Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wireless instável (mesmo com repetidor)


Posts recomendados

Olá,

 

Ultimamente tenho tido muitos problemas com minha rede doméstica e decidi pedir ajuda antes de jogar o roteador pela janela.

 

Minha internet é NET 10 mb, veio junto com um modem/roteador da Technicolor. Tenho dois roteadores, um TP-LINK WR941N (3 antenas, 300mbps) e um TP-LINK Archer AC750.

 

O setup que eu montei é:

 

Modem da NET: na sala, sem função wireless, com servidor DHCP apenas para o IP 192.168.0.100 e DMZ para esse IP. O cabo de rede esta conectado direto na entrada de WAN do TP-LINK WR941N

 

TP-LINK WR491N: na sala, wireless ativado, servidor DHCP ativado, canal 11 (o canal 1 parecia ter problemas com o telefone sem fio de casa e o canal 6 parece ser o mais disputado), 802.11 bg mixed. Ip do meu notebook e do meu PC estão fixados e o DMZ esta no IP do meu PC

 

TP-LINK Archer C750: no meu quarto (fica do lado da sala, menos de 6 metros), modo WDS ativado no mesmo canal do outro roteador, não esta com dual-band ativado (somente 2.4Ghz), mantive o mesmo SSID para facilitar. Esse roteador esta com o cabo de rede conectado no meu PC, ja que o mesmo nao possui uma placa como wireless. O ip desse roteador deixei fixo para poder achar no meio do WDS.

 

No meu quarto, de onde esta localizado o C750 da pra verificar que o sinal do outro roteador esta em -60db

 

O que vem acontecendo:

 

A conexão e o sinal da internet parecem estáveis mas com uma grande frequência a internet para de funcionar (neste momento tento conectar no IP do roteador TP-LINK WR941N ou no modem da net e não consigo). A situação dura entre 10 segundos até 2 minutos.

O sinal parece estar alcançando tranquilamente meu cômodo (chega até outro quarto que fica no dobro da distância) mas essas "desconectadas" vem me irritando, me fazendo cair de partidas online.

 

Ainda não estou em casa mas posso postar as configurações ainda hoje. Por favor me ajudem antes que eu vire um assassino de roteadores  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei alterar os valores do Beacon para 50, RTS Threshold para 2306 e Fragmentation para 2307 mas ainda persiste o problema. É possível que esses episódios de perder conexão sejam mais comuns quando tem mais aparelhos conectados, mas isso não deveria ser um problema certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde meu amigo!

No seu lugar, eu otimizaria bastante esta sua rede interna. Minha sugestão: Ative a função wireless do seu modem roteador, que você poderá descartar um dos roteadores, deixe o modem com servidor dhcp ativo. Passe um cabo utp até uma porta lan de um dos roteadores (de preferência o TP-LINK WR941N) e deixe este roteador em bridge lan.

É possível que exista canalizações sobrepostas, sendo que temos poucas canalizações disponíveis para muitos roteadores (quase infinitos heheh). Você pode usar o inSSIDer Home para Windows ou o Wifi Analyser para android para que você encontre a melhor canalização para seus roteadores (tente não causar você mesmo ruído de um roteador para o outro). Permaneça com a configuração no modo 802.11 bg mixed e procure deixar seus roteadores com largura de banda entre 11MHz e 20MHz (Claro que se o sinal ficar fraco com a largura de banda 11MHz e você testar com 40MHz por exemplo, é melhor deixar eles operando a 40Mhz do que colocar outro roteador).

 

Em resumo, elimine os nat, elimine wds e tire um roteador fora. Escolha também a melhor canalização para seus roteadores operarem.

 

Espero ter ajudado meu amigo, caso ainda reste dúvidas, ou ache que eu não tenha respondido bem o que você precisa saber, por favor me fale, que podemos ir interagindo.  Bons testes, um forte abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Vinicius,

Por "elimine os nat" você diz desabilitar as funções de DMZ?

Um outro ponto, como eu faria para acessar a rede do PC no quarto sem o WDS? Não preciso usar algum roteador para isso?

Quando rodei o Wifi Analyser só tinha mais uma rede no canal 11 e aparentemente meu sinal estava mais forte que o dessa rede, devo verificar outros resultados? (não entendi como posso verificar se ocorre canalização oposta)

De resto vou tentar fazer essa alteração nos aparelhos da sala para bridge! Obrigado pela ajuda

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde querido K0uta!

Você já tem um nat no seu modem wireless, então deixe ele ser o servidor dhcp e pronto, ninguém mais na sua rede precisa ter roteamento, depois de seu modem, todo mundo que você colocar trabalharam melhor se forem bridges (pontes). Nos seus roteadores, você só precisa deixar a função dhcp desativada, realizar aquelas verificações no rf que eu lhe informei anteriormente que são muito importantes, pelo que você relatou. Você pode tanto fazer um wds de um router para outro e pode passar um cabo utp de um ao outro também (nas suas bridges, no caso da lan de um na lan de outro), eu lhe aconselho passar um cabo pela estabilidade e para não comprometer boa parte de seu sinal wireless (sempre que se usa esta função se perde muito em sinal rf).

Como você informou tinha uma rede na canalização 11, isto significa que esta havendo sobreposição de canal, como o seu também esta no 11(não vi onde eu falei oposto, mas se falei isso, quis dizer sobreposto), então você pode usar o próprio app para escolher o melhor canal, ele tem a função de classificação de canal.

 

Espero ter ajudado, caso não tenha ficado claro, podemos ir interagindo. Bons testes, um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...