Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pesquisei mas não achei uma reposta, nada além de "achismos" e nenhum deles se aplica a minha situação. Vou relatar na ordem que aconteceu.

- Comprei uma placa de vídeo Geforce 9800 GT da EVGA que eu sei que é lixo tecnológico, lançada em 2008, mas estava a preço de banana e acho que meu PC não teria força para um upgrade melhor. Não sou gamer jogo poucos títulos e só de vez em quando.

- Assim que ela chegou eu literalmente pluguei e instalei o Driver que veio no disco que a acompanhava

- Ela funcionou perfeitamente por alguns dias mas eu recebia avisos do Catalyst que ele não podia controlar a placa de vídeo etc etc.

-  Durante um jogo mais pesadinho, com muita informação e a placa funcionando no pico. Faltou luz, daquele que o PC não chega a se desligar mas apaga tudo. Sendo necessário desligar ele no botão e religar para voltar.

- Pela insistência dos avisos do Catalyst retiro os drivers da ATI (minha placa onboard) e tento retirar o Catalyst mas não deu certo. Ele não se desinstalou totalmente.

- Uma dia mal inciei o PC o Driver parou e voltou duas vezes. Na terceira vez Tela Azul. E partir daí foi piorando até dar tela azul já na logo do Windows.

- Pensei em possibilidades como minha fonte não estar dando conta. Diminui a carga tirando peças. Fiz o cálculo de quanto meu PC estaria consumindo mas deu uma valor bem menor que a potência de minha fonte. 

- Tentei uma instalação zerada formatando o PC e instalando só os drivers da placa. Mas nem deu tempo a tela azul já foi direto na própria instalação. E a tela de verificação de memória passou a ter linhas vermelhas piscando e caracteres sumindo e voltando na tela.

- Cobrei minha garantia. Não me disseram o que aconteceu só me mandaram uma nova lacrada. Que nem tirei da caixa ainda.

Agora estou encucado. O que será que deu?

Procedimento de instalação incorreto? Se, sim! Qual melhor procedimento!?

Foi a falta de Luz!? Ou um defeito da placa?

Quem puder me ajudar antes de eu instalar a nova placa de vídeo.

Meu PC:

Gigabyte GA-78LMT-S2P (vídeo onboard)

8GB DDR3

HD 500 GB

Athlon X2 250

Seventeam ST-350BKV consumo estimado em 211w (PSU calculator)

Thermalthake V3 Black

A placa de vídeo: EVGA Geforce 9800 GT 1GB 256bits (01G-P3-N988-L1)

---

Desde já grato para quem der uma força.

Postado

Driver, baixe e instale o mais recente, direto do site da NVIDIA.. Driver do CD deve ser tão antigo quanto a placa..

O ideal era desinstalar qualquer driver de vídeo anterior.. Mesmo da onboard..

Pode ser um problema conjunto da falta de luz e dessa fonte.. Ela tá circulando desde 2005 por aí.. Tem um projeto antigo.. Os problemas se repetem com a MOBO onboard? Teste a RAM, com o MemTest..

Seu CPU é um AMD Athlon II X2 250, certo? Daria pra colocar uma GTX 650 ou R7 250 aí, na boa....

• Curtir 1
Postado

@RS Faria

Então, até tentei o driver mais recente (na formatação e reinstalação do windows) mas o problema permaneceu somente na Gerforce. Na placa onboard volta tudo ao normal... como está agora! As memórias estão ok!

Eu faria desse jeito agora, tirando drivers e software da placa de onboard, mas agora que você falou ficou uma dúvida. Confesso que não sabia que podia instalar uma GTX, placas de vídeo são meu fraco em hardware. 

A caixa da 9800GT nova chegou e está lacrada, estou dentro do tempo que me permite devolver o produto.

Essa GTX 650 nem é tão absurdamente mais cara e tem DX11 abrindo mais as opções. Mas pelo que estou lendo, se eu trocar serei obrigado a mexer na fonte também! Confere isso? 

Postado

O site que uso de referência, não tem o consumo da 9800 GT, devido a idade da mesma e a mudança de metodologia do teste..

Tanto a GTX 650 como a R7 250, tem consumo máximo na casa dos 60 Watts.. Na verdade, seria mais fácil manter a fonte, com uma VGA mais nova, como essas duas..

Independente da placa usada, seria bom você trocar de fonte, assim que possível..

Postado

valeu, @RS Faria me livrou de uma furada!

Acho que pra matar a questão:

Escolhi uma Corsair CX-430W (CP-9020046-WW 80 Plus Bronze). Resolve a questão da fonte, possível de segurar futuros upgrades? 

E quanto as placas de vídeo, dentro das suas indicações achei:

- EVGA GeForce GTX650 1GB SC DDR5 128 bits (01G-P4-2652-LR)

- PNY GeForce GTX650 2GB DDR5 128-Bit (VCGGTX650XPB)

- Sapphire ATI Radeon R7 250 1GB BOOST DDR5 (11215-00-20G)

Um olhar leigo diria que a PNY de 2GB é melhor pelos 1GB a mais, mas a diferença de preço entre as três é irrisória!

Alguma fica em melhor conta pela tua experiência?
Postado

Amigo é ridículo o que as pessoas falam sobre hardwares mais antigos, usei uma 9500GT por muito tempo e ela nunca me deixou na mão, na minha opinião pra quem não joga tanto, ou pelo menos não faz questão de gráficos no ultra e quer economizar, uma 9800GT quebra um galho e tanto, independente de ser antiga ou não. Mas se realmente der pra pegar uma placa melhor, a r7 250x é uma ótima opção visando custo x beneficio, eu tenho uma e estou rodando os jogos atuais no low/medio em full hd, junto com meu i3 3250 e 8GB Ram!

Postado

Amigo é ridículo o que as pessoas falam sobre hardwares mais antigos, usei uma 9500GT por muito tempo e ela nunca me deixou na mão, na minha opinião pra quem não joga tanto, ou pelo menos não faz questão de gráficos no ultra e quer economizar, uma 9800GT quebra um galho e tanto, independente de ser antiga ou não. Mas se realmente der pra pegar uma placa melhor, a r7 250x é uma ótima opção visando custo x beneficio, eu tenho uma e estou rodando os jogos atuais no low/medio em full hd, junto com meu i3 3250 e 8GB Ram!

Eu até concordaria com você, se a questão fosse processador.. Tem gente com CPU de 2009, 2010, rodando com VGA atual, sem problemas.. Com placa de vídeo, o buraco é mais embaixo..

A 9800 GT é de 2008, com memória DDR3 e DX10.. 5 gerações de placas depois, ainda se encontra a mesma, com o preço semelhante a opções melhores e mais novas, como as duas citadas antes.. Que consomem menos, tem suporte DX11 e DX12 (talvez..) e rendem mais..

Postado

Eu cheguei usar a 9800 GT por uns 10 dias, realmente ela segurou muito bem os games que eu gosto mas o DX11 me impediria de jogar qualquer coisa mais recente.

@RS Faria vi que há uma diferença entre a R7 250 com e sem X.

Como vou pagar à vista ganho um bom desconto lá na loja. Com a minha configuração vale a pena pegar uma com esse X !?

Postado

@Ergo Proxy

No seu caso, acho a R7 250 (sem o "X") é a melhor opção.. Creio que, algo além disso, a sua CPU vai começar a ter problemas com gargalo..

Agora, se tiver pretensão de trocar a CPU num futuro próximo, aí sim vá de R7 250X..

Postado

Bom, nesse caso pretendo montar um PC com uma configuração mais forte, com um orçamento maior mais tarde incluindo tudo, até placa de vídeo.

Neste só quero jogar por um tempo, sem pretensões de novos upgrades.

Sendo assim. Já tenho as informações que preciso. Agradeço pela ajuda.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...