Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ventoinha da fonte nao gira


Ir à solução Resolvido por Éduard Kovasc,

Posts recomendados

alguem poderia me ajudar comprei uma fonte corsair 850w rm850 plus gold nao tive problemas algum com ela, mas depois de 3 meses fui fazer um limpeza e reparei que a ventoinha nao se mexe nem depois do pc 3h ligado, queria saber se isso e normal ou pode me causar problemas futuramente. nao tive problemas do pc desligando nem nada mas fiquei preucupado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

alguem poderia me ajudar comprei uma fonte corsair 850w rm850 plus gold nao tive problemas algum com ela, mas depois de 3 meses fui fazer um limpeza e reparei que a ventoinha nao se mexe nem depois do pc 3h ligado, queria saber se isso e normal ou pode me causar problemas futuramente. nao tive problemas do pc desligando nem nada mas fiquei preucupado.

 

 

Isso é normal, amigao.

 

Eu tenho uma Corsair AX1200i e o cooler dela só gira quando eu ligo o PC e depois desliga.

 

No caso, isso é uma nova tecnologia para condicionamento de energia.

 

Ela só vai começar a girar se seu sistema estiver consumindo mais que 400w e,

mesmo assim, após o resfriamento, o sensor voltará a se desligar.

 

No caso do amigo acima que alega que a dele "parou" de girar definitivamente,

certamente foi problema na fonte que tinha ou não essa tecnologia.

 

Se a garantia da Loja trocar a fonte, é por que o pessoal da área é leiga,

por que a fonte virá a mesma coisa, desde que tenha essa tecnologia.

 

Se você encaminhar para o RMA da Corsair (que é otimo, por sinal),

vão verificar a ausencia de problemas, vão te informar o que ocorre

e você gastará grana de frete em vão.

 

Se a versão da sua fonte tiver Corsair Link, você pode setar atraves do software

para que ela fique girando a todo o momento, mas basta deixar o RPM a 50% apenas.

 

Eu uso um SLI de GTX770DC2.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem poderia me ajudar comprei uma fonte corsair 850w rm850 plus gold nao tive problemas algum com ela, mas depois de 3 meses fui fazer um limpeza e reparei que a ventoinha nao se mexe nem depois do pc 3h ligado, queria saber se isso e normal ou pode me causar problemas futuramente. nao tive problemas do pc desligando nem nada mas fiquei preucupado.

É isso que acontece quando você compra uma PSU da série RM. Você pagou justamente para que o fan não ligasse; essas fontes possuem "silêncio" como foco principal do design. O fan só vai ligar se for absolutamente necessário, algo que dificilmente vai ocorrer em um PC normal.

 

A menos que você tenha Crossfire de R9 290x. Nesse caso, ai sim tem problema. Mas qualquer coisa abaixo, e esse é o comportamento esperado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

alguem poderia me ajudar comprei uma fonte corsair 850w rm850 plus gold nao tive problemas algum com ela, mas depois de 3 meses fui fazer um limpeza e reparei que a ventoinha nao se mexe nem depois do pc 3h ligado, queria saber se isso e normal ou pode me causar problemas futuramente. nao tive problemas do pc desligando nem nada mas fiquei preucupado.

Ai cometestes dois deslizes...

O primeiro foi o de dimensionar sua fonte para mais que o dobro do que sua config demanda, numa total cegueira. Essas fontes só começam a alimentar o fan acima de 40% da demanda final. Isso significa que sua config sequer está chegando a demandar 850 x 0,40 = 340 Watts e que você tem ai 510 Watts de energia armazenada que jamais vais te valer dela.. Desperdício total de grana. E não pense que essa é uma boa maneira de dimensionar fonte, de garantir que ela terá vida mais longa porque não é.. Garantir vida mais longa envolve proteger eletricamente essa fonte contra surtos de tensão.  Mais grana ai...

 

O segundo, muito comum ao comprador afoito, é sequer ter se informado sobre a fonte e sequer ter lido seu manual onde claramente isso dai é informado..

 

Dê uma olhada:

Zero%20RPM%20fan%20mode%20RM850_zpsmukx4

 

Confira: http://www.corsair.com/pt-br/rm-series-rm850-80-plus-gold-certified-power-supply

 

Mas nem se preocupe, isso acontece com os desatentos..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai cometestes dois deslizes...

O primeiro foi o de dimensionar sua fonte para mais que o dobro do que sua config demanda, numa total cegueira. Essas fontes só começam a alimentar o fan acima de 40% da demanda final. Isso significa que sua config sequer está chegando a demandar 850 x 0,40 = 340 Watts e que você tem ai 510 Watts de energia armazenada que jamais vais te valer dela.. Desperdício total de grana. E não pense que essa é uma boa maneira de dimensionar fonte, de garantir que ela terá vida mais longa porque não é.. Garantir vida mais longa envolve proteger eletricamente essa fonte contra surtos de tensão.  Mais grana ai...

 

O segundo, muito comum ao comprador afoito, é sequer ter se informado sobre a fonte e sequer ter lido seu manual onde claramente isso dai é informado..

 

Dê uma olhada:

Zero%20RPM%20fan%20mode%20RM850_zpsmukx4

 

Confira: http://www.corsair.com/pt-br/rm-series-rm850-80-plus-gold-certified-power-supply

 

Mas nem se preocupe, isso acontece com os desatentos..

Na verdade, o ideal é justamente comprar uma fonte que seja o dobro do consumo (um pouquinho a mais até...), devído à curva de eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade, o ideal é justamente comprar uma fonte que seja o dobro do consumo (um pouquinho a mais até...), devído à curva de eficiência.

Isso se seu PC ficar sempre com a demanda máxima.. Na maior parte do tempo a config vai demandar cerca de 40% dessa potência máxima, ou menos até se a vazio...

Pura grana posta fora dimensionar a fonte com o dobro da demanda de pico...

Mas cada um cada qual...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o ideal é justamente comprar uma fonte que seja o dobro do consumo (um pouquinho a mais até...), devído à curva de eficiência.

 

Ai cometestes dois deslizes...

O primeiro foi o de dimensionar sua fonte para mais que o dobro do que sua config demanda, numa total cegueira. Essas fontes só começam a alimentar o fan acima de 40% da demanda final. Isso significa que sua config sequer está chegando a demandar 850 x 0,40 = 340 Watts e que você tem ai 510 Watts de energia armazenada que jamais vais te valer dela.. Desperdício total de grana. E não pense que essa é uma boa maneira de dimensionar fonte, de garantir que ela terá vida mais longa porque não é.. Garantir vida mais longa envolve proteger eletricamente essa fonte contra surtos de tensão.  Mais grana ai...

 

O segundo, muito comum ao comprador afoito, é sequer ter se informado sobre a fonte e sequer ter lido seu manual onde claramente isso dai é informado..

 

Dê uma olhada:

Zero%20RPM%20fan%20mode%20RM850_zpsmukx4

 

Confira: http://www.corsair.com/pt-br/rm-series-rm850-80-plus-gold-certified-power-supply

 

Mas nem se preocupe, isso acontece com os desatentos..

nao nao foi descuido meu pro mais leigo que eu seja comprei pensando em fazer futuros upgrades com ela ok?

obs tambem o manual nao tem em ptbr pelo menos nao na versao que me enviaram 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...