Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar rede WiFi com 5 AP´s em Multi-SSID


Posts recomendados

Boa tarde

 

Estou quebrando a cabeça para tentar configurar 5 Access Points no local onde trabalho.

Quero que cada AP tenha duas redes Wifi distintas uma para cliente e outra para diretoria e que os Aps distribuem ips para os dispositivos sem fio (Notebooks, tablets, smartphones, etc) assim desafoga o meu MODEM da net que está como DCHP para todos da rede.

 

Alguém poderia me ajudar, por favor!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

São:

 

Modem da Net conetado ao Switch 1 - Switch 2 conectado ao Switch 1 - Switch 3 e 4 conectados ao Switch 2

Tenho 5 ap´1 AP conecato em cada Switch acima, conectados via cabo

O Modem da Net é DHCP.

 

Modelos

TPLINK 2 WA901ND, 1 WA801ND e 2WA701ND,

 

Todos eles permitem mais de 2 SSIDs

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Supondo que o modem/roteador da NET esteja configurado com o IP 192.168.1.1, configure os access points na mesma sub-rede deste (192.168.1.2 até 192.168.1.6). Mantenha os DHCPs dos APs desabilitados e configure o Wi-Fi de cada AP em um canal diferente, para evitar interferências. Use o mesmo SSID, passphrase e criptografia em ambos, para os clientes irem se conectando conforme vão se deslocando sem precisar cadastrar várias redes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo o que me orientou eu já está sendo feito, a única diferença é que os Ap´s estão em faixas diferentes da do modem da net.

 

Atualmente só o modem da net é quem distribui endereços para todos, eu gostaria que pelo menos os dispositivos móveis recebam ip dos APs e não do modem da net, pois ele não está dando conta.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jefbly se deseja que seja faixa de IPs diferentes, teria que usar um roteador, porque o AP por padrão não faz roteamento. O 2º problema é que deseja que uma das redes seja da mesma faixa, para poder ter acesso a rede interna, então precisa decidir o que é mais importante ou então separar em equipamentos distintos.

 

Outro meio é colocar um roteador melhor na ponta, que suporte gerenciar os APs em conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo o que me orientou eu já está sendo feito, a única diferença é que os Ap´s estão em faixas diferentes da do modem da net.

 

Atualmente só o modem da net é quem distribui endereços para todos, eu gostaria que pelo menos os dispositivos móveis recebam ip dos APs e não do modem da net, pois ele não está dando conta.

 

Aí que está o problema, os APs devem obrigatoriamente estar na mesma sub-rede do roteador principal que compartilha a internet. Quanto à distribuição de IPs não tem problema em ter outros servidores DHCPs na rede, porém com duas ressalvas: as faixas de IP devem ser diferentes para não conflitar (por exemplo, roteador fornece 192.168.1.10 até 192.168.1.40, AP1 fornece 192.168.1.41 até 192.168.1.80, AP2 fornece 192.168.1.81 até 192.168.1.120 e assim por diante) e o gateway padrão, fornecido pelos APs, deve ser o IP do roteador principal (192.168.1.1).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Véio do Rio, segmentando em DHCPs separados não deve resolver o problema do modem não gerenciar os APs, o problema na verdade se deve que o roteador principal não consegue gerenciar todas as conexões. Neste caso você separou apenas a distribuição dos IPs, mas todo o roteamento cai sobre o modem que demonstra problemas. Se separar apenas o DHCP seria o mesmo que colocar IPs fixos para os dispositivos da rede, e geralmente isto não soluciona o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@, segmentando em DHCPs separados não deve resolver o problema do modem não gerenciar os APs, o problema na verdade se deve que o roteador principal não consegue gerenciar todas as conexões. Neste caso você separou apenas a distribuição dos IPs, mas todo o roteamento cai sobre o modem que demonstra problemas. Se separar apenas o DHCP seria o mesmo que colocar IPs fixos para os dispositivos da rede, e geralmente isto não soluciona o problema.

 

A reclamação do @jefbly referiu-se apenas à distribuição de IPs, por isso respondi dessa forma. Quando ele disse que o roteador não está dando conta, ele referiu-se à distribuição de IPs. Se o roteador tem algum problema de travamento, lentidão, etc. pra mim não tinha ficado claro, e obviamente se for este o problema, o roteador deverá ser substituído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ...Boa Noite,

 

Gostaria que pudessem me ajudar, quero configurar um roteador c3 tech w-r2000nl wifi v1.2 como repetidor mais estou apanhando....esta dando conflito no dns....sei lá , não estou conseguindo resolver, ajudem pessoal.

@Lauro Nascimento,

Crie um tópico novo para o seu problema, assim terá mais chances de ser ajudado e ajudará a manter o foco no tópico em questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue os desenhos da minha rede atual e a ideal, a ideal é uma sugestão do que eu acho legal, pode ser que não dê para fazer.

 

Rede Atual

http://www.4shared.com/download/cnbSCQMsba/Rede_Atual2.gif?lgfp=3000

 

 

Rede Ideal

http://www.4shared.com/download/rXOteGGSba/Rede_Ideal.gif?lgfp=3000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cadu Campos, obrigado pela ajuda, pesquisei e realmente equipamentos Mikrotik  combinado com switches gerenciáveis é uma ótima opção para resolver esse caso, mas eu não poderei usar aqui por questões de estrutura do prédio que não compensa e finaneiro também.

 

Obrigado pela ajuda.


velho do Rio e dwatashi, obrigado pela ajuda.

 

O MODEM da NET é um Cisco DPC 3925, ele até uma certa época dava conta de toda a rede, agora eu tenho que reiniciar ele para que outros computadores possam voltar a estar conectado e não entrar em conflito de ip.

 

Eu comprei ontem um roteador da TPlink o TL-WR740N, pretendo então deixar que esse roteador gerencie a rede como mencionaram.

 

Como faço então para:

Configurar o MODEM DA NET nesse Roteador quero que esse roteador distribua ips na mesma faixa que estou usando atualmente, se eu mudar a configuração de LAN do MODEM da net dá algum problema? O Modem da Net Fica como Bridge ou Router?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Não disse que precisava de outro roteador?

 

Como usa uma solução "doméstica" não tem como controlar os roteadores. A diferença entre as soluções corporativas é este, neles existe software\firmware que auxilia no gerenciamento da rede, assim as pontas muitas vezes não necessitam de configuração manual, apenas na central no entanto as mesmas não funcionam sem a central.

 

Como as pontas são APs, você pode centralizar as configurações de restrições no roteador, desde que todos estejam conectados a partir dele. Só não consegue fazer as configurações de SSID por exemplo, neste caso tem que ser 1 a 1. Utilizando uma solução corporativa, não seria necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...