Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funcionamento Circuito.


DCK

Posts recomendados

é  um circuito   chato de expressar  seu comportamento  porém   não estou com meu proteus aqui  para   dar uma  resposta  concreta  mas pelo visto  o divisor de tensão  precisa  romper  ou  seja precisa passar da tensão de "alimentação "  ou diminuir  a tensão na  entrada não inversora  + para  te dar um resultado  na saída  estou  te  falando  assim de cara  sem  fazer um  analise  e o que   da pra entender  é que    uma  saída existente deste circuito  fica  negada   tipo quando uma for  +  a outra será - entende  porém só posso  te falar quando estiver em casa  etc...  na minha zona de conforto portanto vamos aguardar mas sugestões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tentei  simular aqui mas  achei o circuito  da maneira  que esta ligada  ruim  o que  pretende afinal  ter   um circuito comparador ou dois  ? quer que  um monitore  a subida e outro  a descida de tensão ? 

vamos  com calma .

  trabalhe  com um circuito  comparador de cada vez  no seu simulador  coloque lede  na saída para indicar  o que esta ocorrendo  se seu simulador  tiver voltímetro  use 

 veja esse exemplo de circuito deste link  http://www.sabereletronica.com.br/artigos-2/2149-cinco-solues-prticas-para-o-tcnico-de-campo?start=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é sério... tentei por vários segundos analisar este circuito mas me deu um meio nó no cérebro. Dá mais uma conferida ou fale onde/como/porquê/por quem este trem é usado. Ou no mínimo dá uma melhorada na distribuição dos itens.

o mais próximo que cheguei foi isso

seguidor_diferencial.gif

um ampop diferencial com seguidor de tensão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, segui novamente as trilhas na placa e encontrei uns componentes que não tinha colocado no esquema.

 

Preciso de um circuito que isole a tensão de entrada da tensão de saída e não altere o valor da tensão.

 

Se tiver a sugestão de alguma modificação no circuito ou algum outro circuito fico agradecido.

post-559235-0-61913400-1430410544_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo a fórmula é simples. Se R2=R1 e R3=R4,   V=(V1-V2)*(R4/R2). Ou seja Ganho = R4/R2. De fato digitei isso sem googlar. Peço a gentileza pra algum amigo teórico corrigir/confimar

 

Agora nos fale a aplicação prática disso. Quanto mais informação você passar, melhor. Que tipo de tensão quer condicionar? dc? ac? frequência? de onde vem? pra onde vai? etc.. Bola de cristal enferrujando, sacuméquié... Mesmo assim vou xutar...célula de carga ou de pressão? termopar? ponte de weatstone? nem passou perto da trave?

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo contra este?

seguidor_diferencial.gif

Se não for isolação galvânica (sem contato elétrico), ele faz o que você quer

(obviamente não precisa ser o velho guerreiro 741)

 

OS SINAIS DE ENTRADA DO 741 DA DIREITA ESTÃO TROCADOS. Corrigindo os sinais fica:

 

V = [R3 / (R2 + R3)] * [(R1 + R4) / R1] * V2 - (R4 / R2) * V1.

Esse é um amplificador diferencial.

Fazendo-se R1 = R2 e R3 = R4, o valor de V fica:

 

V = (R3 / R1) * V2 - (R3 / R1) * V1

V = (R3 / R1) (V2 - V1)

 

A tensão em V vale (R3 / R1) * a ddp entre V2 e V1.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme sugestão me baseei no circuito do amplificador diferencial para o circuito da minha placa e conforme a simulação no proteus deu certo mas tive que alterar o valor dos resistores R3 e R4 de 11k para 10k para ter a tensão na saída mas próxima da tensão de entrada.

 

Qual é a função destes capacitores no circuito?

post-559235-0-61873900-1430519473_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Melhorou um pouco. Falta dizer de onde vem a tensão (máquina industrial é muito vago), qual a faixa que vai medir, uV, mV, V? Já é linear? Que tipo de informação a tensão reflete? temperatura? pressão? peso? ou seja, tá muito vago mesmo. A saída nem precisa dizer que só pode ser de 0 a 5 né? Bom mas acho que nem precisa responder. Foi só curiosidade mesmo...

Quebrar seu galho: capacitor é um filtro pra não passar sinal de freq acima de determinado valor. O entre vcc e gnd é desacoplamento

de nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa Noite pessoal,

 

 

Estava um tempo fora, mas consegui montar o circuito na prática com uma fonte de 5v na entrada para simular o funcionamento mas não funcionou como deveria.

 

Ele deveria de funcionar conforme esquemático que montei no circuito 1 que está em anexo mas não funciona.

 

No esquemático do circuito 2 funciona normal, porém o circuito de entrada nos pinos 3 e 5 do amplificador operacional não ficaram completamente isolados da saída e também se alimentar o amplificador operacional com 5v a saída do amplificador operacional no pino 8 ficará limitada a uns 4 volts. 

 

O que será que pode estar errado ou como posso fazer a ligação?

 

 

post-559235-0-66165400-1435538852_thumb.

post-559235-0-77651400-1435538860_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

ola a todos satisfaçao em participar de mais um forum de eletronica sou um aficionado pela eletronica atualmente to enfrentando um desafio com uma mesa cnc para corte plasma ,

por enquanto o meu problema e o seguinte :

tenho uma fonte plasma com saida de 240v dc ,porém quando se inicia a partida na maquina vai existir uma alta frequencia na faixa de uns 20mhz com alta tensão de uns 10kva junto com esses 240vdc e justamente nesse ponto prciso coloar um divisor de tensão para monitorar esses 240vdc alguem tem ideia de como fazer isso isolando a parte da alta frequncia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, joao de lima e silva disse:

Olá a todos!

Satisfação em participar de mais um fórum de eletrônica

Sou um aficionado pela eletrônica e atualmente estou enfrentando um desafio com uma mesa CNC para corte plasma.

Por enquanto o meu problema é o seguinte :

Tenho uma fonte plasma com saída de 240v DC , porém quando se inicia a partida na maquina, vai existir uma alta frequência, na faixa de uns 20mhz, com alta tensão de uns 10kva junto com esses 240vdc, e justamente nesse ponto preciso colocar um divisor de tensão para monitorar esses 240vdc.

Alguém tem ideia de como fazer isso, isolando a parte da alta frequência ?

Bom dia, @joao de lima e silva

Desculpe a correção de algumas palavras, vírgulas e acentos na citação acima. Fica mais fácil de entender e o tio google encontrar. (sou do tipo contra internetez)

A parte sublinhada não entendi:

Tensão em Kva ?

 

Divisor de tensão pra quantos volts no circuito que vai monitorar?

A parte de alta frequência, não tem filtro que não resolva.

Perguntei sobre o divisor porque geralmente a tensão que vai ser monitorada vai ser 240V/x para obter a tensão máxima na entrada do circuito de monitoramento.

Exemplo:

Se for circuito microcontrolado, o máximo seria 5V.

Então:  240/x = 5 ... logo

x=240/5 = 48

 

Agora vamos calcular resistências:

calculo divisor de tensão resistores

Arduino e Cia: Calculadora Online - Divisor de tensão com resistores

 

Ajudou?

 

A filtragem pode ser capacitiva na saída, desde que coloque diodo Schottky para altas frequências

na entrada (Vin).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...