa placa roda bem em FullHD o BF4 (tenho ela), se você usar resolução menor que isso torna mais leve pra placa e sobra em cima da CPU e como single thread da AMD é fraco(acredito ser fortemente esse o problema) acontece uma perda considerável em cenários pesados. Manter as configurações maximizadas tanto resolução (fullhd) como gráficos para usar o máximo possível da VGA (obviamente estando jogável) é sempre o melhor a fazer quando se tem AMD. No seu caso creio está limitado pelo monitor 900p, assim não pode usar mais dela, e o problema das mínimas resolve com a memória como você mesmo presenciou.

 

Caso onde acontece muito isso dos FPS cair assim como utilização da placa, é em MMO's (jogo bastante eles) e sempre acontece isso, estou eu lá de boa FullHD tudo no máximo, porém MMO's são leves e utilizam entre 30%~80% da VGA dependendo do jogo, alguns raros 99% (ai fica perfeito) mas os que usam menos, os FPS cai bastante em ambientes com vários players (cidades) e acontece uma inversão de utilização, a CPU passa a usar mais % mais não da conta, enquanto a VGA cai seu uso e consequentemente os FPS.

 

Isso tudo é determinado pelo combo que se tem, VGA x processador x tipo de jogo, no seu caso tem VGA sobrando pra 900p em BF4 =P

 

Essa são minhas observações no convívio que tenho com diversos tipos de jogos e processador AMD (E os problemas é justamente quando são leves ou são pesados mas não se leva a VGA ao limite, como o seu caso de BF4 em 900p). Assim acho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se a temperatura não está muito alta. É bom não chegar aos 80ºC.

Veja as temps com HwMonitor, GPU-Z e Aida64.

Até hoje o máximo que eu presenciei foi 70°C, tenho certeza que não é.

 

Essa questão de não utilizar mais da placa de vídeo acontece por ser "gargalo" da CPU.

 

Nesse caso especificamente acredito ser o seguinte, essa placa roda bem em FullHD o BF4 (tenho ela), se você usar resolução menor que isso torna mais leve pra placa e sobra em cima da CPU e como single thread da AMD é fraco(acredito ser fortemente esse o problema) acontece uma perda considerável em cenários pesados. Manter as configurações maximizadas tanto resolução (fullhd) como gráficos para usar o máximo possível da VGA (obviamente estando jogável) é sempre o melhor a fazer quando se tem AMD. No seu caso creio está limitado pelo monitor 900p, assim não pode usar mais dela, e o problema das mínimas resolve com a memória como você mesmo presenciou.

 

Caso onde acontece muito isso dos FPS cair assim como utilização da placa, é em MMO's (jogo bastante eles) e sempre acontece isso, estou eu lá de boa FullHD tudo no máximo, porém MMO's são leves e utilizam entre 30%~80% da VGA dependendo do jogo, alguns raros 99% (ai fica perfeito) mas os que usam menos, os FPS cai bastante em ambientes com vários players (cidades) e acontece uma inversão de utilização, a CPU passa a usar mais % mais não da conta, enquanto a VGA cai seu uso e consequentemente os FPS.

 

Isso tudo é determinado pelo combo que se tem, VGA x processador x tipo de jogo, no seu caso tem VGA sobrando pra 900p em BF4 =P

 

Essa são minhas observações no convívio que tenho com diversos tipos de jogos e processador AMD (E os problemas é justamente quando são leves ou são pesados mas não se leva a VGA ao limite, como o seu caso de BF4 em 900p). Assim acho.

Um outro cara me falou isso também, vou procurar um monitor FullHD pra eu testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um outro cara me falou isso também, vou procurar um monitor FullHD pra eu testar.

Rapaz faça mesmo, isso só vai provar tudo que eu vejo e presencio ou não. Poste resultado caso consiga testar em FullHD, também quero saber se realmente é isso.

 

E essa temperatura está dentro do padrão, minha bate isso no máximo e é perfeitamente aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal é isso mesmo, testei na televisão da minha mãe e utilizou toda a placa de vídeo, SóGamer estava certo. Enquanto meu monitor está usando entre 50%~60% a TV usou 99%, porém isso no single player do BF4, pois no multiplayer continuou a mesma porcentagem, não sei porque, acredito que seja erro do multiplayer do BF4 (e isso fez com que o lag fosse maior), pois no single deu diferença, mas estou ciente de que não é problema meu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcio Vinicius_713156

 

Bom que tudo que observei está correto até agora, quanto ao multiplayer sentiu a diferença por que ele por si só já é mais pesado devido a ter players e agora com fullhd pesou mais, então é natural nesse caso, acontece comigo e não tem jeito no multiplayer, infelizmente o processador da um pequeno gargalo ainda, é pequeno mais existe. Ainda sim, já joguei multiplayer no ultra e gravando, mas pra quem gosta de FPS mais estável em multiplayer vai ficar desejando rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive essa dúvida também, minha config atual: M5A78L-M LX3 / FX-4100 4.2GHz / R9 270x 2GB / 2x4GB 1333Mhz Kingston / Thermaltake 600W TR2

 

Jogando GTAV5 tudo no alto/muito alto, o processador fica quase sempre 95 - 100% e a placa de video 50% ou até menos... meu monitor é bem antigo resolucao (1440x900), nem entrada hdmi ele tem e eu estava crente que o processador poderia estar gargalando... Vou ter que providenciar um monitor melhor para testar também.

valeu pelas informações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...