Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
JosephJoestar

Duvida sobre Formatar o HD mais de uma vez no mesmo dia

Recommended Posts

Tipo, eu sou muito paranóico, tenho TOC >< e formato o HD a cada 3 meses mais ou menos.

Hoje seria o dia de formatar, porém na primeira vez eu estava muito sem cabeça, e coloquei o windows errado, na segunda, o driver da onboard estava dando conflitos com o driver da minha placa de vídeo, dai por desengardo formatei de novo pra isso não causar dor de cabeça depois.

Tem algum perigo de ter forçado o PC? Algum perigo dessa formatação não ter sido "legal"? To com muita paranóia e to quase formatando pela quarta vez no dia.

Me perdoem se parece ***** a pergunta.

Formatar o HD, 3 vezes no mesmo dia (via pendrive, pois montei meu gabinete e esqueci do drive de disco), pode estragar um PC relativamente novo (core i3 3.4 ghz)?

Valeu e me perdoem a paranoia

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem perigo de mim ter danificado o PC né? tipo, nem preciso formatar de novo? tipo, num dia sem ter formatado?

Não tem problema nisso não..

Se você tem placa de vídeo off-board, nem precisaria instalar o driver da on-board.. HD comum, tem vida útil estimada em anos.. Isso que você fez, não deve ter reduzido nada, a vida útil dele..

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem problema nisso não..

Se você tem placa de vídeo off-board, nem precisaria instalar o driver da on-board.. HD comum, tem vida útil estimada em anos.. Isso que você fez, não deve ter reduzido nada, a vida útil dele..

É que eu esqueci de desmarcar aquela coisinha do Windows 8 de "procurar automaticamente drivers dos dispostiviso", dai o Windows 8 estava instalando o driver da offboard enquanto eu estava manualmente instalando o driver da Nvidia, ai bugou minha tela haueha dai eu pensei: "vou formatar de novo"

Enfim, essa terceira formatação valeu? Não preciso formatar num dia com o PC friozinho, sem ter mexido nem nada?

Valeu pela paciência, TOC é uma droga.

Compartilhar este post

Link para o post

TOC é uma droga mesmo, mas a formatação não força nenhum componente, temperatura alta, estabilizador e fonte ruim são infinitamente piores =D

O que a formatação faz é só apagar a tabela de alocação dos arquivos, essa tabela indica pro sistema operacional onde está cada arquivo. Se tu usar um programa de recuperação de dados vai ver que vai recuperar muita coisa depois de uma formatação. Apagar um arquivo funciona assim: ele libera aquele espaço para ser sobre-escrito. Ele não apaga de verdade. E é por isso que os programas de recuperação de dados funcionam se o espaço não tiver sido sobre-escrito.

Então nem se estressa. O HD é um componente mecânico e ele se deteriora com o uso, não importa se tu formate ou não. Os HDs modernos tem vida útil estimada em 5 anos.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

TOC é uma droga mesmo, mas a formatação não força nenhum componente, temperatura alta, estabilizador e fonte ruim são infinitamente piores =D

O que a formatação faz é só apagar a tabela de alocação dos arquivos, essa tabela indica pro sistema operacional onde está cada arquivo. Se tu usar um programa de recuperação de dados vai ver que vai recuperar muita coisa depois de uma formatação. Apagar um arquivo funciona assim: ele libera aquele espaço para ser sobre-escrito. Ele não apaga de verdade. E é por isso que os programas de recuperação de dados funcionam se o espaço não tiver sido sobre-escrito.

Então nem se estressa. O HD é um componente mecânico e ele se deteriora com o uso, não importa se tu formate ou não. Os HDs modernos tem vida útil estimada em 5 anos.

Valeu galera ^^ E não preciso nem formatar de novo num dia em que eu não tiver formatado ele né? Posso continuar usando normal essa formatação? Ta funcionando normal os jogos, tudo 62 fps como de costume ^^ temperaturas ok também

Obrigado por entenderem! Tirou um peso da minha consciência

Compartilhar este post

Link para o post

@JosephJoestar

Pode seguir em frente.. Essa "etapa" já foi terminada..

Compartilhar este post

Link para o post

Problema, problema no geral não tem, entretanto quando um HD é formatado ele faz um esforço extra pois está tendo que ler e sobrescrever todo o hd o que no dia a dia ele não faz isso, ele apenas lê e procura arquivos em locais que "existem".

Realmente eu só recomendo fazer formatação se for o último caso e se não existe mesmo jeito ou backup que resolva, mais quando eu faço eu faço uma formatação de baixo nível e não uso aquela opção do próprio Windows para "excluir / formatar" um hd quando tá usando o CD/ISO, pois se o hd realmente precisava ser formatado tinha que apagar todos os arquivos para não haver conflito o que aquela opção não ajuda praticamente em nada.

Compartilhar este post

Link para o post

@LuisCarlosJacaranda Uhhh, não há razão pra fazer isso. Que conflito os fantasmas vão dar? Isso não tem nada a ver, é um grande exagero da tua parte. A unica razão pra sobre-escrever todo o HD é caso tenha dados confidenciais que realmente precisem sumir da face da Terra.

Compartilhar este post

Link para o post

Existir, existe, como vírus que se alojam em espaços direcionados apenas para controlar o próprio hd, porém ele toma esse lugar e acaba inutilizando o componente fazendo que seja feita esta formatação de baixo nível ou comprar outro, outra sobre o problema do USB que não poderia ser corrigido com formatação simples... e fantasma ou ajudam ou atrapalham, isso existe em várias situações na vida inclusive em informática, mais obviamente isto é relativo há quem acredite ou não, apenas meu "modus operandis" faço essa formatação de baixo nível para não restar dúvida, como o amigo que criou o tópico disse que tem TOC eu também tenho algo bem parecido  ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Ãh, você diz aquele caso da backdoor da NSA nos firmwares do HD? Mas aquilo a formatação nem toca, só flasheando o firmware do HD. O firmware fica num chip separado do platter.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais