Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
davidgaron

Riscos Do Over

Recommended Posts

Pessoal, todos nós sabemos q fazer overclock tem varios riscos...aida mais aqueles mais agressivos, q aumentam a tensão da memoria, mudam a latencia, aumetam o vcore, etc.

O overclok tbem pode "romper" algum arquivo "importante" do windows, fazendo com q você tenha q reinstalar o windows ou repara-lo.

Ontem estava fazendo overclock no PC da assinatura, estava com o FSB as alturas perto do que eu chegara no dia anterior (dia anterior: 175 X 11.5, não queria forçar muito, ontem: 196 x 11.5 vcore1.75, tensão memo 2.7, latencia 8-3-3-3...) Ai resolvi colocar o FSB em 197, coloquei, o PC iniciou perfeito, deu sinal de video, estava carregando o windows quando do nada , apareceu uma janela azul falando q tinha um arquivo corrompido. Fui e reiniciei o windows de novo, apareceu a mesma coisa, tirei o over, apareceu a mesma coisa, dei DEFAULT CMOS, ai a tela azul apareceu de novo. Toda hora aparecia. Entrando em "modo seguro" tbem aparecia. Estava sem disco de boot, ai peguei o CD do Win XP, e fui reinstalar, mas não podiad...pois tinha dados q eu não podia perder, ai mandei apenas "reparar" a instalação anterior. Funcionou beleza.

Só criei esse tópico para alertarem os "principiantes" sobre os riscos do over.

Abraços, espero ter ajudado alguem.

COLOQUEI MAIS ISSO:

O overclock pode:

Reduzir o tempo de vida do processador:

A espectativa de vida de um processador é de uns 10 anos. A tecnica do overcloclok faz com q o processador trabalhe mais, desgastando-o mais rapidamente. "Overclockado" a vida do processador pode ser reduzida para 5 a 7 anos (isso não significa q o seu processador só porque esta trabalhando "normalmente" ele ira durar 10 anos, isso vai de processador para processador).

Lembre-se q com overs maiores a vida do processador pode chegar 3 ~ 5 anos. Esse overs maiores são os q usam altas voltagens. Recomendo não passar dos 1.83

Superaquecimento do Processador

Com overclocks q aumentam o vcore (tensão q o processador trabalha), tem o perigo de queimar o processador. Por isso, se estiver pensando em um grande over, compre um bom cooler e uma boa pasta termica e revise o sistema de circulação de ar dentro do seu gabinete.

Com overclocks mais pesados, q não aumentam apenas a o vcore, aumentam tambem a tensão de outros componetes (como a memoria), é indispensavel uma boa circulação de ar dentro do gabiente, pois alem de você poder perder o processador, outras coisas podem ir junto.....

Instabilidade do Sistema

Com overclock, pode acontecer de dar INSTABILIDADE do sistema. Quando isso acontece é necessario aumento de vcore, ou da tensão de outro componente q esta participando do over. Isso você tera q avaliar quando estiver fazendo.

Uma vez estava com uma instabilidade muito grande, tinha acabado de fazer um overclock aumentando o vcore, e a tensão da memo (estava 196 X 11.5), achei q era necessario o aumento do vcore, mas olhei bem... e aumentei a tensão da memo, e funcionou beleza.

Conclusão:

Conseguimos concluir que, para um bom overclock, seria necessario um bom cooler, uma boa circulação de ar dentro do gabinete. E que overs mais agressivos, os q aumentam o vcore, a tensão da memo, etc, o tempo de vida dos "componentes" envolvidos cai bastante, mas isso depende mais do over. Deu para entender tambem que overclocks q aumentam apenas o FSB, os riscos de perda são MUITO inferiores aos q aumentam tensão dos componentes, mas sem aumentar a tensão "dos" componentes o overclock pode não ir muito longe....

Acho q isso é de interesse de muita gente, por isso estou pedindo para que fixem o tópico. Abrigado.

Entrem em: http://planeta.terra.com.br/informatica/itmania/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ajudou sim cara , teve uma vez também que fui fazer a mesma coisa que você , mexer no FSB , e meu hd deu pau no windows , não instalava por nada ...travava no boot do cd do windows ....aê eu acabei pegando um diskett de boot 98 , botei , deletei a partição primária , aê consegui instalar o win pelo boot do cd..

valeu esse foi mais um problema ocorrido por over , pois como minha placa mãe não tem PCILOCK , deve ter aumentado a frequncia IDE do PC ....aê começou a corromper arquivos importantes... :tantan:

falou :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos colocar mais problemas q passamos para ir melhorando o tópico, e ajudando os overclockers.

Conto com todos vocês !!! Valeu !

Compartilhar este post

Link para o post

Acontesseu isto agorinha aqui HeHe .. tinha acabado de dar 215X11.5 Rock solid .. 1.8 de Vcore .. e tentei dar 220X11.5 .. e Puf .. NTFS.SYS corrompido ! Blah ...

Compartilhar este post

Link para o post

Tai uma coisinha comum de acontecer com quem gosta de over. Eu mesmo já perdi as contas de quantas vezes tive que colocar o Windows novamente :muro: !!! Pena que não assimila o trabalho chato que da colocar tudo de novo!!! o mais importante eu já deixo em uma partição separada para não chorar :cry: !!! mas acabei de colocar lá vou eu fazer over novamente :tantan: !!

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um XP 2600+ barton asus a7n8x-e deluxe 256 mb memoria hd de 80gb cooler original do xp

com essa configuração qual um over seguro que eu posso fazer????

quanto posso colocar o fsb e o vcore????

esse meu xp é travado!!!

valeu!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Porque acontece isso de corromper arquivos fazendo OC? Isso é comum mesmo em um OC básico?? :huh:

Dessa eu não sabia mesmo... que coisa... agora fiquei mais receoso na hora do over. :cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo q eu saiba é por causa do divisor do PCI e das IDE por EX

FSB 133 / 4 = 33 Mhz velocidade do PCI e do IDE

FSB 133 / 2 = 66 Mhz velocidade do AGP

Mas quando

FSB 140 / 4 35 Mhz ( OVER tranquilo) nas PCI e nas IDE

FSB 140 / 2 70 Mhz ( OVER tranquilo) na AGP

FSB 160 / 4 40 Mhz ( NIVEL Critico ! neste ponto os arquivos do HD por algum motivo comessao a ser DELETADOS E CORRMPIDOS ao invers de serem lidos)

mas por Ex prosessadores de FSB 166 o divisor já passa a ser 5 =] q quando se passa do FSB 200 o divisor já passa para 6 = 33,333333

então o perigoso é do 166 para o 200 ... e do 133 para o 166 .. as freqüências

200 , 166 , 133 são exatas e o divisor passa ... mas por ex .. FSB 197 divisor 5 = 39,4 HeHe ... Bye Bye HD ...

Mas não é sempre q acontesse isto ...

já exsitem alumas placas mãe q tem PCI LOCK q trava o PCI e o IDE em 33 .. e sobe bem mais lento ..

( se eu etiver errado por favor me corrigão)

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o PCI lock é uma característica dos chipsets. Agora não sei ao certo quais têm esse recurso ou não. (Será que o meu SiS 746FX tem?) Então posso ficar tranquilo fazendo OC em uma máquina com essa característica ou há outro fator que possa corromper arquivos?

Compartilhar este post

Link para o post

bom .. se você dar um tapa no HD ele corrompe os arquivos também :bandeira:

Mas acho q serias estes os motivos .. ou também pelo Vcore alto ... pois infulencia na estabilidade ...

Compartilhar este post

Link para o post

Um overclock com altos FSB, pode SIM corromper arquivos. Não importando se é PCI locked ou não 'locked'. hehhe.

Mas os overs mais altos tem mais chances de corromper arquivos. Não sei o motivo, mas isso eu tenho quase certeza.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest engenheiro_ce

Já estava ligado nesses riscos.. principalmente com o equipamento pci e AGP.. mas pensei que com o PCI LOCK ficasse seguro.. tipo, sem chances. Mas valeu aee pelo toque..

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma atualizada la em cima....olhem e me digam suas opiniões.

Acham q podem fixar isso ?

Fiquei escrevendo...to até com os dedos doendo...HAHAHHAHA :rolleyes:

Espero ajudar bastante gente... :palmas:

Abraços !

Compartilhar este post

Link para o post
tenho um XP 2600+ barton asus a7n8x-e deluxe 256 mb memoria hd de 80gb cooler original do xp

com essa configuração qual um over seguro que eu posso fazer????

quanto posso colocar o fsb e o vcore????

esse meu xp é travado!!!

valeu!!!!!!!!!!

e aí beleza !?

bom com cooler box eu não recomendaria você fazer Oc não..pois cooler box e uma :priv: ...pelo menos eu não gosto !!!

e depende de varios fatores como nosso amigo disse....fonte...memoria....etc..

falou

Compartilhar este post

Link para o post

Topico pode ser fixado pois é mt bom... meu over ta em 2.40 com 1.725 de tensão e ta estavel... mt boa essa placa-mãe... montei a makina hoje e ta me surprendendo... mt boa mesmo... e bom o topico

Compartilhar este post

Link para o post

Moderadores, vocês poderiam fixar este tópico ? Pois parece ser de intereçe de muita gente.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

ola amigo...

infelizmente eu tive o mesmo problema, fiz o over e não me dei bem, o meu c: tá CORROMPIDO, tirei o HD e coloquei en outra Maquina e não consigo nem ver os dados, e neste HD tenho dados muito importantes....

será que se eu reparar o winxp pela instalação ele não vai deletar os dados?

valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

não deleta não...Se você apenas mandar reparar, você ficara com todos os dados.

falou!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais