Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
swillennow

Queda drástica de potência do PC, do nada perdeu parte da sua capacidade.

Recommended Posts

Eae galera. De boa?

Em dezembro de 2013, eu montei o meu primeiro pc gamer, com absolutamente tudo zerado, novo na caixa. A configuração dele era:

Processador: Intel core I5-3330
Placa de vídeo: AMD Radeon R9 270x 2GB - 258bits
Placa mãe: Não lembro bem qual era, mas para a finalidade desse post independe o modelo dela.
Memória RAM: Corsair Vengeance 1x8GB 1600mhz

     Esse lindo rodava tudo que eu queria, um verdadeiro monstro. O bf4 nas configurações ULTRA, ficava com cerca de 27~30 fps... Mas com algumas coisinhas no médio já subia pra 60fps. Os outros jogos como FarCry3, skyrim e outros, rodavam todos no ultra a 60fps cravado. Porém isso tudo não durou muito tempo, já que há cerca de 1 mês e meio ocorreu um fato fatídico triste para mim...

      Aconteceu uma desgraceira: acabou que em um raio queimou a placa-mãe e o processador, me obrigando a comprar os dois novos, e infelizmente tive que reduzir o poder do meu pc...

    Depois desse acontecido, a configuração do meu pc ficou dessa maneira:

 

processador:Intel core I3-4160 (se não me engano é quarta geração, nem lembro direito...)

Placa de vídeo: AMD Radeon R9 270x 2GB - 258bits
Placa mãe: Gigabyte H81M-H (1150)

Memória RAM: Corsair Vengeance 1x8GB 1600mhz

 

     Porém ele continuou o mesmo, senti pequenas, mui pequenas mudanças, nada de muito absurdo... O rust (novo) rodava tudo no ultra a 60fps, o cs:go rodava com as configurações entre médio e muito alto a 60fps também... Tudo certo, até então. Porém ontem inventei de mexer nas cfg do cs pra dar uma ajustada em tudo a fim de obter uma melhor jogabilidade. Porém acabei fazendo ***** e desregulou o cs inteiro... Optei por reinstalá-lo, tudo certo até aí... Entre esse período de reinstalação, já que deixei o processo ser feito de madrugada enquanto dormia, não me lembro de ter ocorrido nenhuma mudança no sistema operacional do meu computador, ou qualquer outra alteração que tenha tido poder de mudar algo a ponto de interferir na potência do PC.

      No entanto, aconteceu que fui jogar meu CS lindo e maravilhudo, umas comp e pá, e  reparei que tava muito lag, a uns 20 fps. Estranhei, porque o jogo jamais tinha ficado com tão pouco FPS como estava no momento. Fui dar uma checada nas configurações de vídeo e me certifiquei de que estavam todas no devido lugar, conforme eu usava antigamente (quando não tinha problemas com lag, jogando a 60FPS). Comecei a pesquisar sobre algum bug/erro dentro do jogo que talvez tivesse sido a causa de tanto lag sem motivo, aparentemente, algum.

      Depois de tanto procurar, optei por testar alguns outros jogos que eu tenho aqui, uns até mesmo mais pesado do que o CS:GO, como por exemplo FarCry 4, que estava jogando sem problemas, não tudo no ultra, mas no médio a 60fps mais ou menos. O rust também, como já citado, tentei jogar com as mesmas configurações que jogava antes e nada, lag também... Resumindo, testei meu pc pra ver se estava com a mesma potência de antes (quando falo antes, não é com o I5, e sim com o I3) e cheguei a conclusão de que ABSOLUTAMENTE DO NADA, meu computador perdeu cerca de 50% da potência, de uma hora pra outra... Já atualizei todos os drivers possíveis, só não mexi em nada com relação à placa-mãe.

 

OBS: Lembro que quando eu jogava antes de ter esse problema da perca de potência, eu mexia no driver da placa de vídeo (AMD Catalyst Control Center) para aumentar e diminuir a velocidade do cooler da mesma, verificar a temperatura entre outras coisas (o nome desse recurso, salvo erro, é overdrive), e antes de atualizar esse driver, notei que esse recurso de mexer nas coisas da placa de vídeo não está mais aqui presente, outra coisa que sumiu também.... Alguém sabe me dizer também o que houve com esse recursozinho ?

 

Galera, me perdoem pelo texto tão longo, é que não consigo me expressar bem, ainda mais se for encurtando as informações. Sempre procuro colocar todas as informações que tenho no post, para ficar mais fácil um diagnóstico. Alguém tem noção de alguma solução para o meu caso? Não consigo entender como o meu pc do nada caiu dessa forma de produção... E creio também que não seja questões de energia, pois a fonte suporta tudo o que está presente no pc.

 

Desde já, agradeço a tudo.

Vllw....

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite man. Não sou nenhum especialista, mas vi seu post e vou tentar ajudar por enquanto que ninguém que saiba mais responda.

 

Pelo que eu sei isso pode ter sido causado por problema de muita poeira no hardware, ou alta temperatura, mas é muito estranho pois você disse que de uma noite pra outra teve uma queda drástica na potência do pc no geral.

Mas o que você pode fazer de início é baixar algum software de monitoramento, o HWMonitor por exemplo e posta a imagem aqui pra alguém dar uma analisada. Tira o print do software quando tiver jogando e quando não tiver fazendo nada, tudo fechado. Boa sorte ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

siga a recomendação do @James9 sobre o hw monitor, veja as temperaturas e poste aqui pra gente.

é muito estranho isso... é bom tentar fazer um troubleshooting pra ver o que está errado.

Qual a fonte?

Qual a marca da placa mãe? (algumas da asus tavam dando problema com i3, eu vi alguem aqui no forum comentando isso)

Será que você plugou direito o cooler do processador?

E o hd, qual é?


aliás, você instalou direito os drivers da placa mãe nova?

formatou o pc quando colocou a nova placa-mãe?

se a resposta pra uma dessas duas ultimas perguntas foi não, então fica mais fácil resolver.


aliás: "Já atualizei todos os drivers possíveis, só não mexi em nada com relação à placa-mãe."

bem, aí está o problema, acredito que você não formatou o hd quando mudou de placa mãe...

formate o pc, instale tudo de novo, procure no site da fabricante a versão da bios da sua placa mãe mais nova e baixe todos os drivers, isso deve resolver seu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

      Então, nunca formatei o pc desde que o montei. Não sei formatar por isso o não fiz ainda, e creio que sou o único que não sabe formatar um pc, nesse fórum. Não formatei depois que troquei a placa mãe, e como fiquei em dúvidas em relação aos drivers da placa mãe, bios e etc, preferi não mexer com receio de que pudesse prejudicar algo relacionado ao sistema.

      Descarto as possibilidades de poeira/sujeira em excesso e também temperatura, pois não faz mais de 2 meses que limpei ele por completo, deixei nos trinks. E temperatura também não é porque onde moro faz bastante frio, e sempre que dou uma xecada, a temperatura está baixa. O cooler do processador também está OK, já verifiquei e está tudo muito bem colocado.

 

OBS1: Mano, não sei o que é troubleshooting hahaahahaha...

1179smd.jpg

ir0qgx.jpg

 

      

Placa mãe: Gigabyte H81M-H (1150)

O hd eu não lembro qual é cara, mas é 1tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa temperatura é em jogo né?

porque se for em idle tá bem quente...

 

e eis aí o problema, cada placa mãe tem drivers diferentes, você tinha antes uma h61 ou algo com o lga 1155 primeiramente com o i5 3330, agora que foi pra um i3 da quarta geração mudou de placa mãe, precisa tirar os drivers da placa antiga e instalar os novos...

pesquise e aprenda a formatar e reinstalar tudo, porque seus drivers estão uma confusão danada... desse jeito seu desempenho vai ser comprometido, você precisa ou desinstalar todos os drivers da placa mãe antiga e instalar todos os drivers da nova, o que eu não sei como fazer e que o pessoal aqui do fórum uma vez me recomendou não fazer, ou precisa formatar, o que é o recomendado.

Ninguém aqui nasceu sabendo como formata, a gente vai tentando e aprendendo :D


e troubleshooting é definir qual o problema, só isso kkk é o que estamos fazendo, mas o problema foi encontrado já: drivers da placa mãe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

        Sim, a temperatura que estava no print era em jogo. FarCry 4 tudo no ultra, até que senti uma melhora... e desde quando criei o post não mudei nada no pc, não entendo isso. Só da umas travadas leves mas roda liso. Vou ver quando posso, e se vou conseguir formatar, até porque nem tenho o cd. Qualquer um de camelô serve né ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×