Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
danielmenintortelli

Problemas e dúvidas Corsair watercooler H60

Recommended Posts

Olá.

Gostaria de sanar algumas dúvidas a respeito do watercooler H60:

Comprei o meu a 6 meses e enviei recentemente para RMA. Motivo: aparentemente a bomba parou de funcionar.

Minha configuração é:

Processador Core i7-4790K

Placa-mãe GIGABTE ga-z97x-gaming7

Placa de Video VGA Gigabyte Geforce GTX970 4GB GDDR5 256 Bits WINDFORCE 3D ready 4K Ready PCI-Express 3.0 GV-N970G1 GAMING-4GD

Memória Corsair Vengeance 2 x 8GB DDR3 1600MHz CMZ8GX3M1A1600C10 Black

Fonte Corsair CX-750W 80 Bronze - CP-9020015-WW

Corsair WaterCooler Hydro Series - High Performance H60 - CW-9060007-WW

Gabinete Corsair Carbide Series 300R CC-9011014-SI

1- Minha placa-mãe é uma GIGABYTE GA-Z97X-Gaming 7. As conexões da ventoinha do radiador estão no conector (CPU_FAN) e a bomba está ligada (CPU_OPT). Segundo o manual da placa-mãe, o CPU_OPT é para watercoolers.

Na BIOS, eu configurei para que eles rodem em Full Speed (Coisa q não aconteceu realmente porque as velocidades tanto da bomba quanto da fan do radiador variavam dependendo da temperatura do processador).

Entretanto, durante os 6 meses que o produto funcionou, eu sempre acompanhei as temperaturas e as RPM das fans.

Vou descrever como o H60 funcionou nesse tempo e gostaria que você me dissesse se este é o comportamento normal do mesmo:

Uma coisa estranha que notei é que as velocidades variavam muito dependendo da temperatura da CPU. Em iddle ficava de 500 - 1400 RPM. Em Full Load(Jogando) chegava perto de 4000 RPM. Sempre manteve temperaturas boas.

Em dias muito frios, quando a temperatura da CPU chegava a 18º, a bomba se desligava automaticamente. Voltando a ligar conforme a temperatura da CPU aumentava.

Nos últimos dias que eu notei que ao ligar o computador ele logo se desligava. (Provavelmente porque a bomba parou de funcionar). Outras vezes ele ligava e tudo estava normal. Porém, depois de 5-10 minutos, a bomba parava de funcionar. A temperatura subia e o PC desligava.

Tentei trocar os conectores da placa-mãe e nada resolveu o problema. Foi então que entrei em contato com vocês.

1- Você poderia analisar esses comportamentos que eu descrevi acima e me dar um parecer se eu fiz algo errado ou se é realmente um caso de RMA?

2- Qual o melhor conector para a bomba? Ela deve ter uma RPM constante no máximo? Devo conectar diretamente no molex? Manter uma RPM máxima o tempo todo pode danificar a bomba ou é melhor do que manter uma RPM variada como aconteceu comigo no conector CPU_OPT?

Tentar falar com o suporte da Corsair é uma piada! Ninguém consegue dar uma resposta definitiva...

O cara do suporte me disse pra ligar a bomba no CPU_FAN e a fan do radiador no "controlador do hydrocooler". E por acaso o H60 tem controlador?! Piada! Nem sequer leu o texto acima...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo q você relata, é provavel q tenha dado defeito na bomba sim.. agora nao dá pra afirmar ou negar, o teste mais simples q você poderia ter feito era aproximar da bomba e verificar se ela fazia algum tipo de barulho

agora sobre os conectores, você sempre deve ligar os coolers do radiador no CPU_FAN, afinal é esse conector q faz a regulagem de rotacao de acordo com a temperatura, quanto maior, rotacao maior tb.. a bomba fica ligada nos outros conectores, qualquer um deles afinal a velocidade da bomba é constante e sempre elevada, acima de 2000 rpm na maioria dos casos.. nao há controle de rotacao na bomba pois o sistema precisa de um fluido circulante em velocidade constante para atingir a maior eficacia na eliminacao do calor

em tempo, esses watercoolers da corsair sao muito problemáticos.. eu sendo você trocaria por qualquer outra marca.. se bem q a corsair bem como uma pá de outras marcas usam os produtos da asetek que é o fabricante em comum.. eu recomendo os da coolermaster ja que eles mesmos produzem seus watercoolers.. tive um seidon 120v e agora estou com este nepton da assinatura q é lancamento deste ano e nao tenho do que me queixar.. excelente produto.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu pessoalmente ligaria a bomba no SYS FAN 4 de 3-pinos.
Esse conector deve fazer a bomba funcionar sempre em sua máxima rotação, independente de qualquer configuração da bios.

Se quiser, faça esse teste e depois verifique a rotação da bomba.

Deixe a CPU OPT FAN disponível para ligar qualquer fan de gabinete.

Tentar falar com o suporte da Corsair é uma piada! Ninguém consegue dar uma resposta definitiva...
O cara do suporte me disse pra ligar a bomba no CPU_FAN e a fan do radiador no "controlador do hydrocooler". E por acaso o H60 tem controlador?! Piada! Nem sequer leu o texto acima...

Creio que você esteja se referindo ao suporte brasileiro da Corsair.

Eu pessoalmente nunca usei o suporte brasileiro, mas tenho boas referências com o suporte internacional da Corsair.

Creio que nesse link aqui você pode se cadastrar e enviar suas dúvidas. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais