Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pessoal, ajuda em um circuito?


Posts recomendados

Primeiramente muito bom dia, pessoal.É meu primeiro tópico aqui.Estou fazendo um projeto para testes, gostaria da ajuda de alguém com conhecimento em eletrônica.


Tenho um dínamo manual que produz 220v e de 200 a 300mA.Nele eu quero ligar duas lanternas de 4 pilhas AAA cada, de forma que os leds não pisquem, mas iluminem constantemente.E além disso, ligar neste circuito, eletrodos para eletrólise.Ou seja, preciso de baixar a tensão e corrente para que os leds não queimem e aumentar a corrente para a eletrólise, mesmo que diminua a tensão.


Como posso fazer isso?


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só com fonte chaveada.

 

Com já produz 220V DC por 200 a 300mA, na pior das hipóteses, produzirá uns 44 watts. Na melhor, produzirá 66 watts.

 

Compre uma fonte de CFTV, assim já terá 12V por 3A, para potência de 44W, e 12V por 5A para potência de 66 watts.

 

Não é preciso modificar a fonte.

Fonte chaveada, ainda mais destas que aceitam de 100Vac até 240Vac, sem chave seletora, possui apenas um retificador internamente que retifica a tensão AC e faz a fonte trabalhar desde 120V DC até 340V DC.

 

Se ligar a fonte em DC diretamente vai funcionar do mesmo jeito.   


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-650058808-fonte-chaveada-12v-8a-100w-p-cftv-fita-led-som-automotivo-_JM


Para ajuste fino da tensão, de 1,2V até 12V, poderá usar um conversor Buck

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-645532287-conversor-dcdc-step-down-modulo-lm2596-_JM

 

Alguns já vem com ajuste de corrente, o que é ideal para leds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Isso parece bem óbvio. 

 

Mas observe que o fórum é técnico.

Talvez o amigo quis ele mesmo montar, para ter esta experiência de pesquisar e de executar um projeto.

 

Já pensou nisso?"

 

kk . brinc amigo!! é + forte que eu!

 

A dica do amigo França (a deste post!) é a que eu daria também.

 

Geradores são meu hobbie também. Só por curisodidade, me fale mais sobre ele. onde comprou, quanto custou, como vai tocá-lo e etc. Também me fale mais sobre a eletrólise. É pra banhar peças, bijuterias e etc? Ouvi dizer que é alta corrente e baixa tensão é isso?

 

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá é diferente  :D 

Qualquer circuitinho inversor, por mais ruim que seja, funciona.

 

Aqui o nosso amigo, não teria como fazer uma fonte chaveada, senão nem iria vir perguntar kk

 

Mas caso ele tenha curiosidade, pode acessar este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1114395-fonte-flyback-para-bateria-de-l%C3%A2mpada/page-2#entry6123549

 

O print da simulação que coloquei lá, foi de um circuito que montei e cheguei a extrair 40W.

 

Não algo tão simples de se fazer hehe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Primeiramente muito bom dia, pessoal.É meu primeiro tópico aqui.Estou fazendo um projeto para testes, gostaria da ajuda de alguém com conhecimento em eletrônica.

Tenho um dínamo manual que produz 220v e de 200 a 300mA.Nele eu quero ligar duas lanternas de 4 pilhas AAA cada, de forma que os leds não pisquem, mas iluminem constantemente.E além disso, ligar neste circuito, eletrodos para eletrólise.Ou seja, preciso de baixar a tensão e corrente para que os leds não queimem e aumentar a corrente para a eletrólise, mesmo que diminua a tensão.

Como

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Primeiramente muito bom dia, pessoal.É meu primeiro tópico aqui.Estou fazendo um projeto para testes, gostaria da ajuda de alguém com conhecimento em eletrônica.

Tenho um dínamo manual que produz 220v e de 200 a 300mA.Nele eu quero ligar duas lanternas de 4 pilhas AAA cada, de forma que os leds não pisquem, mas iluminem constantemente.E além disso, ligar neste circuito, eletrodos para eletrólise.Ou seja, preciso de baixar a tensão e corrente para que os leds não queimem e aumentar a corrente para a eletrólise, mesmo que diminua a tensão.

Como

 

 

A solução para abaixar a tensão e aumentar a corrente foi dada.

 

A solução para os leds também.

Sugeri um conversor Buck com ajuste de correte.

 

De outra forma desperdiçaria muita energia, e energia é coisa que não está muito disponível: Potência em torno de 44W a 66W, segundo informações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas observe que o fórum é técnico.

Também me fale mais sobre a eletrólise. É pra banhar peças, bijuterias e etc? Ouvi dizer que é alta corrente e baixa tensão é isso?

 

abç

Me intrometendo....

Posso te falar sobre anodização de alumínio que também usa eletrólise.

 

Particularmente, a anodização usa ente 12 e 30V  por 1.500A, 2.000A, 3.000A dependendo da massa da peça a ser anodizada. (escala industrial)

 

Curiosidades:

O "banho" em anodização usa solução de ácido sulfúrico diluído em água a 15%  

 

Antes do banho, o alumínio é decapado em hidróxido de sódio (soda caustica) e e reação causada gera hidrogênio que dá pra fazer umas bombas sinistras com garrafa PET... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...