Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Luizfernando2222

Chuveiro Microcontrolado

Recommended Posts

Galera, sou novo no fórum e queria pedir a ajuda de vocês com um projeto que consiste em controlar um chuveiro usando um microcontrolador PIC16F87 que eu vou programar em C usando o CCS compiler, eu estou muito empolgado para realizar esse projeto, porém eu não sei nem por onde começar  :(

Eu preciso dicas e também a ajuda de vocês de como eu poderia criar as seguintes instruções para o pic:

Eu preciso que o microcontrolador escreva no display de LCD ''selecione a temperatura'' (que vai ser selecionada usando 2 botões de pressão do tipo NA)

E depois de selecionado a temperatura, ele vai esperar 3 segundos e ira levar uma saída ao nível alto (que eu vou usar para abri uma solenoide), e preciso que outra saída mande um sinal de acordo com a temperatura desejada para acionar um triac que vai acionar a resistência do chuveiro na temperatura desejada. E enquanto isso no display vai ser exibido a temperatura selecionada e a temperatura atual da água dentro do chuveiro.  

eu estou pensando em pegar um programa pronto na internet de um termômetro e ir modificando com as instruções acima, o que vocês acham?!

Agradeço desde já qualquer ajuda de vocês!  :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

sugiro que tu pesquise na internet os tópicos para C no CCS:

- delay_ms()

- adc

- output()

- input()

- biblioteca p/ LCD

- configurar oscilador 

Não sei se teu objetivo é APRENDER a programar ou apenas programar para passar de semestre.

Mas pesquisando esses tópicos, consequentemente eles te levarão a outros para que pelo menos esse projeto aí que tu quer fazer funcione.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Meu objetivo basicamente é aprender pois no momento não estou cursando nenhum tipo de cursos de eletrônica e etc.. :)

Esse projeto é de minha autoria e eu estou disposto a demostrar no Senai da minha cidade no final do ano (se eu conseguir realizá-lo) hehe

Muito obrigado pelas dicas vou dar uma pesquisada! 

Rafael Del Pino

Compartilhar este post

Link para o post

Legal! Eu também estou aprendendo e estou agora me empenhando em aprender a exibir menus e afins no display LCD. 

Mas começa por coisas simples como acionar leds através de chaves. 

Estou lendo o Livro "C para microcontroladores PIC" do Fábio Pereira. Muito bom livro. 

Recomendo.

Att.,

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais