Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema GTX 970 SLI - GTA V


Posts recomendados

Olá amigos, 

Tudo bem?

Possuo um computador com as seguintes configurações:

Intel Core i7-4790k 4.00GB
16,00 GB de RAM DDR3
SLI GTX 970 4GB Gigabyte G1 Gaming
Placa mãe Asus Maximum VII Hero
Windows 8.1 Original

PC este, que investi uma quantia considerável de dinheiro para rodar os meus jogos.
Atualmente, estou jogando o GTA e gostaria muito que ele rodasse no máximo possível a 60FPS, em Full HD, não precisa ser 4K não.

Infelizmente, estou tendo MUITAS dificuldades de rodar o jogo a 60FPS e mesmo assim, tenho de desliga o MSAA 8x. 
No Geforce Experience, ele me recomenda não usar o MSAA e NEM colocar os gráficos no Máximo, isso me desapontou um pouco.

Ao pesquisar um pouco mais os vídeos e relatos de outros proprietários de SLI GTX 970, percebi que a maioria roda a 60FPS sem problemas, e alguns até usam 4K ao invés de Full Hd.
Será que estou fazendo alguma coisa errada ou esses vídeos que são enganosos?
É estranho que com duas placas super potentes como essas não esteja dando conta do recado.

Fiquei um pouco impressionado com o uso de Ram do jogo, essa quantidade é normal? Às vezes passa dos 15gb de uso.
Segue uma imagem em anexo com algumas informações gravadas com o MSI Afterburner

edJ8LIv.jpg?1

Segue também alguns links com vídeos com testes da SLI 970 no GTA V com 4K com FPS a 60 ou próximo:





Espero que possam me ajudar.

Muitíssimo obrigado e um grande abraço!

PS: já habilitei e desabilitei o SLI várias vezes e continua essa queda de frames.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é isso mesmo. Eu tenho um setup GTX 970 SLI também, mas no meu caso é um pouco pior pois eu rodo em 3440x1440 ultra-wide. Não é 4K, mas dá umas 2.5x o número de pixels de Full HD. Se ligar tudo no máximo fica rodando em torno de 20fps em cenas simples, como aquele começo do jogo de explodir o cofre.

 

Nos settings, quanto que o ele está falando que ele está usando de mémória gráfica? Não pode deixar de jeito nenhum passar de 8GB se você quiser ter um frame rate decente, pois caso contrário o jogo vai ter que ficar transferindo coisas entra a RAM a a VRAM o tempo inteiro durante gameplay pelo bus PCI Express, o que é várias ordens de magnitude mais lento do que acessar um dado na VRAM diretamente. Palpite meu agora, mas no caso da GTX 970 em SLI, acho bom manter abaixo ou perto dos 7GB, para ficar abaixo de 3.5GB por placa, para não bater naqueles 512MB mais lentos da placa que o pessoal tanto reclama por ai.

 

O lance é desencanar um pouco, escolher se você prefere rodar em 30fps com mais detalhes ou 60fps com menos, e aproveitar o game. Isso, ou comprar duas Titan X. Mas olha só que interessante, confirmado por um cara da EVGA. Se você não tiver pelo menos 24GB de RAM, a performance de uma Titan X sofre:

 

http://forums.evga.com/System-Requirements-for-Titan-X-m2310062.aspx

 

Imagino que para fazer um SLI de Titan X precise de mais ainda. :) 

 

Ou seja, é desencanar, ou ter um bolso sem fim. Talvez um SLI de 980 Ti no segundo semestre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante como parecemos longe disso tudo, não é? Mesmo gastando grana ainda falta muita coisa pra chegar ao máximo.
Algumas pessoas me aconselharam a reduzir ou desativar as opções que estão em 'Gráficos avançados' principalmente as que tem haver com sombras. Essas opções pesam muito o jogo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante como parecemos longe disso tudo, não é? Mesmo gastando grana ainda falta muita coisa pra chegar ao máximo.

Algumas pessoas me aconselharam a reduzir ou desativar as opções que estão em 'Gráficos avançados' principalmente as que tem haver com sombras. Essas opções pesam muito o jogo?

MSAA, FSAA e semelhantes, visam acabar com serrilhados e pedem muito processamento.. Quem faz isso é a GPU.. Num monitor FullHD, já acho meio desnecessário, pois é poder de processamento, jogado fora.. Sombras, também entram nessa categoria, pois são calculadas em relação a fonte de luz (andei pesquisando :P )..

 

Creio que a melhor forma é você ir testando e ver até aonde é viável.. Tentar balancear qualidade gráfica e desempenho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos settings, quanto que o ele está falando que ele está usando de mémória gráfica? Não pode deixar de jeito nenhum passar de 8GB se você quiser ter um frame rate decente, pois caso contrário o jogo vai ter que ficar transferindo coisas entra a RAM a a VRAM o tempo inteiro durante gameplay pelo bus PCI Express, o que é várias ordens de magnitude mais lento do que acessar um dado na VRAM diretamente. Palpite meu agora, mas no caso da GTX 970 em SLI, acho bom manter abaixo ou perto dos 7GB, para ficar abaixo de 3.5GB por placa, para não bater naqueles 512MB mais lentos da placa que o pessoal tanto reclama por ai.

OP, ignore esse cara. Ele claramente não tem ideia do que fala. Só alguem não entende de computadores diria que "não pode deixar de nenhum jeito passar de 8gb...". Não é assim que SLI funciona (pelo menos com DX11). Se você tem 1 placa de 4gb, tem 4gb de VRAM, se tem 2 de 4GB, então você CONTINUA COM 4GB; não dobra.

 

Mas voltando ao tópico, repare uma coisa: olhe a porcentagem de uso de cada GPU no seu caso VS nos vídeos que você postou. O problema não você ter um hardware fraco, longe disso! O problema é que ele não está sendo totalmente utilizado. E você sabe qual é o motivo? Simples: olhe só seu consumo de VRAM: 14gb. Bolas sagradas, nem a Titan X consegue aguentar isso! Retire esse seu MSAA, deixe no máximo em 2x. Ai sim você vai ver as coisas rodando direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OP, ignore esse cara. Ele claramente não tem ideia do que fala. Só alguem não entende de computadores diria que "não pode deixar de nenhum jeito passar de 8gb...". Não é assim que SLI funciona (pelo menos com DX11). Se você tem 1 placa de 4gb, tem 4gb de VRAM, se tem 2 de 4GB, então você CONTINUA COM 4GB; não dobra.

 

Mas voltando ao tópico, repare uma coisa: olhe a porcentagem de uso de cada GPU no seu caso VS nos vídeos que você postou. O problema não você ter um hardware fraco, longe disso! O problema é que ele não está sendo totalmente utilizado. E você sabe qual é o motivo? Simples: olhe só seu consumo de VRAM: 14gb. Bolas sagradas, nem a Titan X consegue aguentar isso! Retire esse seu MSAA, deixe no máximo em 2x. Ai sim você vai ver as coisas rodando direito.

 

Sorry dude, mas se você pelo menos tivesse entrado no GTA V ou em outro jogo da Rockstar (Max Payne 3, por exemplo) numa configuração SLI você teria visto que o medidor de uso de VRAM do jogo reporta em relação ao total das duas placas. Creio que você que nunca entrou num destes games numa configuração SLI. O meu ponto de não deixar de passar de 8GB foi simplesmente ter um jeito prático no GTA de não começar a penalizar a performance do game em relação ao indicador de uso de VRAM do próprio game. Olhe o video acima das Titan X no timestamp 12:20. Você vai ver que com 4 Titan X o GTA reporta 48 GB de VRAM. 

 

Mas note que em momento nenhum eu falei que em SLI você simplesmente tem o dobro de VRAM disponível para o game. Quem assumiu isso foi você. Aliás, quando você pensa um pouco sobre a arquitetura de placas gráficas é um tanto quanto óbvio que isso não tem como acontecer pois o modo mais comum de se programar em SLI é num modo chamado Alternate Frame Rendering, onde cada placa renderiza frames alternadamente. Isso só é possível se todas as texturas e todas as outras coisas necessárias para criar cada frame estejam presentes em ambas as placas simultanemente. Acho que todo mundo pode aprender através de uma troca respeitosa de informação aqui, mas comentários como o seu não ajudam em nada a incentivar essa troca. 

 

Peace. Out.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, boa tarde.

 

Possuo uma configuração um pouco mais fraca que nosso amigo do post. Estava pensando em fazer um SLI de 970, ja possuo uma g1 gaming.

 

Impressionante como parecemos longe disso tudo, não é? Mesmo gastando grana ainda falta muita coisa pra chegar ao máximo.
Algumas pessoas me aconselharam a reduzir ou desativar as opções que estão em 'Gráficos avançados' principalmente as que tem haver com sombras. Essas opções pesam muito o jogo?

 

Agostinibng, eu li tudo, mas no fim queria saber se vale a pena usar SLI nesse jogo ou não? Com tudo no ultra em full hd ainda possui muitas quedas no fps (abaixo dos 30)? e por conta do meu processador ser um pouco mais fraco que o seu, pode comprometer no desempenho do SLI? No ultra ocupa quantos Gb de vram?

 

 

Intel Core i5-4690k
8,00 GB de RAM DDR3 1333mhz
GTX 970 4GB Gigabyte G1 Gaming oc
Placa mãe gigabyte z97x sli
Windows 7 ultimate

fonte Seasonic 860w platinum


Eu consigo rodar esse jogo entre 30-60 fps com as configurações recomendadas do nvidia experience, e mesmo assim, nas regiões de muita vegetação, cai para 30 travado. :/

 

Já no The witcher 3, nao sai dos 60 fps, so com chuva na cidade cai para 45 no minimo. Isso com tudo no ultra e o nvidia hairworks desligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que muito acham que é desperdicio são mais que 8gb de ram para games, enfim, o sistema operacional se otimiza com o máximo de ram que você tiver, se tiver 8GB, ele vai pegar uma certa porcentagem para botar o sistema para rodar fluido e o resto livre, e com 16GB a margem aumenta, assim o sistema pode pegar ainda mais ram pra otimizar o uso, assim em um pc com 8GB o sistema usa 2 ~ 3GB em um 16, deve usar 5 ~ 6 GB. Veja se toda esse uso de memória ram é usada pelo jogo, o rode em modo janela e veja pelo gerenciado o quanto exatamente ele usa. Teste desativando o sli e deixando apenas uma placa, e coloque tudo no ultra, veja se ela vai aos 99% ou se vai ter gargalo. E como vi bastante, o sli geralmente tem uma porcentagem de uso menor do potencial das placas dependendo do jogo e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...