Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MARCOLIMA

Uso da Bateria Veicular Enquanto Carrega

Recommended Posts

Olá! Antes de tudo agradeço atenção de quem poder me ajudar. Bem, eu estou com uma dúvida terrível, possuo um carrinho de som onde faço anúncios e vendo cd's e dvd's, naturalmente o som funciona com o auxílio de uma bateria automotiva de de 50 amperes, mas esse processo de carregar e descarregar não estã fazendo muito bem a bateria, Bom, o que eu gostaria de saber é se existe algum problema em usar o som conectado a bateria enquanto ela estiver conectada ao carregador de 5 amperes com flutuador? ou seja, eu ponho a bateria para carregar e enquanto ela carrega eu continuo usando som pois o meu local de trabalho é fixo posso usar energia normal para ligar o carregador e abastecer a bateria enquanto ela é fornece a energia para o som. Isso é possível? existe algum problema? e se existe qual é? Mais uma vez obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Marco.

Não há problema nenhum em se usar a bateria enquanto ela carrega. Sim, é possível.

O que eu não entendi, qual a necessidade de se usar a bateria simultaneamente ao carregar se tem um ponto fixo de energia?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de tudo muito obrigado!

Esclarecendo a sua dúvida em relação a nao usar o som direto na energia da rede é que se eu ligar o som em 220 ele pode queimar. O eletriscista que montou falou que tem que usar na bateria porque o som é autotivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo que o som é automotivo e que ligar direto na rede elétrica não é uma boa ideia. podes usar um transformador (Fonte 110/220v). Mas, se não pretende gastar, pode usar da maneira que citou que não há problemas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O meu som tambem e de carro e esta ligado em uma fonte de 220 para 12 V, tanto o toca-fitas quanto a fonte est'ao em uso desde 1980.

Sobre usar ao mesmo tempo em que carrega nao ha o menor problema, os carros fazem isso sempre, no seu caso o que acontecera sera aumentar o tempo de carga, do resto sem problema.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

valeu! Muito obrigado!

Aproveitando a oportunidade, vocês saberiam me informar quanto watts um carregador automotivo de 6 amperes consome em média?

Desde já mais uma vez deixo meu agradecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu! Muito obrigado!

Aproveitando a oportunidade, vocês saberiam me informar quanto watts um carregador automotivo de 6 amperes consome em média?

Desde já mais uma vez deixo meu agradecimento.

No máximo dos máximos algo como 12V x 6A = 72 Watts mais uma folga, diria coisa de 100 Watts mas isso no pico do pico, com a bateria descarregada.. Em uso normal, na flutuação (onde ele somente mantém a bateria carregada e alimenta seu som ao mesmo tempo, espere um gasto menor que 50 Watts..

Compartilhar este post

Link para o post

faller uma curiosidade sobre esse tema:

Sempre ouvi falar em carga rápida de baterias e normal.

O que seria uma e outra?

Outra coisa, voce falou que uma fonte de 72 W seria o suficiente para a duvida do postulante, mas se eu colocar uma fonte de maior capacidade irá acelerar a carga da bateria, dai a razão do nome carga rápida ou ela tem seu tempo de recarga especificado independente da capacidade do carregador?

Compartilhar este post

Link para o post

W é a força que seu som necessita para funcionar. A bateria precisa de V, que são ao que sabemos 12V, e o A faz a bateria carregar mais rápido quanto maior ele for. Então, para se conseguir uma carga mais rápida é necessário um carregador que forneça os mesmos 12V, porém, com mais Ampere.

Falando de maneira simples e sem termos, Ampere é a carga que a bateria recebe, então sendo maior, mais corrente ela recebe e mais rápido recarrega. Se levas 3 horas para carregar uma bateria usando um carregador de 1A, levarás 6 horas usando um carregador de 500mA, ou 1:30 minutos usando um de 2A. (Na teoria, pois energia se dissipa em forma de calor).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

faller uma curiosidade sobre esse tema:

Sempre ouvi falar em carga rápida de baterias e normal.

O que seria uma e outra?

Outra coisa, voce falou que uma fonte de 72 W seria o suficiente para a duvida do postulante, mas se eu colocar uma fonte de maior capacidade irá acelerar a carga da bateria, dai a razão do nome carga rápida ou ela tem seu tempo de recarga especificado independente da capacidade do carregador?

Toda a bateria tem sua capacidade nominal, que e expressa e Amperes hora..

A diferença entre carga lenta, carga normal e carga rápida e o valor da corrente com que se executa essa carga e, se expressa em percentual da capacidade nominal da bateria e não é um valor absoluto podendo variar entre mais ou menos esses valores dai:

Carga lenta: de 0,05C a 0,10C

Carga normal: de 0,1C a 0,2C

Carga rápida: de 0,2C a 0,5C

Como entender isso dai???

Imagine uma bateria com capacidade de 40 Amperes hora..

Carga lenta: Uso da corrente de carga limitada de 2 a 4 Amperes

Carga normal: Uso da corrente de carga limitada de 4 a 8 Amperes

Carga rápida: Uso da corrente de carga limitada de 8 20 Amperes

Em uma bateria de diferente capacidade os valores das correntes de carga, em amperes, vão ser diferentes..

De qualquer modo sempre é prudente, no caso de uma bateria chumbo ácida, carregando em qualquer rate, nunca deixar que a tensão por elemento passe de 2,4 Volts. Numa bateria de 12 Volts nominais (seis elementos) carregue a mesma até que a tensão em seus bornes alcance 2,4 x 6 = 14,4 Volts e comute a corrente de carga para um valor menor ou coloque a bateria em flutuação (tensão do carregador = tensão da bateria = pouco abaixo de 14,4 Volts, digamos 14 Volts..

ATENÇÃO: Esses valores, máximos ou relativos, variam com o tipo de bateria, bem como as curvas ideais de carga também variam..

A corrente de carga de uma bateria não é função da capacidade de seu carregador, que sim é limitante da máxima capacidade ele ele pode oferecer a bateria, mas é só isso..

A corrente de carga de uma bateria deve ser controlada pela diferença de potencial entre a tensão oferecida por esse carregador, a tensão da bateria sobre carga e a resistência interna dessa bateria.. Não se calcula mas sim se ajusta a tensão de saída do carregador e se mede a corrente debitada a bateria..  Em circuitos mais "inteligentes" o carregador passa a se comportar como uma fonte de corrente constante, e para ajustar a mesma se vale da variação de tensão de saída desse carregador..  Lembre-se, se a tensão da bateria ficar acima de 2,4 Volts por elemento, em baterias tipo chumbo ácida, poderá haver borbulhamento e evaporação do eletrólito da mesma o que deve ser evitado. Outra excelente prática, no carregamento de baterias chumbo-ácidas, é limitar a temperatura de carga aos 60 graus no eletrólito..

O tempo de carga de uma bateria vai depender sempre da corrente utilizada na carga e na reação apresentada pela bateria, que pode ser avaliada tanto pela tensão em seus terminais quanto pela densidade de seu eletrólito...

De modo geral é isso dai. Sugiro ler, na internet mesmo, artigos sobre carga de bateria, sempore de acordo com o tipo de bateria envolvido..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre

grato pelas explicacoes mas sou eletrecista de manutenção industrial, mas pouco sei sobre baterias automotivas

Faller

A coisa e meio complicada mesmo, mas pelo que entendi, cada uma tem sua capacidade e forma de carregar, vai depender das especificações, e tem um limite quanto ao regime de carga, do contrário bastaria colocar em uma máquina de solda rotativa, Bambozi, colocar a corrente no talo e carregaria em dois minutos.

grato

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais