Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena upgrade de Pentium 4 3.0ghz para Pentium D945 3.4ghz?


Ir à solução Resolvido por brubeiro,

Posts recomendados

Fala ae pessoal,

estou com um computador velhinho que está encostado em que eu venho fazendo alguns upgrades nele, como aumentar a memória e colocar uma placa de video. Segue abaixo suas configurações:

 

Pentium 4 3.0ghz

4GB ram ddr2

500GB Hd

Geforce 210 1GB DDR3

Placa mãe intel D945GNT

windows 7 ultimate x64

 

 

 

Ví um anuncio no mercado livre, que estão vendendo um processador Pentium D945 3,4GHZ por R$55,00 . Gostaria de saber se vale a pena este ultimo investimento, tendo em conta que eu usaria este PC como reserva para jogar alguns jogos leves como tibia e jogos médios como league of legends e GTA San andreas online

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nah, vai continuar a mesma coisa... Não tem como colocar um Pentium E nele? Vale bem mais a pena, na minha opinião (foi o que fiz, mudei de um PD 2,66ghz para um PE5300 2,60ghz. A diferença foi gigantesca).

Sem contar que o PD esquenta muito, enquanto o PE não. Se bobear sai até um gasto com cooler disso... (eu uso o cooler box do meu antigo PD e os resultados são otimos. O dissipador do PD tem base de cobre, enquanto o do PE é de aluminio. O cobre transmite melhor o calor e esfria melhor o processador).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela resposta, a placa mãe dele suporta apenas celeron D, Pentium 4 e Pentium D. Outra coisa que quero resolver é com relação a memória dele, pois instalei os 4GB de ram, formatei para windows 7 x64 e ele não utiliza a memória toda. Antes quando eram 2GB de ram ele tinha instalado windows 8.1 Pro de 32 bits e utilizava tudo. Ao mudar para o windows 7 x64 após adicionar mais memória ram, estou achando mais lento, quando ele tava com windows 8.1 de 32 bits estava bem rapidinho, nem parecia que era um computador de 2005

67Hj3dN.jpg

 

 

LfNOkHy.jpg

 

gRqxPSW.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, que pena, por que do PD pro PE realmente tem um pulo enorme de desempenho. Sobre não usar a memoria toda, é por que o chipset dessa MoBo não consegue endereçar 4 gigas, embora diga que tem suporte. Acontece a mesma coisa com a minha Asus P5GC-MX/1333, é uma limitação do chipset. Pesquisei aqui (http://downloadmirror.intel.com/15174/eng/D945GNT_TechProdSpec.pdf) ele usa o chipset Intel 945G, que é um irmão do chipset da minha MoBo, o 945GC. Infelizmente não há nada que possaos fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, que pena, por que do PD pro PE realmente tem um pulo enorme de desempenho. Sobre não usar a memoria toda, é por que o chipset dessa MoBo não consegue endereçar 4 gigas, embora diga que tem suporte. Acontece a mesma coisa com a minha Asus P5GC-MX/1333, é uma limitação do chipset. Pesquisei aqui (http://downloadmirror.intel.com/15174/eng/D945GNT_TechProdSpec.pdf) ele usa o chipset Intel 945G, que é um irmão do chipset da minha MoBo, o 945GC. Infelizmente não há nada que possaos fazer.

mais uma vez obrigadão pela resposta, então seria melhor eu instalar um windows 32 bits neste caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente uso 64 bits. Eu li que o 64bits consome mais RAM por que ele precisa manter as bibliotecas de compatibilidade com os 32bits sempre carregadas, mas eu realmente não noto diferença de desempenho (meu PC é bem rápido... eu cuido bem dele =D )

Vale lembrar que o Windows 8.1 é mais leve que o Seven, talvez seria melhor pra ti voltar pra ele, se tu puder (eu não tenho como, minha MoBo não tem drivers pra ele).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente uso 64 bits. Eu li que o 64bits consome mais RAM por que ele precisa manter as bibliotecas de compatibilidade com os 32bits sempre carregadas, mas eu realmente não noto diferença de desempenho (meu PC é bem rápido... eu cuido bem dele =D )

Vale lembrar que o Windows 8.1 é mais leve que o Seven, talvez seria melhor pra ti voltar pra ele, se tu puder (eu não tenho como, minha MoBo não tem drivers pra ele).

eu voltei ele pro windows 7 para ver se a placa de video funcionaria melhor nele, pois a placa de video que comprei é de 2011

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser um upgrade que dure muito tempo eu sugiro um core i3-4xxx. Bobear dá para reaproveitar as memórias :P

Mas claro que vem custos do CPU + mobo, então tem que avaliar bem se compensa financeiramente.

 

hahaha amigo, você acabou de falar um monte de besteira, mas te perdoo :P , este computador é de 2005, o encaixe do processador que cabe nela, é diferente do encaixe do core i3, as memórias são ddr2, nenhuma placa-mãe da geração core iX é ddr2 e por ai vai. No que você disse ai é mais fácil comprar um computador novo... Como eu disse, este computador que quero por um Pentium D945 é um computador antigo e estou deixando-o com o máximo possivel de melhora que ele aguenta. Eu tenho computadores extremamente melhores que esse dai (basta ver os da minha assinatura, principalmente meu notebook) , na verdade esse computador velhinho ai é da minha vó, mas nem é usado e estou querendo dar utilidade para ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei 3 PCs pra trabalho recentemente, basicamente com as mesmas specs, exceto pelo processador, um Pentium D e2200 se não me falha a memória, e 2 pentium e5700, e realmente como o Neo Metal Sonic disse, a diferença é brutal. Deixou o outro comendo poeira. 

 

Fiquei muito surpreso com a velocidade do e5700, muito rápido esses processadores e frios. Esse pentium e2200 se não me engano é mais potente do que o 945D e eu achei ele meio lento, mais ou menos como o pentium 4. Não sei se com a geforce que possui daria um boost, porque nesses PCs que possuo o vídeo é onboard, sendo que mesmo onboard o e5700 da um show.

 

O kit completo no RJ com o e5700 + mobo + cooler padrão, tudo OEM, saiu por cerca de 150,00 no boadica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei 3 PCs pra trabalho recentemente, basicamente com as mesmas specs, exceto pelo processador, um Pentium D e2200 se não me falha a memória, e 2 pentium e5700, e realmente como o Neo Metal Sonic disse, a diferença é brutal. Deixou o outro comendo poeira. 

 

Fiquei muito surpreso com a velocidade do e5700, muito rápido esses processadores e frios. Esse pentium e2200 se não me engano é mais potente do que o 945D e eu achei ele meio lento, mais ou menos como o pentium 4. Não sei se com a geforce que possui daria um boost, porque nesses PCs que possuo o vídeo é onboard, sendo que mesmo onboard o e5700 da um show.

 

O kit completo no RJ com o e5700 + mobo + cooler padrão, tudo OEM, saiu por cerca de 150,00 no boadica.

 

eu acabei comprando o processador, estou esperando chegar. A placa mãe nao tenho interesse em trocar, até porque é um computador que é ligado raramente, pois ele fica na casa da minha vó e quando eu vou lá e não levo meu notebook, que eu uso este computador antigo. Quando ele não tinha placa de video, nem tibia rodava direito, a placa de video ajudou em tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

realizei a troca tem 2 dias, e , o pouco tempo que eu usei o computador com o pentium D 3,4ghz instalado, o desempenho aumentou absurdamente. A nota do windows 7 foi de 2,8 para 3,9. Só não testei ainda como ficaram os jogos nele, pois o computador nao fica na minha casa. Obrigado pela ajuda

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...