Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PWM 100 Khz com ATTINY


Posts recomendados

Olá amigos. Sou programador de PC e sempre programei PIC em BASIC (PROTON-IDE). Estou desenvolvendo um projeto e queria usar um ATTiny85 para fazer um amplificador. A ideia é fazer a leitura ADC de audio e gerar um PWM normal com 100Khz e outra saída PWM invertida com 100Khz também. Alguém poderia me passar um exemplo ou um código de como fazer isso em BASCOM ou mesmo no ARDUINO? Este vídeo mostra mais ou menos como fazer o que eu quero, mas não consigo subir a frequência para 100Khz ou mais. Muito obrigado. http://www.youtube.com/watch?v=__ECzxnvEg8

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@classd2008,

 

Se voce vai usar as duas saídas, significa que você quer utilizar o Timer1, portanto não poderá usar um oscilador externo e vai ter de trabalhar com o clock interno a 8 Mhz. Não dá para atingir nem a metade dos 100 Khz !

 

Existem alguns Atttiny feitos para gerarem altas frequências de PWM, na faixa de 250 kHZ. Use um desses !

 

Eu até consegui gerar frequencias acima de 100 Khz com Avrs comuns, mas para isso tive de diminuir muito os bits do PWM. Creio que com 5 bits dá para fazer essa frequência, mas vai perder muita qualidade, ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo  @aphawk muito obrigado pela resposta. Sim a ideia é gerar esta frequência com oscilador interno. E como seria gerar esta frequência de 100 Khz a 5 bits. Um exemplo seria muito bom se você me passasse. Uma outra coisa é. será que com o ATTiny841 eu conseguiria esta frequência com mais qualidade?


Como seria para aplicar esta tabela em BASCOM?

post-767323-0-67406600-1432219189_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sugiro procurar no seu compilador uma maneira de acessar os registros internos do seu mc. Além á claro de dar uma lidinha no datasheet. Mas isso é óbvio demais então espero que nem tenha lido este comentário.