Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

[Dúvida] Relação entre armazenamento e desempenho

Recommended Posts

Visitante

Bem, este é meu primeiro post no fórum do Clube do Hardware, essa dúvida realmente está me matando. Eu sempre gostei de procurar entender o funcionamento das coisas por debaixo dos panos, um dia fui questionado se a quantidade de arquivos (fotos, vídeos e etc) afetavam diretamente o desempenho do celular. Eu respondi baseado nos meus conhecimentos sobre desktops que não, só que um amigo que conhece melhor, disse que afeta sim, é muito mais trabalhoso pro android lidar com fotos, pois ele gera vários arquivos thumbs e etc, carrega para a memória... Enfim, o android possui um acesso diferenciado dos desktops à arquivos no armazenamento do celular? A quantidade de arquivos no celular realmente afeta seu desempenho? E em um desktop eu estou certo em dizer que não afeta? Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A melhor forma de elucidar a questão seria através de experimentos em um ambiente de teste. Mas nada impede de levantarmos algumas hipóteses:

1. O fato de ter um número maior de arquivos, implica num uso maior de memória e processador em situações que esses arquivos são listados. Num aplicativo que suporta compartilhamento de imagens, a listagem destes arquivos pode ser mais demorada.
  2. Esses arquivos podem continuar em memoria em quanto tal aplicação estiver rodando, afetando a memória do sistema.
  3. O próprio sistema operacional (Android) pode deixar parte desses arquivos em memória para permitir um acesso mais rápido. Com menos memória o desempenho pode ser afetado.
  4. Widgets Android associados a exibição de imagens podem ficar mais lentos caso a pasta de imagens tenha muitos arquivos.
  5. Qualquer aplicativo que use tal listagem de imagens pode ter um carregamento mais lento.

O problema dessa pergunta é que também depende dos aplicativos, widgets instalados no celular, assim como a qualidade da implementação de programas de terceiros.

São muitas hipóteses. Só um teste ou referência oficial poderia atestá-las ou refutá-las!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais