Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desktop para simulações físicas R$ 6000


Posts recomendados

Olá pessoal, preciso comprar um novo Desktop para simular sistemas físicos e outros trabalhos de simulação numérica.

 

Basicamente, minha principal preocupação é ter MUITA memória RAM, pois atualmente possuo 16 GB que já

não são suficientes para os meus projetos. Pretendo montar um sistema que suporte até 64GB de RAM, mas

não preciso comprar tudo agora, posso colocar apenas 32GB por enquanto. Preciso também de um processador

topo de linha, pois meu I5 primeira geração está meio ultrapassado. Pretendo comprar um conjunto placa mãe +

processador + memórias RAM com um orçamento por volta de R$ 6000. 

 

Por ser mais familiarizado com as nomenclaturas, andei pesquisando apenas processadores da Intel. A primeira

grande dúvida é i7 x Xeon. A vantagem de processadores Xeon é que eles suportam grandes quantidades de 

memória RAM, mas eu fico perdido com tantos modelos, e os preços são bem salgados. Se eu partir para

um i7 passo a ter apenas duas opções, acredito eu: 1) Ivy Bridge-E com memórias DDR3 e 2) Haswell-E com

suporte a DDR4. A opção 1) já está meio ultrapassada, então estou mais entre a opção 2) ou partir para 

processadores Xeon.

 

Com isso, montei a seguinte configuração:

 

- Placa Mãe Asus X99-A LGA 2011-v3 6GB USB 3.1 ATX

R$ R$ 1.402,41

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=63997

 

- Processador Intel Core i7-5930K 3.5GHz 15MB LGA 2011 V3 DDR4 2133MHz 

R$ R$ 2.677,41

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=58934

 

- Memória Kingston HyperX FURY Black Series 32GB (4x8GB) DDR4 2133MHz

R$ 2.039,91

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=63939

 

 

Totalizando R$ 6119.73.

 

O que acham dessas peças? Há algo que poderia ser alterado? 

Acredito que ainda preciso comprar o cooler do processador, mas isso não precisa entrar no orçamento.

Uma coisa que encarece bastante é ter que partir para memórias DDR4. Talvez valha a pena partir

para processadores Xeon e já comprar 64GB de memória RAM, mas como na maior parte do tempo

estarei rodando aplicações single thread não sei se vale a pena.

 

Aproveito para perguntar se talvez seria o caso de esperar 1 ou 2 meses para o lançamento dos processadores

Broadwell. Não posso esperar mais do que isso.

 

Outra coisa, uma fonte de 450W  seria suficiente?

 

 

Edit: Esqueci de dizer, acredito que o Xeon E5-1650 v3 seria o "irmão" desse i7-5930K, pois são praticamente idênticos.

Mas é quase impossível encontra-lo com um preço abaixo de RS 4000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, preciso comprar um novo Desktop para simular sistemas físicos e outros trabalhos de simulação numérica.

 

Basicamente, minha principal preocupação é ter MUITA memória RAM, pois atualmente possuo 16 GB que já

não são suficientes para os meus projetos. Pretendo montar um sistema que suporte até 64GB de RAM, mas

não preciso comprar tudo agora, posso colocar apenas 32GB por enquanto. Preciso também de um processador

topo de linha, pois meu I5 primeira geração está meio ultrapassado. Pretendo comprar um conjunto placa mãe +

processador + memórias RAM com um orçamento por volta de R$ 6000. 

 

Por ser mais familiarizado com as nomenclaturas, andei pesquisando apenas processadores da Intel. A primeira

grande dúvida é i7 x Xeon. A vantagem de processadores Xeon é que eles suportam grandes quantidades de 

memória RAM, mas eu fico perdido com tantos modelos, e os preços são bem salgados. Se eu partir para

um i7 passo a ter apenas duas opções, acredito eu: 1) Ivy Bridge-E com memórias DDR3 e 2) Haswell-E com

suporte a DDR4. A opção 1) já está meio ultrapassada, então estou mais entre a opção 2) ou partir para 

processadores Xeon.

 

Com isso, montei a seguinte configuração:

 

- Placa Mãe Asus X99-A LGA 2011-v3 6GB USB 3.1 ATX

R$ R$ 1.402,41

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=63997

 

- Processador Intel Core i7-5930K 3.5GHz 15MB LGA 2011 V3 DDR4 2133MHz 

R$ R$ 2.677,41

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=58934

 

- Memória Kingston HyperX FURY Black Series 32GB (4x8GB) DDR4 2133MHz

R$ 2.039,91

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=63939

 

 

Totalizando R$ 6119.73.

 

O que acham dessas peças? Há algo que poderia ser alterado? 

Acredito que ainda preciso comprar o cooler do processador, mas isso não precisa entrar no orçamento.

Uma coisa que encarece bastante é ter que partir para memórias DDR4. Talvez valha a pena partir

para processadores Xeon e já comprar 64GB de memória RAM, mas como na maior parte do tempo

estarei rodando aplicações single thread não sei se vale a pena.

 

Aproveito para perguntar se talvez seria o caso de esperar 1 ou 2 meses para o lançamento dos processadores

Broadwell. Não posso esperar mais do que isso.

 

Outra coisa, uma fonte de 450W  seria suficiente?

 

 

Edit: Esqueci de dizer, acredito que o Xeon E5-1650 v3 seria o "irmão" desse i7-5930K, pois são praticamente idênticos.

Mas é quase impossível encontra-lo com um preço abaixo de RS 4000.

 

Ótima configuração. Eses são os únicos itens DDR4 no mercado, então não tem o que alterar. Com essa configuração aí você vai passar mais uns bons anos sem necessitar de upgrade.

 

Recomendo pegar o i7 mesmo, pois o investimento num Xeon seria altíssimo e talvez desnecessário, já que vais utilizar aplicações single thread.

 

Uma fonte de 450W fica legal desde que não vá utilizar uma VGA Mid/High End.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Plataforma Xeon é multi cpu, por isso suportam mais memória RAM. Como você quer uma máquina single CPU, compre o mais barato, no caso, o I7.

Agora, o preço destas memos tão uma facada. Já considerou montar I7 2011 com DDR3 mesmo? Pois por enquanto DDR4 não ultrapassou DDR3 em performance. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ótima configuração. Eses são os únicos itens DDR4 no mercado, então não tem o que alterar. Com essa configuração aí você vai passar mais uns bons anos sem necessitar de upgrade.

 

Recomendo pegar o i7 mesmo, pois o investimento num Xeon seria altíssimo e talvez desnecessário, já que vais utilizar aplicações single thread.

 

Uma fonte de 450W fica legal desde que não vá utilizar uma VGA Mid/High End.

 

Fique com Deus!

 

Obrigado pelas dicas, fico mais tranquilo em saber que estou na direção certa.

 

 

Plataforma Xeon é multi cpu, por isso suportam mais memória RAM. Como você quer uma máquina single CPU, compre o mais barato, no caso, o I7.

Agora, o preço destas memos tão uma facada. Já considerou montar I7 2011 com DDR3 mesmo? Pois por enquanto DDR4 não ultrapassou DDR3 em performance. 

 

Estou completamente por fora do padrão DDR4. Sério que elas possuem performance inferior? Nesse caso eu teria que ir de Core i7-4930K, certo?

Mas nesse cenário o máximo que o processador suporta por padrão é DDR3 1866MHz, não acabaria sendo mais lento do que DDR4 2133MHz?

 

E realmente, o preço das DDR4 estão altíssimos, vou dar uma olhada em testes de performance para ver se realmente compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Obrigado pelas dicas, fico mais tranquilo em saber que estou na direção certa.

 

 

 

Estou completamente por fora do padrão DDR4. Sério que elas possuem performance inferior? Nesse caso eu teria que ir de Core i7-4930K, certo?

Mas nesse cenário o máximo que o processador suporta por padrão é DDR3 1866MHz, não acabaria sendo mais lento do que DDR4 2133MHz?

 

E realmente, o preço das DDR4 estão altíssimos, vou dar uma olhada em testes de performance para ver se realmente compensa.

 

 

O fato é o seguinte: dependendo do uso que as memórias vão ter a velocidade a mais não te dará maioe performance. Um exemplo parecido é o caso do PCI-e 1.1, 2.0 ou 3.0. Nos jogos atuais todos têm a mesma performance porque os jogos não aproveitam a banda superior. O mesmo acontece com RAM acima de 1600 MHz em jogos. Mas se for pra render uma memória mais rápida dará melhor performance.

 

Como você não vai jogar e sim usar pra simulações eu recomendo que pegue a mais potente, pois terá mais vida útil e te dará ganho em performance. Mas como te foi falado, se puder compre fora do país que sai bem mais barato.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...