Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo de rede para uso externo


Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou pesquisando a compra de 30 metros de cabo de rede para uso externo, com proteção contra raios UV e, de preferência, também blindagem. Comecei a acreditar que o produto de mais renome era o Multilan da Furukawa, acompanhado do Hercules da Lan Expert. Mas agora encontrei um cabo até mais caro, no Mercado Livre, da marca Telcon.

 

Sei que preço alto nem sempre é sinônimo de qualidade, mas muitas vezes é um ponto de partida certeiro para a identificação de coisa boa. Na verdade, eu busco o contrário: economia, custo benefício atrativo, principalmente porque será uma instalação doméstica. Como eu não sou conhecedor dos produtos, tenho considerado muito o renome e o preço das opções. Os cabos Furukawa e Hercules são muito bem falados.

 

O que vocês me dizem de todas essas marcas? Haveria outras à altura delas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu iria de Furukawa mesmo, tenho um aqui de blindagem simples, 40 metros externo, pega chuva e sol e tá firme e forte há uns 5 anos, sem problemas.

PS: Não tem proteção contra luz solar, apenas blindagem simples já que passa próximo a cabos elétricos.

 

Errata: Tá firme e forte há uns 10 anos, pois na verdade reaproveitei estes 40 metros de uma outra instalação existente, que tmb ficava exposta ao tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou em dúvida se coloco ênfase numa dos três caminhos a seguir:

  1. Cabo blindado mas sem proteção UV
  2. Cabo não blindado mas com proteção UV
  3. Cabo blindado e com proteção UV

O cabo com proteção UV sempre tem dupla camada e é preto.

 

Se o cabo está junto de cabo coaxial da NET, e também o cruza lá em cima da casa, a blindagem passa a ser importante? Ou blindagem é só para quando se tem tensão alternada por perto, motores, muitos cabos de dados numa mesma calha, e coisas assim?

 

Se eu for usar cabo blindado, não verei sentido em não usar conectores e keytones também blindados. O investimento talvez (não calculei) aumente em uns 60%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não precisa utilizar o conector blindado, afinal estará na parte interna, livre de interferências. Sem contar que se você for ligá-lo a um roteador ou switch, muito provavelmente o mesmo não terá aterramento pra esta blindagem.

A blindagem é importante contra interferência eletromagnética. Não me preocuparia com os cabos coaxiais, apenas energia elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho um desperdício não deixar tudo completo. Aquele aterramento é na carcaça. Quanto a ele, eu só tenho dúvidas se já não passa a ser contraindicado, pois sei que o esquema de aterramento nos equipamentos distantes não deixa tudo equipotencializado.

 

Uma coisa eu sei: se eu for colocar o cabo blindado, conectores e keystones o acompanharão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda não foi feito compra. O tópico é para trocar esse tipo de informação.

 

Se alguém não vier alertar que a blindagem tem outro proveito fora do terra, é possível que eu a dispense no meu conselho ao comprador. Mas fica a pulga atrás da orelha: se o cabo receber tal interferência assim e assado?

 

Independentemente dos equipamentos acompanharem a blindagem ou não, caso se gaste um horror em cabo de ótima qualidade, porque deixar as keystones de fora?

 

A questão que eu enfrento é se a blindagem terá algum proveito no ambiente daqui, e especialmente sem uma ligação específica de fio terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A blindagem completa seria interessante, como você bem falou, para equipotencializar a rede, somente isso. Se o plugue fêmea for aterrado, manda bala! Senão, é grana pro lixo.

O principal no seu caso aí é proteção externa. Se não vai passar perto da rede elétrica, talvez nem valha a pena cabo blindado, apenas UV.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Num duto de parede o cabo vai junto com coaxial de Internet e telefone da NET. Noutro duto de parede, muito provavelmente algum dia ele também irá junto com um coaxial assim. Em cima do telhado, ele poderá cruzar esse mesmo cabo coaxial; e será só, provavelmente.

 

Por outro lado, eu não tenho tanta certeza assim, de que um terra não aproveitado nos finalmentes fará um cabo blindado totalmente desperdiçado. Num cabo blindado desses, uma coisa é o terra, outra coisa é a capa metálica que reveste os quatro pares. Só cabos blindados trazem essas capas. Aliás, em algumas blindagens de CAT6a, acho que na STP, além dessa há uma capa metálica mais interna para cada um dos quatro pares; e nada disso parece ter relação de indispensável necessidade com o terra.

 

Vejamos um material auxiliar da Furukawa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas é o que eu tava falando. No meu caso, uso o cabo blindado simples (encapa os 8 fios, sem blindagem por pares) somente porque o mesmo passa por dutos onde há fiação elétrica ao lado. Não é necessário RJ45 blindado neste caso (até queria, mas como os roteadores são comuns, desencanei).

Se vai passar apenas próximo a cabos coaxiais EU não colocaria cabo blindado. Na verdade eu tacaria um cabo comum mesmo, mas como você disse que é para cliente, mete cabo UV pra não ter uma possível dor de cabeça depois.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é cliente, mas não é para meu bolso. É para meu pai. Sim, terá de ser UV. Cabo comum não. Levará sol e chuva. A dúvida maior é se vamos de blindado também, para garantir alguma coisa.

 

Você já fez teste de transferência com sua instalação?

 

O Hèrćules da Lan Expert é bem atrativo, pelo menos na propaganda. Se ele for ficar no mesmo preço de um Multilan não blindado da Furukawa, a dúvida virá com mais força.

 

Quem estiver voando, por favor veja aqui — material do Guia do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O meu é blindado sem UV e tá há 10 anos sem problemas no sol e chuva. Lembrando que moro em São Paulo capital, então a variação frequente de temperatura é outro fator a acrescentar. Não tenho perca de pacotes, tá perfeito até hoje, apenas o azul do cabo que tá quase ficando branco na parte externa... rs

Eu meteria cabo comum.... kkkkk

 

Espere por mais sugestões, amanhã a galera opina no tópico.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quantos metros externo? Exposto diretamente ao sol, como um cabo em cima de telhas?

 

Não tenho perca de pacotes, tá perfeito até hoje

 

Só acredito nisso se você medir a taxa de transferência e nos der um valor aferido que corresponda.

 

Temo que uma avaria no cabo cause danos em equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Phoenyx, OK, não tem mesmo. Mas saiba que um cabo que nominalmente está em 100 Mbps pode ter uma taxa de transferência real bem diferente disso.

 

Dia desses eu fiz teste com dois patch cords curtos CAT5e. Um deles fora fabricado artesanalmente, o outro veio com um roteador ou modem. Não tenho o detalhe se ambos ou pelo menos um deles é cross-over. Deu 88 Mbps. Imagino que um pouco de comprimento e alguma interferência podem fazer muito pior do que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como você sabe que não há perda de pacotes? Por PING? Existem autocorreções.

 

Não lembro com toda a certeza, mas muito provavelmente naquele meu ambiente testes também não havia perda de pacotes em PING.

 

Vários fatores para diminuição de velocidade:

  • Desempenho das interfaces
  • Interferência no cabo
  • Interferência nas conexões
  • Imperfeições nas conexões
  • Roteamento
  • Barramento da rede
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou tentando entender o porquê do Cabo MultiLan CAT.5e Indoor/Outdoor CMX ser declaradamente de aplicação externa, com proteção contra raios UV. Aparentemente o único revestimento que esse cabo tem é um PVC preto. Será que basta o PVC ser preto?

 

O cabo SOHOPLUS, sendo azul, não é declarado outdoor. Mas a cobertura dele também é PVC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não disse que a carcaça externa do aparelho é de metal, mas que nos conectores fêmeas dele provavelmente há — por padrão da indústria — o ground conectado ao ground do circuito eletrônico. A isso eu chamei confusamente de "carcaça".

 

Eu estava errado. Isso não existe. Eis a prova:

 

post-435193-0-34264200-1433505240_thumb.

 

O conector de um modem para Oi Velox. Só os 8 pinos e muito plástico. Nenhum sinal de aterramento.

 

@Phoenyx estava certo!

 

Acabou que compramos o cabo Hércules, por ter saído barato (R$ 2,16 o metro) e ter a proteção para Outdoor. Não por ter blindagem. Não aterraremos. Não há como. Usaremos com conectores simples, Furukawa SOHOPLUS, para UTP. Se der trabalho para o cabo entrar no conector, prensando levemente com alicate universal provavelmente entrará. Se ainda assim não entrar, o PVC mais externo poderá ser retirado para o encaixe. Se nenhuma das pontas tocar o fio terra, não haverá porque ter problemas.

 

Tudo porque eu queria um cabo "pra botar em cima do telhado"... algumas pessoas sugeriram usar cabo UTP comum, ao menos Furukawa, mas tive receio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...