Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda a entender chaves liga/desliga


Posts recomendados

Sim, eu consigo, mas me parece ter sido esse o tema da casa seu.. Por isso não vou te atrapalhar, tirar a sua chance de mostrar que sabes, que aprendestes. É simples e está fácil de explicar.. É só seguir cada botão, contato etc..

Me explica pfvr então....preciso fazer um relatório de como funciona olhando o circuito só q to com muita dificuldade...desde ja agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É quase que intuitivo.. Imagine esses fios como sendo canos de água vais ver que de cara, na botoeira "liga" já não vai passar a água, a não ser que apertes essa botoeira (vai deixar passar a água ou a corrente) que vai entrar no relé que fará com que esse relé mude de posição em seus contatos.. e assim por diante, experimente...

 

A analogia com a água facilita o entendimento...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é uma memória mecânica. Passa corrente por 'botoeria desliga' e 'cm nc' , led vermelho aceso. Ao pressionar 'botoeira liga', acontece a mágica: rele fecha 'cm no'. Como está em paralelo com 'botoeira liga', mesmo se soltar esta, o relé se manterá atracado pela 'cm no'. Led amarelo continua aceso. Com esta explicação você tira nota 7. Pra tirar um 10, me explique como apagar o led amarelo e porque apaga.

 

Nota 3 se seu professor for membro deste forum

 

me fez lembrar...

de fato este foi um dos 1ºs circuitos que bolei há.... muitas décadas . Pra desligar, dava um curto rápido na bobina do relé. Claro tinha R em série. Aí... compartilhe isso com teu professor... e EXPLIQUE porquê desliga o relé. Quem sabe tira um pontinho a+

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jean Faria_718243

Talvez você esteja com dificuldade de entender porque você ainda não fixou a funções do contatos.

 

NO vem do Inglês Normally Open  ou NA Normalmente Aberto

 

NC vem também do Inglês Normally Closed ou NF Normalmente Fechado

 

Esses contatos são normalmente abertos ou fechados quando o rele está desligado, quando está ligado eles invertem de posição, o aberto fecha e o fechado abre.

 

Botoeiras são manuais e só invertem seus contatos quando acionadas manualmente.

 

Em elétrica e  automação industrial isso é chamado de selo.

 

Como seu cadastro no fórum é novo, eu também não vou te dar a resposta de mão beijada, com as informações dadas pelos outros colegas, é só pensar um pouco que dá para entender e montar o relatório.

 

 

Nota 3 se seu professor for membro deste forum

 

 

kkkkk Isso foi engraçado, mas é bem provável que esse professor seja membro desse fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...