Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistência de fio


Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou com um monte de fios coloridos. Alguns são de cabo de monitor, eu acho. Não são sólidos, são flexíveis. Bem finos. Pensei em aproveitá-los para jumpers de protoboard (ou para jumpers em circuitos fixos mesmo). Tenho os pinos e o espaguete termo retrátil para confeccionar os conectores machos adequados à protoboard. Mas agora estou hesitando. Os aspecto dos fios está me parecendo fino demais. É difícil enquadrá-los visualmente na tabela AWG. O multímetro digital, para pedaço de quase 1 metro, deu 1 Ohm.

 

Comentários?

 

Seria muito interessante eu saber até onde posso ir com eles, para não haver esquentos e acidentes ou inadequações. Estou imaginando que teria de montar um circuito para observar o comportamento da corrente. Alguém sabe dizer algo específico a respeito desses fios?

 

5V * / 1Ω = 5A

 

12V * / 1Ω = 12A

 

Talvez eu não tenha por que me preocupar, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem desses cabos já prontos e muito baratos para protoboard.

Tem com pontas macho (pinos) ou fêmeas (tubinhos).

http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=Dupont+Cable&_sop=15&_from=R40&LH_BIN=1&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.X40pcs+Dupont+Wire+Color+Jumper+Cable+2.54mm+1P-1P+Female-Female+For+Arduino.TRS0&_nkw=40pcs+Dupont+Wire+Color+Jumper+Cable+2.54mm+1P-1P+Female-Female+For+Arduino&_sacat=0

 

Em protoboard deve-se evitar correntes maiores que, digamos, 1A e frequências maiores que uns 200kHz.

 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem desses cabos já prontos e muito baratos para protoboard.

Tem com pontas macho (pinos) ou fêmeas (tubinhos).

 

  link para eBay

 

Eu sei que tem. Apesar de que ainda não tinha visto tão barato.

 

Mas vou treinar um pouco de solda...

 

Em protoboard deve-se evitar correntes maiores que, digamos, 1A e frequências maiores que uns 200kHz.

 

Com essa sua resposta, acho que fiquei mais tranquilo; não vou precisar de fios para correntes maiores e muito provavelmente essa resistência não vai atrapalhar com diferenças relevantes nos projetos de circuitos. Concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Esses fios fininhos de cabos de PC, ou fios que tem em sucatas de aparelhos eletrônicos como TV e rádio.

Servem muito bem para se usar na proto board em com transistores e circuito integrados.

É só não querer ligar cargas grandes como motores, Lâmpadas e transformadores que consomem mais de 1A.

No proto board eu costumo usar aqueles fios de cabos de telefone, são fáceis de encontrar e fácil de enfiar nos buraquinhos já que são duros e não tem aqueles "cabelinhos".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desmontei um cabo de monitor com defeito. Para minha tristeza, os fios são de "cabelinhos". Mas eu tenho os conectores e o termo-retrátil, então vou confeccionar jumpers, com solda.

 

Fio de telefone rígido, AWG 26, acho fino demais, inadequado para o contato direto nos furos da protoboard..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se precisar medir, use um micrômetro. 

Não é mais tão caro assim. Talvez mais barato que o produto de sua figura.

Eu pesquisei no mercadolivre e vi esta oferta. Não conheço o vendedor, portanto não sei sua reputação.

Serve apenas de informação.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-747342993-micrmetro-externo-de-25-a-50-x-001mm-_JM

 

Observe que nos fios para transformadores, a espessura do verniz isolante não é desprezível, se comparada a fios finos.

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o micrômetro para medir a espessura dos fios bem finos e folhas de papel para "gaps" em transformadores, apesar do paquímetro metálico até poder medir, mas com menos precisão que o micrômetro. Uso o paquímetro metálico para medir a partir de 0,7mm.

O paquímetro de plástico é mais barato, mas não tem precisão. Não presta para determinar os décimos de milímetro.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...