Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
andrepi

Processador queimado

Recommended Posts

Bom dia, 

Sou técnico em manutenção de computadores, e professor de hardware. Estou criando um troubleshooting para resolução de erros, mas existem alguns casos que não lembro do que aconteceu, e também alguns que ainda não encontrei. Portanto gostaria de saber das experiências de todos aqui.

A minha pergunta aqui é: 

Se ao tentar ligar o computador, este não dá sinal algum (não liga, não roda cooler, não bipa) e a luz da placa mãe está acesa (portanto a alimentação está ok), pode ser processador queimado? 

Ou, sempre que se tem um processador queimado, o computador liga e não dá vídeo? 

Agradeço pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dificilmente um processador queima (a não ser por muita tensão no overclock, ou má refrigeração), quando isto acontece geralmente é a placa-mãe que foi pro espaço. Provavelmente o circuito regulador de tensão ou algum capacitor dali fumou.

Eu por exemplo tô com uma aqui que liga, acende as luzes, gira cooler e tudo, mas o defeito é mal contato do chipset, pra arrumar teria que fazer reflow ou reballing.

Algumas placas, sem processador, memória e vídeo instalado, vão bipar acusando a falta deles, ou acender uma combinação de luzes/códigos avisando sobre isso.

[]'s

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Dificilmente um processador queima (a não ser por muita tensão no overclock, ou má refrigeração), quando isto acontece geralmente é a placa-mãe que foi pro espaço. Provavelmente o circuito regulador de tensão ou algum capacitor dali fumou.

Eu por exemplo tô com uma aqui que liga, acende as luzes, gira cooler e tudo, mas o defeito é mal contato do chipset, pra arrumar teria que fazer reflow ou reballing.

Algumas placas, sem processador, memória e vídeo instalado, vão bipar acusando a falta deles, ou acender uma combinação de luzes/códigos avisando sobre isso.

[]'s

Obrigado pela contribuição.

Mas o que eu quis dizer é o seguinte: todas as vezes que peguei processadores queimados, o computador sempre ligou, rodou os coolers, e não deu vídeo.

Eu quero saber se alguém já pegou um caso onde o computador não deu sinal nenhum, e o problema era processador queimado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é sorte ou o quê, mas nunca peguei processador queimado, digo queimado em utilização normal. Já vi processador queimado porque o cooler tava emperrado por exemplo, e daí você já vai logo ali pra resolver o problema.

Sem processador ou memória não dá video mesmo.

Sinal nenhum é caso da placa-mãe. Se ela estivesse boa ela biparia/acenderia os leds nela própria. Quando falo dos leds não é do power do gabinete.

Mas isto vai depender da placa. Placas muito antigas não apresentavam sinal nenhum se o processador estivesse queimado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os casos que peguei de processador queimado/não funcionando, liga tudo, só não da vídeo e a placa-mãe da uns bipes (da mesma forma que bipa quando está sem memória). 

[]s

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Phoenyx,

Como eu dou aulas de hardware, e tomo conta dos PC's utilizados para isso, acontecem muitas situações que não ocorrem no trabalho comum. Por exemplo, ter que pegar 2 computadores e fazer 1, trocar o PC de um gabinete pra outro, ou montar computador com peças que estavam para demonstração. 

E é nessas casos que surgem essas dúvidas: será que esse processador não funciona? Ou será a placa-mãe?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@andrepi já vi fantasmas em certos PCs. Por isso nunca dava diretamente diagnóstico 

sem checar ele direitinho.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais