Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na ligação da bomba do watercooler H60


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Ae galera, pesquisando na internet vi que varias pessoas recomendam ligar o bomba do watercooler no molex da fonte, mas caso essa bomba falhe, não tera nenhuma aviso certo? Então o recomendado seria ligar no CPU FAN da placa mãe e desativar o smart/control fan ou não teria problema ligar direto na fonte, qual vocês recomendam ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o pessoal liga o bloco (bomba) no SYS-FAN, que roda direto, e os fans ou o fan no CPU-FAN, para ter controle de rotação e não fazer muito barulho. Não sei se teria a opção de aviso caso o SYS-FAN falhe. Talvez as placas mais modernas tenham aviso nos SYS-FAN. Você podia pesquisar as opções no seu BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a placa mãe que você tem?

 

Então o recomendado seria ligar no CPU FAN da placa mãe e desativar o smart/control fan ou não teria problema ligar direto na fonte, qual vocês recomendam ?

 

A melhor configuração dependeria mais da placa mãe.
 
No caso do H60 a bomba precisaria ser ligada em algum conector que sempre forneça 12V.
 
Existem placas que a CPU FAN sempre fornece 12V e o controle de rotação somente é feito por PWM.
Nesse caso não haveria necessidade de desligar o smart fan control, pois o cabo da bomba de 3-pinos sempre irá funcionar em sua máxima rotação independente do sinal PWM.
 

Ae galera, pesquisando na internet vi que varias pessoas recomendam ligar o bomba do watercooler no molex da fonte, mas caso essa bomba falhe, não tera nenhuma aviso certo? 

 

Ligando a bomba diretamente no molex da fonte não reportaria a rotação para a placa mãe.

Creio que mesmo que a bomba esteja em sua máxima rotação pode não garantir que o water cooler esteja funcionando adequadamente.

 

Eu diria que ligar a bomba diretamente na fonte pode ser ideal para quem não possui conectores adicionais na placa mãe ou então para não depender de nenhuma configuração da bios.

Imagine uma atualização da versão da bios ou por alguma razão for restaurado as configurações padrões da bios e não tomar conhecimento que bomba está operando inadequadamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o pessoal liga o bloco (bomba) no SYS-FAN, que roda direto, e os fans ou o fan no CPU-FAN, para ter controle de rotação e não fazer muito barulho. Não sei se teria a opção de aviso caso o SYS-FAN falhe. Talvez as placas mais modernas tenham aviso nos SYS-FAN. Você podia pesquisar as opções no seu BIOS.

 

Minha MB é MSI Gaming 7 Z97, nem liguei ainda, mas segundo o manual da MB os sysfan 1, 2 e 3 não tem pino 12v, apenas o CPU FAN 1 e 2 tem pinos 12v, agora não sei se pode conectar fan 12v no sys fan 1, 2 e 3

 

Vi que tem uma opção da Bios dessa MB: Hardware Monitor que você controlar e configura as fans do cpu e sys fan para 100%, mas a questão é pode ligar 12v no sys fan?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua placa tem dois conectores CPU FANs e os SYS FAN são todos de 4-pinos?

 

Eu pessoalmente recomendo ligar a bomba e a fan nos conectores CPU FAN.

Creio que dessa forma, você não vai precisar de nenhuma configuração específica na bios.

 

Após instalação, verifique a rotação da bomba na bios.

A fan do wc irá ser controlada pela placa mãe conforme for a temperatura da CPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua placa tem dois conectores CPU FANs e os SYS FAN são todos de 4-pinos?

 

Eu pessoalmente recomendo ligar a bomba e a fan nos conectores CPU FAN.

Creio que dessa forma, você não vai precisar de nenhuma configuração específica na bios.

 

Após instalação, verifique a rotação da bomba na bios.

A fan do wc irá ser controlada pela placa mãe conforme for a temperatura da CPU.

 

Sim, os sys fan são todos 4 pinos, sendo o ultimo pino segundo a placa mãe esta marcando como "NC" o que seria? Not Connected?

 

Você diz pra eu conectar o fan do radiador no CPU FAN 1 e a bomba no CPU FAN 2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua placa tem dois conectores CPU FANs e os SYS FAN são todos de 4-pinos?

 

Eu pessoalmente recomendo ligar a bomba e a fan nos conectores CPU FAN.

Creio que dessa forma, você não vai precisar de nenhuma configuração específica na bios.

 

Após instalação, verifique a rotação da bomba na bios.

A fan do wc irá ser controlada pela placa mãe conforme for a temperatura da CPU.

 

Andei pesquisando que o CPU FAN 1 e 2 ou FAN OPT eles são conetados um com o outro para Push Pull, assim sendo melhor conectar 2 fans com a mesma velocidade, mas não sei se é isso é verdade. Eu gostaria de deixar o CPU FAN OPT para outro cooler e ligar a bomba no SYS FAN, só preciso certeza de que essa MB tem as configurações para setar o SYS FAN para rodar 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o CPU FAN OPT seria uma entrada para uma segunda fan adicional.

 

No caso da sua placa, creio que ambos os conectores CPU FAN e CPU FAN OPT sempre funcionam em 12V.

 

Assim, a bomba ou qualquer fan de 3-pinos irão sempre funcionar em sua máxima rotação independente do sinal PWM.

Somente as fans de 4-pinos receberiam o sinal PWM desses conectores.

 

No caso de querer ligar a bomba na SYS FAN creio que seria mesmo necessário desligar o controle de rotação do conector.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sim, o CPU FAN OPT seria uma entrada para uma segunda fan adicional.
 
No caso da sua placa, creio que ambos os conectores CPU FAN e CPU FAN OPT sempre funcionam em 12V.
 
Assim, a bomba ou qualquer fan de 3-pinos irão sempre funcionar em sua máxima rotação independente do sinal PWM.
Somente as fans de 4-pinos receberiam o sinal PWM desses conectores.
 
No caso de querer ligar a bomba na SYS FAN creio que seria mesmo necessário desligar o controle de rotação do conector.

 

 

Se eu deixar a fan do radiador do CPU FAN 1 e a bomba no CPU FAN OPT 2 eu vou ter a leitura dos RPM's separadamente? Tava lendo por ae que a leitura do CPU FAN 1 e 2 são as mesmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se eu deixar a fan do radiador do CPU FAN 1 e a bomba no CPU FAN OPT 2 eu vou ter a leitura dos RPM's separadamente? Tava lendo por ae que a leitura do CPU FAN 1 e 2 são as mesmas.

 

Os dois conectores irão reportar rotações distintas.

 

Creio que o que as pessoas queriam dizer é que ambos os conectores CPU FAN 1 e 2 são idênticos quanto ao controle de rotação e não que irão sempre reportar a mesma rotação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...