Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
PPK2

Sugestão para patrocínio de algumas entidades ao Forum Clube do Hardware

Recommended Posts

Boas

Não é que possa ajudar o Forum neste sentido pois não moro no Brasil, nem tenho conhecimentos ai, mas venho só dar uma sugestão no sentido de que se alguém é Proprietário, Administrador, Diretor, funcionário de alguma loja, cadeia, grupo, etc de lojas de informática que poderiam fazer uma parceria com o Forum.

Financiando o Forum de alguma forma e o Forum indicar esses mesmos parceiros.

Poderiam expor novos produtos.

Criar Tópicos relacionados com os mesmos.

Enfim daqui poderiam surgir novas opiniões/sugestões.

Atenção que é mera sugestão minha, cabendo todo o parecer aos Administradores, em Especial ao Srº Gabriel Torres.

Abraço a todos

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@PPK2

É uma luta constante nossa conseguirmos anunciantes para o nosso site/fórum. Todos consideram o Clube do Hardware um site de referência, mas na hora de abrir a carteira, que é bom... Ficamos tristes com empresas de tecnologia que gastam centenas de milhares de reais em propagandas na TV mas falam que não têm verba para anunciar em nosso site. Querem divulgação de graça, como se não tivéssemos custos e como se fossemos uma instituição de caridade... Inclusive operamos no prejuízo na maior parte de 2014 e inclusive chegamos a cogitar encerrar nossas atividades.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Essa "parceria" se daria na forma de anúncios, mas tem os dois lados.

Primeiro, fabricantes, distribuidores e lojas que não querem anunciar em veículos online, embora gastem fortunas em mídias tradicionais (TV, revistas de papel, etc). Parecem achar que as mídias tradicionais são "profissionais" enquanto os sites especializados seriam geridos por hobby por adolescentes que moram com os pais...

Em segundo lugar, muitos leitores não colaboram. A colaboração mínima que se pede é que vejam as propagandas, pois é a visualização dessas propagandas que sustenta o site. Daí o pessoal instala adblock, e não se dão conta de que isso ferra com os sites que gostam de acessar.

Agora, algo que não fazemos é misturar propaganda com teste. Nossos testes são isentos, os produtos são recomendados se são bons, não importando se o fabricante ou distribuidor é anunciante ou não. Mas parece que alguns fabricantes misturam as coisas, acham que só podemos publicar elogios...

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, aproveitando que isso é uma dúvida comum entre alguns membros.

Já foi feita alguma medida entre telespectadores vs leitores internautas a uma propaganda ? Dizem que na TV é mais cara porque atinge um maior número de pessoas. Já na internet, como o google ADS, facebook, a eficiência é menor. Confere ? Já fizeram essa análise ?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendo a vossa situação e ponto de vista.

Simplesmente pensei que poderiam tentar ter alguma parceria com lojas de revenda físicas ou online.

A ideia foi tirada dum Forum Português no qual eu também sou membro, esse mesmo Forum proibia os membros de mencionarem nomes de lojas/superfícies comercias, etc, sobe pena de serem banidos, neste momento pode-se mencionar 6 dos nomes dos patrocinadores, estes por si tem um espaço na página principal onde podem expor novos produtos, promoções, vales de desconto, etc, vindo por este meio a ganharem mais clientes.

Mural da história todos saem a ganhar.

@Gabriel Torres, Poderei mandar por PM o link do site só para dar uma vista de olhos se assim o entender.

Um abraço, fiquem bem. 

Compartilhar este post

Link para o post

@PPK2 estamos no ar desde 1996, portanto há quase 20 anos. Salvo raríssimas exceções, lojas e distribuidores não têm interesse em anunciar em nosso site. Não foi por falta de atividade comercial da nossa parte. Até o ano passado tínhamos uma pessoa responsável por entrar em contato com estabelecimentos comerciais para anunciarem em nosso site. Tivemos que dispensar esta pessoa pois o valor dos anúncios trazidos não pagava o salário deste funcionário. Exatamente.

@anjoed a audiência de TV, de revistas e jornais é estimada, enquanto que a audiência da internet é de fato aferida. Na estimativa que fazem para as demais mídias, os números são artificialmente inflados. Por exemplo, para mídia impressa eles pegam a tiragem e multiplicam por quatro para dar o número de leitores, porque, segundo eles, "em média quatro pessoas lêem um mesmo jornal ou revista". Obviamente isto cria uma enorme distorção, porque é puro "chute". Portanto, os números de audiência de outras mídias não são comparáveis aos da internet, pois é comparar um número "chutado" com um número real. E os números reais são menores. No caso específico da TV, o Ibope mede a audiência em uma amostragem de residências na cidade de São Paulo. Isso gera várias distorções, como se a amostragem é grande o suficiente, e se o gosto de pessoas da cidade de São Paulo é o mesmo do resto do país. Além disso, é aferido dessa forma apenas o conteúdo veiculado na cidade de São Paulo. Eu estou estudando econometria em meu mestrado, e posso dizer que a amostragem é realmente grande suficiente para podermos daí podermos criar um modelo, porém, o número continua sendo uma estimativa, ou um "chute científico".

Além disso, nas demais mídias, não há como aferir o retorno real. Na internet, ou a pessoa clica ou não clica na propaganda. Nas demais mídias, como saber quantas pessoas consumiram o produto por causa da propaganda? Não há como clicar em uma página de revista ou anúncio na TV. Porém, o anunciante consegue mensurar de outras formas (aumento na receita e/ou pedidos), mas, novamente, não haverá um valor preciso, sempre será uma estimativa (pois o aumento pode ter sido por outros fatores, além de normalmente campanhas grandes serem veiculadas em várias mídias diferentes, então fica-se sem saber qual delas realmente foi a que aumentou o faturamento).

Outro fator é que os grupos de mídia querem manter o preço do espaço publicitário lá em cima. Com isso, as agências de propaganda, que ganham 20% de comissão sobre o valor gasto com mídia, preferem sempre anunciar onde é mais caro, e não necessariamente onde é melhor para o anunciante.

Isso aí é uma discussão muito mais longa e você pode pesquisar na internet ou perguntar a algum conhecido que tenha estudado marketing para te explicar melhor.

Abraços!

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@anjoed, obviamente o número de pessoas que veem uma propaganda de TV é maior do que as que veem uma propaganda em um site, simplesmente porque muito mais pessoas estão com uma TV ligada do que o número de pessoas acessando um determinado site.

A questão é a qualidade desta audiência, pois a pessoa que assiste TV pode não estar prestando atenção no comercial, ou mesmo pode ter levantado para ir ao banheiro. Isso o "ibope" não leva em conta.

Além disso, ao passar um comercial de algo específico na TV, apenas uma pequena parcela dos telespectadores atingidos têm interesse.

Já no caso de um site como o CdH, boa parte dos leitores é entusiasta ou profissional de informática. Você pode até atingir menos gente, mas tem a possibilidade de atingir mais pessoas interessadas no seu produto.

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeita a discussão. Só queria complementar que muitas lojas online hoje em dia, quando você faz o cadastro ou compra um produto, pedem para que selecione de onde você ouviu (leu) falar delas. Na maioria das lojas de informática está lá escrito "Clube do Hardware" como uma das variáveis. Então, se você obteve tal recomendação aqui, tanto no site quanto no fórum, seria interessante marcar a opção correta. Pois isto é pesquisa de mercado e estimula os anunciantes.

Quanto ao Adblock, tenho minhas ressalvas. Banners como antigamente eram menos intrusivos.

[]'s

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Pois @Gabriel Torres é pena que seja assim, ainda por cima quando o Forum até tem uma secção (Recomendações de serviços e lojas ).

Por mim riscava essa secção do Forum e proibia os usuários de recomendarem qualquer nome de loja.

Atenção que é apenas uma opinião minha.

Abraços

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico é muito bom, me fez rever meus conceitos sobre o Clube do Hardware mais uma vez, e para melhor.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais