Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador para melhorar o wi-fi do NET Vírtua?


Posts recomendados

Olá, amigos do Fórum Clube do Hardware!

 

 

Estou precisando de uma ajuda de vocês! Pois vendedores de shopping não sabem me informar! Querem apenas vender!

 

Minha operadora de internet banda larga é o NET Vírtua + NET Fone.

 

Há dois anos, um técnico de informática da minha confiança trocou a antena do modem do NET Vírtua + NET Fone por uma maior, uma Multilaser de 9dbi. Daí, o resultado ficou muito bom para o sinal wi-fi que estava muito fraco. Pois minha casa são de dois pavimentos: o primeiro ficam as salas e a cozinha e o segundo ficam os quartos. E é justamente num dos quartos é que fica instalado o bendito modem do NET Vírtua + NET Fone.

 

Agora com a era dos smartphones, à medida que vamos nos distanciando dos quartos, indo para o pavimento térreo, os smartphones ficam com dificuldades de encontrar o sinal wi-fi.

 

Então, para a solução, pensei naqueles repetidores de sinal que ficam instalados numa tomada. Mas eu preferia outra opção. Como eu não entendo do assunto, estou pedindo a ajuda de vocês.

 

Estou querendo comprar um desses roteadores e preciso saber se irá funcionar com o modem do NET Vírtua + NET Fone. Ou se, ainda, não surtirá o efeito desejado e será melhor um repetidor de sinal mesmo daqueles que ficam na tomada.

 

Roteador DAP-2360 - D-Link    X    Roteador TL-WDR4300 - TP-Link. A faixa de preço é quase a mesma: R$ 400,00

 

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vejo assim: o roteador é um investimento mais completo, com mais opções de proveito. Até onde me consta, o repetidor não tem algo específico em seu modo de funcionar, que um roteador com função extra de repetidor não tenha.

 

Eu iria de roteador com função de repetidor, analisando as demais funções que ele trás, comparando previamente manuais em sites de fabricantes, e cogitando um possível futura rede cabeada (ao menos entre modem e roteador). Aliás, é o que está sendo feito aqui na casa. Vamos ligar os dois por um cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo assim: o roteador é um investimento mais completo, com mais opções de proveito. Até onde me consta, o repetidor não tem algo específico em seu modo de funcionar, que um roteador com função extra de repetidor não tenha.

 

Eu iria de roteador com função de repetidor, analisando as demais funções que ele trás, comparando previamente manuais em sites de fabricantes, e cogitando um possível futura rede cabeada (ao menos entre modem e roteador). Aliás, é o que está sendo feito aqui na casa. Vamos ligar os dois por um cabo.

Alexandre, qual deles é melhor: Roteador DAP-2360 - D-Link    X    Roteador TL-WDR4300 - TP-Link?

 

Será melhor eu deixar como estar, com o modem do NET Vírtua com a antena da Multilaser de 9dbi ou comprar um desses dois roteadores?

 

Agradeço de coração pela sua atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe-me, não estou em condições de fazer a comparação. Não conheço os produtos e estou com tempo apertado para "conhecê-los" por website de fabricante e fóruns.

 

Use o Iperf em dois notebooks, ou num notebook e num smartphone, e faça teste. Ou simplesmente execute os SpeedTest em smartphones. Se os resultados estiverem aceitáveis, não haverá porque mudar. Nem sempre um sinal não tão forte degrada demais as taxas de transferências. Elas são o que vale.

 

De quantos Mbps é seu NET Virtua e quanto ele está dando no SpeedTest, para as diferentes posições do cliente dentro da área wifi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tem uns termos que você usa que eu não entendo direito não :) . Mas o meu NET Vírtua é um contrato de 10MB + NET Fone.

 

Olha, amigão, é assim: a casa possui dois pavimentos. O primeiro pavimento ficam as salas e a cozinha. E no segundo pavimento ficam os quartos. E é num dos quartos que fica o modem NET Vírtua + NET Fone. Nele, existe uma antena Multilaser de 9bdi que foi suficiente para que os notebooks funcionassem no pavimento térreo, mesmo de vez em quando perdendo o sinal wi-fi, mas para os smartphones temos que ir nos aproximando da escada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha opinião depende do resultado daqueles testes que sugeri. Sua decisão dependerá de seu rigor com as taxas de transferências, tanto com o interno (Iperf) como com o externo (SpeedTest). Conectar um wifi é uma coisa; obter uma taxa de transferência que agrade, é outra. Tem gente que não é exigente. Mas se eu pagasse por 10 Mbps, quereria aproveitar tudo. Aqui acontece que meu pai paga por 15 Mbps e vamos puxar um cabo porque a repetição wifi para múltiplos clientes não ultrapassa os 5 Mbps internos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu faria os testes, para ter parâmetros.

 

Algumas pessoas preferem a estratégia de investir um bocado em alguns aparelhos wifi sofisticados e caros, dual band, 300 Mbps, etc. Outras vão pelo caminho do cabo, com aparelhos mais simples. Num caso ou noutro, não é inteligente e propício fazer "uma compra qualquer", Melhor analisar!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, é tudo muito confuso para minha cabeça... rs... aquelas são as únicas informações que consigo lhe passar...

Alexandre, sempre ficou assim.

Casa de dois pavimentos. No térreo ficam as salas e a cozinha. No pavimento superior ficam os quartos. É num dos quartos que fica o modem NET Vírtua + NET Fone.

No pavimento superior, tablets, smartphones e notebooks ficam mostrando todos os "tracinhos" bem fortes do sinal wi-fi.

Na sala, os "tracinhos" diminuem ou oscilam, chegando a cair.

Na cozinha, a mesma coisa, chegando a "um tracinho" ou quase nada.

Antes da antena Multilaser nem sinal de espírito pegava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você vai ver que é tudo bem simples. Faça o seguinte. Do jeito que está hoje. Pegue um smartphone e instale o a app do SpeedTest. Em seguida vá até cada ponto de interesse e faça teste. Fica tudo registrado na app. isso é teste de Internet. Se as velocidades lhe deixarem satisfeito, e também o sinal não cair até o ponto que você possa ficar satisfeito, não haverá por que gastar mais dinheiro.

 

Compartilhe os resultados aqui conosco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu copiei o que apareceu na tela do celular para você.


Teste ao lado do modem NET Vírtua + NET Fone:

 

Latência 230 ms

 

Download 4768 kb/s

 

Upload 1121 kb/s

 

 

defaut  Tipo do Teste:

             Download 5Mo (timeout: 180s)

             Upload 1Mo (timeout: 120s)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei lhe informar, pois uma vez fui "entrar" no modem da NET e acabei desconfigurando tudo, isso já faz mais de um ano. O técnico da NET veio e pôs tudo no lugar... rs... e ainda puxou minha orelha... rs...


Amigo, desde umas 17h00 que eu percebo que o NET Vírtua está lento hoje.


Resultado, agora, do Speed Test Copel no meu desktop, sem wi-fi:

 

Download Speed: 10603 kbps (1325.4 KB/sec transfer rate)
Upload Speed: 991 kbps (123.9 KB/sec transfer rate)
Latency: 58 ms
22/05/2015 21:26:09

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O smartphone: Lumia 635

 

Modem da NET Vírtua: um antigo que a NET não trabalha mais. Fui me queixar, o ano passado, do meu wi-fi, ao técnico do NET Vírtua; eu acabei batendo com a língua nos dentes dizendo a ele que eu estava esperando chegar um roteador do site Balão da Informática que me custou quase R$ 600,00. Ele disse que eu cancelasse a compra que ele pegava um modem velho que era melhor do que os atuais em que a NET trabalha. Ele disse que eu não contasse para ninguém, pois ele poderia perder o emprego. Me extorquiu em R$ 200,00 somente para ir no carro e trocar o modem e mandou eu ir numa loja de informática para comprar a antena Multilaser de 9dbi.

 

Thomson. Um bem velhinho.


P.S.: só com ele.


P.S.: modem Thomson DWG850 Net Virtua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentando resumir: sua Internet chega pelo coaxial no modem, e do modem vai sem fio direto para o smartphone Lumia 635? Se for, tem algo errado, porque esse Lumia funciona até no padrão 802.11n.

 

Um Galaxy S4, ao lado de um modem Cisco DPC3928, consegue aproveitar todos os 15 Mbps de um plano NET Virtua 15 MB. Já testei.

 

Pelo que entendi de um manual para uma versão desse modem daí, não há 802.11n. Mas mesmo assim, nada implica. A velocidade wifi deveria chegar aos 10 Mbps tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Um cabo da NET percorre várias ruas do meu bairro até chegar diretamente do modem deles (o velhinho) para o desktop. É banda larga + telefone fixo da NET.


Alexandre, eu posso comprar um modem da Cisco??? Ou um daqueles repetidores de sinal que fica na tomada? Ou deixar como estar? Estou lhe enchendo o saco, né, amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não está não. Mas não respondo diretamente o tipo de pergunta que você acaba de fazer. Compre o que você quiser. Eu não sou responsável pelos seus gastos. Estou aqui para trocar informações técnicas; não para recomendar produtos. Se quiser continuar a trocar informações, continuemos. Mas não espere que eu lhe diga o que comprar. Não vou. Pra começar, conheço nada de seu ambiente. E mesmo que conhecesse, considero esse tipo de escolha muito pessoal. Afinal, eu nem sou um consultor... mas se você comprar algo errado por minha culpa ficará chateado. Eu prefiro que você tente entender o que acontece aí, quais são as opções que você tem. Estamos aqui pra isso. Por exemplo, é muito curiosa essa sua taxa de 5 Mbps. Não era pra estar assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...