Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funções e ponteiros


Posts recomendados

Olá, estou com uma dúvida conceitual sobre o retorno de funções através de ponteiros:

 

Suponha que eu tenha uma função que contém um loop (e dentro deste loop, os valores dos ponteiros mudam a cada iteração).

Pois bem, eu quero que o meu programa chame esta função e imprima os valores dos ponteiros de cada iteração, e não apenas seus valores finais, existe algum jeito disso ocorrer? Estou tentando encontrar um caminho eficiente, mas está complicado.

 

(Ah, já tentei colocar para imprimir dentro da função, mas não adianta porque eu estou imprimindo em um arquivo .txt na função principal).

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um exemplo (simples, pois eu quero entender o conceito): programa que recebe variável n e numero real x, e soma 0.1 a este x a cada iteração (executa n iterações). 

#include<stdio.h>void soma (float *x, int n);int main (){    float x;    int n, i = 0;    printf("Digite n: ");    scanf("%d", &n);    printf("Digite o valor inicial de x: ");    scanf("%f", &x);    while(i < n){        soma(&x, n);        i++;    }    return 0;}void soma (float *x, int n){    int i = 0;    while(i < n){        *x += 0.1;        printf("%f\n", *x);        i++;    }}

Este programa funciona perfeitamente. No entanto, e se eu quiser que aquele " printf("%f\n", *x); " não esteja na função soma,  e sim no programa principal? Qual o jeito mais fácil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inverter a execução sem finalizar o procedimento (return) é romper as regras dessa linguagem.

Não consigo imagina nenhuma maneira de fazer isto, pós costumo pensar sempre dentro do paradigma,

principalmente no estágio iniciante do iniciante em que me encontro. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...