Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador para melhorar o wi-fi do NET Vírtua?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Se você tem feito os testes do lado do modem, não tem cabimento não ter os 10 Mbps ou muito próximo disso, quando na ligação cabeada tem. Há alguma configuração errada, alguma interferência, ou algum defeito nos equipamentos. Analise os canais de sinal wifi com alguma ferramenta destinada a isso. Pode ser o Wifi Analyzer, para Android.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é meu. O contratante do plano não sou eu. O modem está sob comodato. É um DPC3928 sem porta USB.

 

Mas a questão não é o modelo do modem. Já que você tem feito os testes ao lado dele. O Arris ou o Thompson não pode ser tão ruim. Provavelmente a falha não está antes do modem, porque o teste com o notebook cabeado dá OK. O que o Wifi Analyzer lhe disse? Ele tem várias telas, vários relatórios.

 

Seria interessante você testar com Iperf, fazendo de servidor o notebook sem fio o servidor, e fazendo de cliente o smartphone (Iperf para Android).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então desculpe-me pela dica infundada. Eu tinha me esquecido de que sua plataforma é Windows Mobile. Nunca usei tal plataforma. Sei nada dela. Como curiosidades, após ter pesquisado por alternativas ao Wifi Analyzer, posso "mencionar" WiFi Monster, Wi-Fi Sense e NetScan. Talvez seja mais fácil e seguro pegar emprestado um Android próximo e usá-lo com o Wi-Fi Analyzer. Mas se preferir não adentrar esse caminho, pode instalar ferramenta similar no notebook; vou tentar redescobrir o nome de um software que usei tempos atrás, hoje eu não tenho mais Windows aqui.

 

Quando o teste for SpeedTest, sempre, nos mesmos minutos, registre teste sem fio e teste com fio, já que a NET passa por manutenção, para diminuir as chances de engano por mau funcionamento da NET.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pode instalar ferramenta similar no notebook; vou tentar redescobrir o nome de um software que usei tempos atrás, hoje eu não tenho mais Windows aqui

 

Wi-Fi Scanner e Homedale. Pelo que me lembro, o que deu certo com o driver da interface de rede wireless do notebook que usei, foi esse segundo, o Homedale. Mas eu, em seu lugar, também experimentaria o Wi-Fi Scanner, já que os gráficos dele parecem melhores (pelas screenshots).

 

Os enganos do wifi: [TUTORIAL] Comprar para uma rede doméstica. Aprendendo através de um caso.

 

Sobre o Iperf, neste post.

 

Um tipo de teste que também importa muito está aqui. Observe a imagem de calor.

 

Resumindo: os valores redondos (48, 54, 72.2, 150 e 300 Mbps), informados pelos roteadores e APs, muito pouco significam. Para quem quer velocidade e qualidade, estabilidade, wifi pode facilmente tornar-se um grande engano. Começa que aqueles números (150 e 300) nas caixas dos produtos só existem nelas mesmo.

 

Wi-Fi, pra mim, é sinônimo apenas de conectividade, inclusão digital...

 

Mas OK... você deverá ter seus 10 ou 15 Mbps de Internet por wifi; só 5 Mbps, está errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu considero isso normal. Mas já que a NET disse enfrentar problemas, eu deixaria de olhar para ela. Iria analisar o wifi internamente, a partir das ferramentas e dos estudos que referenciei no comentário #33.

 

Talvez o upload esteja a desejar... não sei se deveria ser ~2 Mbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, desculpa o incômodo.

 

Mais um teste, via wi-fi, no pavimento térreo, via smartphone windows phone.

 

Latência 240 ms

 

Download 5479 kb/s

 

Upload 1090 kb/s

 

Tipo do Teste:

 

Download 5Mo (timeout: 180s)

Upload 1Mo (timeout: 120s)

 

 

Alexandre, minha irmã tem um Galaxy S5 Mini e meu irmão um Galaxy S3 Mini. O sinal wi-fi fica bem fraquinho também. No notebook e tablet consegue captar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SpeedTest.Net - Agora - Ao lado do modem da NET Vírtua - wi-fi- com o windows phone

 

Ping: 47 ms

 

Download: 9,84 Mpbs

 

Upload: 1,05Mbps


SpeedTest.Net - Agora - Na sala, longe do modem, no pavimento térreo - wi-fi- com o windows phone

 

Ping: 50 ms

 

Download: 2,69Mbps

 

Upload: 0,91 Mpbs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É o que se espera da realidade.

 

Não acredito que com pouco investimento proporcional você consiga melhorar isso substancialmente apenas usando tecnologia wireless. Não tenho experiência mas, pelo que sei em teoria, você precisaria ter repetição wireless com equipamentos 300 Mbps de duas antenas etc. Sendo assim, deixo sugestão de que considere cabear do modem a um ponto de acesso distante.

 

Leve em consideração que, mesmo com bons equipamentos, o ideal é o sinal wifi não ter de atravessar mais do que uma parede.

 

No caso de usar dual band, a lógica é ter os 2.4 GHz para atravessar barreiras e ter os 5 GHz para ir [só] um pouco mais longe sem barreiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hummm... aqui ele atravessa uma parede e o pedaço de uma laje... , isto é, uma escada...

 

Uma laje (concretada) conta mais do que uma parede. E tem o agravante da direção.

 

Penso que uma escada de alvenaria também conta mais do que uma parede, pelo formato (degraus).

 

Pensei que aqueles roteadores da TP-Link de R$ 500,00 iria resolver.. rs... rs.. rs...

 

Quais? Será?!

 

Pode que sim. Mas um problema é o ponto de partida. Não adianta a extensão wifi ser sofisticada e a "base" não ser. Se você fosse investir em wifi, teria de ter todos os equipamentos à altura, combinados, e não apenas a metade deles. Minha opinião: "É preciso muito $$ e propaganda para chegar aos 150 Mbps"

 

Para mim, wifi ~ inclusão digital. E só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando era o outro modem da NET - um modelo novo que a NET trabalha - não pegava nada no térreo. Só se a gente se aproximasse da escada.

 

Depois que o cara veio, na época, e trocou por um "velhinho" e pediu que eu fosse na loja comprar uma antena da Multilaser de 10dbi, ficou uma maravilha. Mas somente para notebooks e olhe lá...

 

Smartphones e tablets são um teste de paciência. Ou desistência mesmo... rs... rs... rs...

 

Eu pensei naqueles modems da TP-Link ou da D-Link... dizem que a da Cisco é melhor... mas a antena é interna.

 

Mas, sabe, Alexandre, do que desconfio? É que se eu comprar um desses repetidores acima acabará resultando na mesma coisa...


Eu acho que a solução seria colocar no pé da escada aquele repetidor de sinal de tomada da TP-Link...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu pensei naqueles modems da TP-Link ou da D-Link... dizem que a da Cisco é melhor... mas a antena é interna.

Com certeza produtos Cisco se diferenciam em qualidade, acabamento, durabilidade etc. Não significa que serão mais completos, versáteis e potentes. Pelo contrário. Antenas internas são realmente uma grande desvantagem, em muitos casos.

 

Mas, sabe, Alexandre, do que desconfio? É que se eu comprar um desses repetidores acima acabará resultando na mesma coisa...

Melhorará algo, mas se vai "pagar o dinheiro", é outra questão completamente diferente.

 

Eu acho que a solução seria colocar no pé da escada aquele repetidor de sinal de tomada da TP-Link...

 

Não consigo me imaginar deixando de adquirir um produto mais completo para adquirir uma coisinha dessas. Elas podem trazer um grande senso de estética para o ambiente, mas talvez seja só isso. Como tenho falado em outras postagens fora deste tópico, aliás, suspeito que esses repetidores sejam objetos destinados a uso pessoal, incapazes de um funcionamento adequado para múltiplos clientes. Configurei um roteador Multilaser RE073 como ponte repetidora e me surpreendi muito negativamente ao constatar que aquilo, em meu cenário, serviria a apenas um cliente, já que provocava embaralhamento de IPs e MACs dos clientes após ela, no DHCP do modem.

 

Diferentemente ocorre com repetição em infraestrutura WDS. Porém, esta exige [in]segurança WEP.

 

Diferente também pode ser o caso com alguns modos de repetição em firmwares mais elaborados. Aquele famoso firmware customizado para os TP Link, por exemplo, em alguns modelos de hardware, possibilita até três ou quatro tipos diferentes de modo de repetição.

 

Se o "repetidor de tomada" for sempre uma bridge, para mim ele não presta! Será que nem o RE073.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...