Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em OC no FX-8120


dollmaster

Posts recomendados

Galera, beleza? Bom, esse CPU em stock é 3.1GHz, mas eu queria saber como fazer um over para 3.6GHz. Eu sou novato nisso, então não entendo os passos. Agradeceria muito se pudessem me ajudar detalhadamente desde o que devo fazer na BIOS até como devo testar com segurança, pois tenho medo de fazer errado e queimar alguma coisa.

 

1 - Eu preciso realmente de um Water Cooler para fazer um over mais básico assim? Caso não, até qual frequência eu poderia colocar sem precisar do WC? Eu tenho um Cooler Master Hyper Tx3

 

intel-core2quad-q6600-2408mb-cachecooler

 

2 - A minha placa mãe é boa para suportar um over? Eu tenho uma M5A88-M

 

photo.jpg

3 - Sobre as memórias, queria saber se são boas. Tenho 2x4gb Corsair Xms3 2000MHz, mas percebo que pelo CPU-Z, elas não batem essa frequência.

 

Corsair-XMS3-2000MHz-8GB-2.jpg

 

G18NUV8.png?1

 

4 - Meu FX-8120, os parâmetros pelo CPU-Z.

 

d5kFdTB.png?1

 

5 - Minha GPU é a ASUS GTX 760 2gb DirectCU II

 

ASUS-GeForce-GTX-760-DirectCU-II-OC-with

6 - Minha fonte é a Corsair CX 750M

 

cxm750_sideview_a.png

 

Bom, sempre tenho a sensação de que esse sistema não está bem otimizado, então gostaria muito da ajuda de vocês para que eu possa melhorar a situação aqui. Não tenho conhecimento na área e peço que me ajudem com o máximo de detalhes possível para que eu faça corretamente. Se precisarem de mais detalhes da máquina para auxiliar no processo que devo seguir, só falarem. Agradeço muito a todos desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

para 3.6GHz você vai acessar a BIOS, provavelmente a função de overclock nessa placa chama-se "JumperFree Configuration" lá você vai procurar por "CPU Clock Ratio", esse é o multiplicador do CPU, devendo alterar manualmente para x18 para obter 3.6GHz, como o over é simples provavelmente não se incrementará vCore.

 

Seu Tx3 dá conta desse over simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, setei em 3.6 e a temperatura ficou 24º em idle e 50-55 em full load. Praticamente o que já estava antes. Mas percebi uma coisa chata ao jogar, thermal throttling. O CPU clock cai junto com o Vcore e isso faz os fps caírem pela metade por alguns segundos e aí volta. E fica nesse ciclo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por acaso está com o Turbo Core ativado na BIOS?? Se estiver, desligue pois além dele ser desnecessário quando se faz overclock, desligá-lo vai fazer com que o vCore diminua automaticamente sem necessidade de intervenção sua, reduzindo também a temperatura em alguns graus.

 

Esqueci de dizer, configure as opções de energia do Windows para desempenho máximo,o Windows também reduz clock para economizar energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...