Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe e Chipset [Dúvidas]


Posts recomendados

Olá senhores. Gostaria, primeiramente, de agradecer aos membros deste fórum que sempre me ajudaram da melhor forma possível. Preciso mais uma vez da ajuda de vocês. Segue, resumidamente, a configuração do meu PC:

Intel Core i7 920 2,66Ghz

Placa Mãe Intel Extreme DX58S0

6GB de RAM Kingston 1333

HD 500 GB Samsumg

Fonte C3 tech DSA-500 VE

GTX 550Ti

Passei muito tempo com esse PC, dinheiro que não me arrependo, mas infelizmente a placa mãe morreu. Como hoje tenho outras prioridades, não poderei gastar muito, por isso decidi comprar um AMD FX 6300. Pesquisei e vi que ele é um bom custo benefício. Foi aí que o problema começou. Antes eu pensava que placa mãe não influenciava praticamente em nada no desempenho para os jogos. Para mim, bastava apenas checar o socket do processador, caso fosse compatível, bastava. Bom, por acaso pesquisando sobre qual seria a melhor Mobo para o processador, me deparo com Chipset, Vrm, digi+vrm, tudo isso que poderia levar em conta. Daí o motivo da criação do meu tópico. Às perguntas:

1) Li que para os processadores FX, o mais recomendado são chipsets da série 9, que foram feitos para ele. Isso procede? O chipset pode limitar o desempenho do processador mesmo o processador sendo compatível com a placa mãe (no caso uma placa AM3+, com FX 6300, mas com chipset 760)?

2) Existe chipset recomendado para cada processador? Seja Intel ou AMD?

3) Existe uma quantidade de fases (VRM) que uma placa precisa ter para suportar melhor um FX? Como eu verifico quantas fases a placa tem se nos sites de compras, nas especificações, não mostram esse tipo de detalhe?

4) Qual a placa mais recomendada (custo X beneficio) para o FX 6300, visando um possível upgrade em um futuro para um FX 8350? E porquê?

5) Cada vez que lançam novos processadores, novos chipsets são lançados para serem usados com eles?

Gostaria mais uma vez de agradecer a todos. Me desculpem ter escrito tanto. Uma ótima semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Procede. A questão em si, não é o chipset, mas a gambiarra que a AMD fez, pra possibilitar que placas-mãe mais antigas, suportassem os FX.. Aí você tem uma placa-mãe de 2008 ~ 2009, rodando um processador de 2013, que tem características bem diferentes, daquela para a qual a placa-mãe foi projetada.. A placa-mãe não suporta a CPU e é forçada a "estrangular" o mesmo, pra não super-aquecer seu VRM.. 90% dos problemas entre FX + Chipset 760, é por causa disso..

 

 

2 - Basicamente, você vai usar o chipset que foi lançado junto com o processador. De forma generalista, a coisa do soquete ainda funciona..

 

 

3 - É difícil de achar.. Eu uso essa tabela

 

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/pub?key=0AgN1D79Joo7tdE9xMUFlMEVWeFhuckJEVF9aMmtpUFE&gid=4

 

É montada por entusiastas e gente que vive mexendo em PC.. O ideal são as 8+2, como a do link abaixo

 

http://www.kabum.com.br/produto/27267/placa-mãe-gigabyte-p-amd-ga-990xa-ud3-am3-box

 

Para um 6300, nem seria tão necessária, mas para os AMD de 8 núcleos são quase obrigatórias..

 

 

4 - Respondi acima.

 

 

5 - Sim, Cada geração integra novas funções e só os chipsets lançados com eles podem dar suporte a essas funções..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RS Farias, desde já muito agradecido pelas respostas. Realmente sanou minhas dúvidas. Olharei isso também. Gostei da mobo que você me enviou, muito completa. Como disse, tenho a intenção de dar um upgrade no processador quando a situação financeira melhorar.

Fica com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...