Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas - para usuários de Crossfire.


Posts recomendados

Caros,

 

estou criando este tópico para discutir um pouco com os amigos que são usuários de Crossfire acerca das temperaturas de suas peças e gabinete.

 

1) Quais placas vocês usam?

2) Quais as temperaturas das GPUs na carga mínima e máxima?

3) Qual a temperatura do CPU na carga mínima e máxima?

4) Qual a temperatura geral da mobo?

 

Tenho usado o Realtemp + MSI Afterburner para verificar as temperaturas gerais e tem ficado assim:

 

1 - GPU 1 - Mínimo de 41º e máximo de 72º;

2 - GPU 2 - Mínimo de 39º e máximo de 69º

3 - CPU - mínimo de 41º (acho alto para stock) e máximo de 64º (rodando games pesados no ultra)

4 - MOBO - 57º (rodando games pesados por mais de uma hora.

 

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO:

 

* Watercooler Corsair h100i (4 ventoinhas de 120mm em sistema push and pull - 2 coolers + 2 exaustores);

* 2 coolers frontais resfriando de fora pra dentro;

* 1 cooler no assoalho;

* 1 fan traseira como exaustor.

 

Fiz um pequeno uindervolting no cpu (core i7 3770) e não melhorou a temperatura em stock, mas segurou a onda no modo full.

 

O que vocês acham dessas temperaturas e desse sistema de refrigeração? Uso um gabinete PCYES! Pegasus. Compartilhem suas informações.

 

Abraços.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, pessoalmente, prefiro um sistema de ventilação de pressão positiva. Além de ser mais silencioso ele retarda a acumulação de poeira dentro do PC. Se fosse você, inverteria o sentido do fluxo de ar dos dois coolers frontais. 

H100i com sistema push-pull e o intel ta tocando em 64ºC? Depois dizem que AMD que é esquentadinho hahaha  :P  Brincadeiras a parte, a temperatura está boa.

Se GPU1 é a placa que está mais para cima, a temperatura está boa, uma vez que a de baixo obstrui um tanto o fluxo de ar dela. Para melhorar dou duas dicas: crie um sistema de pressão positiva dentro do gabinete e se possível, ponha cooler na tampa soprando na placa (se fizer isso, pode manter a pressão negativa. Creio que será melhor).

Qualquer dúvida, aconselho ver o canal do NCIX.com no youtube em que o Linus fala bastante sobre esse negócio de pressão positiva e negativa e sobre o sistema pull, push e push-pull.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, @nemweb

 

Hoje instalei mais um cooler no interior do gabinete, aumentando a pressão do ar frio. Coloquei ele fixado acima do cooler do assoalho, de modo a empurrar o ar dele mais para as VGAS e fonte (consegue visualizar?). Não fiz testes rigorosos, mas acho que vai ajudar ainda mais.

 

Esse i7 3770 é mesmo esquentado, pois mesmo dando um undervolt nele, a temperatura em stock não baixa, mas pelo menos limita o aumento no modo full. Mas o TDP dele é apenas 77, acho que deve ser isso mesmo.

 

Se eu conseguir manter essas temperaturas médias do CPU + VGA's tá tranquilo, eu acho.

 

Abraços.


@nemweb,

 

outra coisa que esqueci de comentar: eu experimentei inverter os coolers frontais, posicionando-os como exaustores, mas esquentou tanto meu ambiente que desisti. rs Também não havia notado muita diferença, já que o ar quente tende mais a subir. Por isso tive a ideia de fazer o push-pull com 4 ventoinhas no H100i, pois criaria mais possibilidades de exaustão do ar. Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, meu processador é o da assinatura, Phenom II X4 955, naturalmente mais quente que o seu, com OC para 4 GHz e 1,5 de VCore, e as temps não passam de 55º em full.. O cooler é um EVGA Superclock, um dos melhores Air Cooler mas ainda sim perde pro H100..

 

Ai em Natal é bem quente, mas nao sei se tá certo.

 

Os frontais soprando pra dentro esta certo, acho que o amigo se confundiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é por isso, @El Kabum. Meu i7 3770 possui apenas 77W de TDP, por isso ele é esquentadinho. Segundo a Intel, sua temperatura máxima no Tcase é 64,5º e no Tj 105º. Se for isso, tá bem tranquilo.

 

Ué, sempre achei que TDP maior = Mais quente..

 

Mas suas temps estão ok, nada a se preocupar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@El Kabum, você está certo, eu que vacilei no raciocínio. Seu TDP é maior, então tende a esquentar mais. kkkkk Foi mal!

 

Encontrei alguns reviews sobre os processadores Ivy Bridge da Intel afirmando que estes esquentam mesmo. Acho que é que nem pessoa hipertensa: tem que viver ali, tomando remédio pra não pifar. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@El Kabum, você está certo, eu que vacilei no raciocínio. Seu TDP é maior, então tende a esquentar mais. kkkkk Foi mal!

 

Encontrei alguns reviews sobre os processadores Ivy Bridge da Intel afirmando que estes esquentam mesmo. Acho que é que nem pessoa hipertensa: tem que viver ali, tomando remédio pra não pifar. :P

 

Kkkkk relaxa ! :P

 

Só por curiosidade:

 

Seu radiador está posicionado em qual parte do gabinete ?

E as fans dele, sopram para dentro ou para fora do gabinete ?

 

As temps das placas de video estão otimas por ser crossfire.. Estou pensando em comprar uma R9 270X mais pro fim do ano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, meu radiador está instalado no teto do gabinete e está com 4 ventoinhas, 2 no interior e 2 por cima. As duas ventoinhas da esquerda (próximo à fan traseira) estão como exaustores; as duas ventoinhas da direita (próximo à área dos hd's) estão resfriando, jogando ar de fora pra dentro. @El Kabum

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo

 

Cara, não tenho certeza, posso estar falando bobagem..

 

Desse jeito, com um lado soprando pra cima e outro pra baixo, deve criar um fluxo de ar desorganizado dentro do radiador, além da fan da direita, soprar para o radiador parte do ar quente expelido pela outra fan.. e Vice versa.

 

Talvez seja melhor as 4 fans para o mesmo sentido..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já pensei nisso, @El Kabum, mas fiquei receoso em ficar com apenas um exaustor (fan traseira). Acha que dá conta? Prefiro colocar os 4 fans soprando, pois antes eu tinha como exaustor e o processador estava mais quente. Acho que é porque pegava o calor e jogava no radiador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo

Fora as fans do radiador e a traseira, tem mais alguma no seu gabinete ?

 

Como regra geral:

-Radiador soprando ar frio de fora pra dentro, ajuda o processador mas restante do pc sofre.

-Radiador soprando de dentro pra fora, processador sofre mas restante do pc fica gelado.

 

No seu caso você pode tentar colocar a fan traseira soprando de fora pra dentro e o radiador como exaustor, assim a fan traseira ajudaria o radiador com algum ar frio.

As fans da frente continuam como intake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@El Kabum,

 

tenho duas fans frontais soprando de fora pra dentro; 1 fan no assoalho soprando de fora pra dentro; 1 fan adicional acima da fan do assoalho, empurrando mais ar frio pras vgas; 2 fans do radiador soprando forte de fora pra dentro; 2 fans do radiador como exaustor; 1 fan traseira como exaustor. É ventoinha pra dedéu... kkkk O fluxo de ar tá bom, só me preocupa esse push-pull doidão aí do radiador no teto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo

 

Deve fazer um barulhao jogando hein.. Rs

Mas essas placas em crossfire devem ser realmente muito boas

 

Como as fans do radiador sao fortes(e são 4) acho que seria uma boa inverter o fan traseiro.. Seriam 4 fans soprando pra dentro(frontais, assoalho e traseira) e o radiador eliminando o ar quente. 

A fan traseira soprando pra dentro tambem ajudaria a refrigerar o VRM da placa-mãe, que como fica perto do processador pode esquentá-lo indiretamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@El Kabum,

 

quando o jogo é pesado e seto tudo no máximo, parece que vai decolar... kkkkkkk

 

Cara, gostei da sua sugestão, pode dar certo, vou tentar isso amanhã. Valeu mesmo! Voltarei aqui para apresentar o resultado.

 

Kkkkkkkk :P

 

Beleza !

 

Tambem quero ver se melhora.. já testei inumeras possibilidades com as fans do meu gabinete, mas com Watercooler o cenario é totalmente diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...