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AMD FX8350 + SEIDON 120V: O que pode estar errado?

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AMD FX8350 + SEIDON 120V: O que pode estar errado?

 

 

Primeiramente, uma boa noite a todos!

 

 

Eu e meu cunhado estamos montando um computador novo para ele com a seguinte configuração:

 

Gabinete PCYES Bizon com Leds Vermelhos

Motherboard Gigabyte 990FXA-UD5

Processador AMD FX 8350 em STOCK (por enquanto!)

8GB de RAM DDR3 1866Mhz

HD 2TB Seagate

VGA GTX 960 Galax HOF

Fonte EVGA 850W semi modular

DVD RW Asus

Windows 7 64 Bits ULTIMATE

 

Ontem instalamos além da VGA, que funcionou muito bem, um watercooler SEIDON 120v no lugar do cooler box da AMD.

 

Quando montamos o micro há 3 semanas atrás, rodei o Prime95 por 5 minutos e a temperatura chegou ao máximo de 69ºC.

 

Ontem, ANTES de instalar o Seidon, rodei o Prime95 novamente, mas agora no teste de maior stress (In-place large FFts), coisa que eu não lembro se fiz da primeira vez, com o cooler box. A temperatura chegou a 60ºC. Ontem o clima estava mais frio e o ar condicionado desligado. No primeiro dia, estava mais quente e o ar condicionado estava ligado, mas não sei dizer qual era a temperatura.

 

Instalamos o Seidon.  Usamos a pasta térmica que veio com o ele. Colocamos uma gota no meio do processador. Limpamos a pasta anterior antes de pôr outra. A outra era a que estava pré-instalada no cooler box.

 

Ao contrário do que eu imaginava, o radiador não ficou bem encaixado na parte traseira do gabinete, de onde primeiramente retiramos o cooler traseiro que veio no gabinete (ele vem com 5!), mas depois tivemos de votar com ele para que ele servisse de calço, para que o radiador não encostasse no chassis perto dos slots das placas, ficando enviesado. Se isso acontecesse, ele não teria como ser parafusado no buraco correto do parafuso. Ele tem um dedo a mais em cima e em baixo (onde as mangueiras ficam). Se o virarmos, não há como fechar o gabinete.

 

Depois de instalado, ao rodar o Prime95, a temperatura chegou a ser a mesma do cooler box, e nos 3 testes seguintes chegou a bater 62 e 63ºC, mais do que o cooler box.

 

Fizemos testes tanto com os fans do gabinete ligados e desligados. Não mudou nada.

 

Em todos os testes, o gabinete estava sempre com a tampa lateral aberta.

 

No meu entendimento, o cooler box que é fabricado pela Cooler Master não pode ser mais eficiente do que o Seidon, mesmo sendo um watercooler de entrada!

 

Em Idle, lembro que o box ficava em entre 25 e 30ºC, e o Seidon chegou ao pico de 15, 18ºC.

 

Mas em FULL o negócio está estranho.

 

Chegamos a inverter as ligações dos fans (bomba e radiador). Não ajudou muito.

 

O fan da Cooler Master no radiador está soprando o ar no radiador, e o fan do gabinete está puxando o ar.

 

Uma coisa que achei estranha é que no manual de instalação, o desenho da bomba diz que nos processadores AMD o nome da Cooler Master fica de cabeça para baixo/lado, enquanto que na instalação nos processadores Intel o nome fica na posição certa. Achamos isso estranho e instalamos com o nome para cima, conforme aparece na foto abaixo.

 

Por favor, não reparem na bagunça de cabos. Estamos testando tudo pra ver se vai funcionar bem e depois vamos fazer o cable management!! rsrsrsrsrsrsrs

 

Fizemos alguma coisa errada nesta instalação?

As mangueiras estão corretas, ficando na parte de baixo, empurrando o líquido de baixo pra cima? No manual está assim. Vários vídeos no Youtube também mostram o radiador com as mangueiras desse jeito!

 

O que pode ser que está dando errado?

 

Muito obrigado pela ajuda da galera!!

 

Desculpem o texto longo, mas eu queria dar a maior quantidade possível de informações, pois sei que um pequeno detalhe pode ser importante!

 

Abraços e uma boa noite!!

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Sobre a instalação, eu teria deixado a fan do wc entre a traseira e o radiador.

Eu pessoalmente não usaria a fan traseira que veio com o gabinete.

 

A placa mãe tem apenas 1 CPU FAN e 1 SYS FAN?

 

Faça esse teste:

 

- Ligue a fan de 4-pinos do wc na CPU FAN e a bomba na SYS FAN

- Desative a opção System Smart FAN Control

 

Fazendo dessa forma, o controle de rotação da fan do wc será feita pela placa mãe, através do sinal PWM da CPU FAN.

Ao desativar o controle de rotação da SYS FAN fará com que a bomba funcione sempre em sua máxima rotação.
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Sobre a instalação, eu teria deixado a fan do wc entre a traseira e o radiador.
Eu pessoalmente não usaria a fan traseira que veio com o gabinete.
 
A placa mãe tem apenas 1 CPU FAN e 1 SYS FAN?
 
Faça esse teste:
 
- Ligue a fan de 4-pinos do wc na CPU FAN e a bomba na SYS FAN
- Desative a opção System Smart FAN Control
 
Fazendo dessa forma, o controle de rotação da fan do wc será feita pela placa mãe, através do sinal PWM da CPU FAN.
Ao desativar o controle de rotação da SYS FAN fará com que a bomba funcione sempre em sua máxima rotação.

 

EdsonSM, boa tarde e obrigado por responder!!

 

No caso da fan do radiador, o que devo fazer: deixá-la entre a traseira e o radiador PUXANDO o ar do radiador para fora OU mudando o fluxo, fazendo com que ela PUXE ar de fora do gabinete passando por dentro do radiador e indo pra dentro do gabinete e retirando o fan da PCYES totalmente da jogada?

 

Quanto a quantidade de fans, eu vou confirmar em casa, mas eu acho que de CPU FAN só existe uma, mas de SYS/PWR fan há mais de uma, espalhadas pela placa, que eu lembre, são nas extremidades dela. ACHO que são 4 ou 5 no total.

 

Quanto aos controles de rotação da BIOS, nós não mudamos nada. Deixamos tudo padrão de fábrica (tensões de processador, sensores, multiplicação de clock...). Vou fazer essa desativação!

 

Aguardando seu feedback...

 

Abraços

 

JP

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Desculpe, eu acabei levando em consideração a placa da sua assinatura e não essa 990FXA-UD5.

 

Deixe a fan do wc na CPU FAN e a bomba no conector PWR FAN de 3-pinos.

Não é necessário mexer em nenhuma configuração da bios.

 

A fan do wc eu deixaria soprando para fora do gabinete para que o ar mais aquecido saia para fora do gabinete.

Não vejo necessidade de continuar usando a fan traseira que veio originalmente no gabinete.

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Bom dia EdsonSM!!

 

Estive lá ontem e dei uma fuçada no PC e troquei os cabos de lugar. Fiz a montagem como manda o manual do Seidon, conector de 3 pinos da bomba na CPU FAN e o conector de 4 pinos da FAN do cooler de 120mm na PWR FAN, o conector que está mais perto do processador. A diferença que notei da configuração anterior foi que agora a FAN do radiador funciona a plena carga direto, Mesmo com o processador em IDLE não notei qualquer diminuição na rotação. Quando estava ligada de modo invertido a FAN rodava em rotações menores quando em IDLE, e fivava bem mais silencioso.

 

A placa possui mais 2 SYS FAN, SYS FAN 1 e SYS FAN 2. No total são 4 contando com a CPU FAN (CPU FAN, PWR FAN, SYS FAN 1 e SYS FAN 2). Vi no manual da placa. Elas ficam nas outras extremidades da placa. Não chegamos a ligar nada nelas ainda, mas pela distância que elas ficam.

 

Como você citou que não usaria a fan original do gabinete, eu tive uma ideia! Vi umas fans de 120mm da Corsair (AF120) vendendo no Kabum e pelos relatos, parecem ser bem silenciosas. Não possuem o fluxo de ar igual à fan original do Seidon (2400 rpms contra 1500 rpms do AF120) mas possuem 9 pás, 2 pás a mais, e devem ser mais eficientes. Tô pensando em comprar 2 pra trocar também a da parte traseira do gabinete, fazendo um PUSH/PULL maneiro no radiador como é no Seidon 120XL (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-seidon-120xl-da-cooler-master/2853/3)... Já que não tenho como parafusar o radiador direto no chassis e tô usando o fan da PCYES como calço...

 

Vi uns vídeos do YouTube onde tem gente fazendo isso, trocando os fans originais de radiadores e substituindo por esses que possuem LEDs que dão um visual bacana. O problema é saber se a eficiência é a mesma.

 

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É melhor deixar a fan do wc (4-pinos) no conector CPU FAN (4-pinos) e a bomba de 3-pinos no conector PWR FAN de 3-pinos.

Dessa forma a fan do wc terá sua rotação sendo controlada pela placa mãe.

 

Refaça os testes e verifique novamente as temperaturas.

 

O FX-8350 tem como limite de temperatura recomendado de 70 C.

 

Caso o desempenho esteja abaixo do esperado é possível que a bomba do wc esteja com problemas.

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procure sempre deixar o fluxo de ar seguir na mesma direçao para evitar turbilhonamento dentro do gab. fans frontais puxando o ar frio e usando as saídas de cima ou traseiras para saída de ar quente. você tambem pode inverter fazendo com que e water cooler sugue o ar frio de fora, mas tera que inverter as fans frontais tambem , o que nao e muito comum. mantenha a fan original do water cooler, se for instalar adicionais obeserve nao o RPM das mesmas mas sim o CFM, pois ele aponta a capacidade de vazao de ar da fan. faça o teste. um abraço.

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Olá EdsonSM e dj nasa! Obrigado pela respostas.

 

Eu comprei as 2 fans da Corsair AF120, mas ainda não tivemos tempo de instalar e fazer os testes.

 

Eu estive lá ontem mas não pude demorar e meu cunhado não estava, mas rodei o Prime 95 por 5 minutos e fiz algumas anotações.

 

A temperatura da CPU na BIOS estava em 43º em todos os 8 núcleos.

Com o Windows 7 64 bits Ultimate carregado, o PC estava em IDLE com 16º e as fans ligadas como manda a Cooler Master. No HWMonitor, o cabo da fan de ligação da bomba estava 'rodando' a 2265 (seriam giros por minuto?) e a fan do radiador a 2376 rpm.

 

Rodando o Prime 95 no test "In Place Large FFTs", que é o mais pesado, em 5 minutos de teste, o processador chegou ao pico de 69º, e a fan da bomba chegou ao pico de 2272 'rpm' e a do radiador manteve os 2376 rpm. Pelo minha pouca experiência, dá a entender que tanto a bomba quanto a fan do radiador estão funcionando bem... Ou estou enganado?

 

Antes que eu me esqueça, não fiz qualquer mudança na BIOS. O controlador de fan da BIOS está como veio de fábrica, em AUTO (há 3 opções: AUTO, VOLTAGE e PWM (ou PWR). As tensões estão todas como vieram de fábrica. Nada foi mexido.

 

Antes de instalar as fans novas, vou tentar inverter as mangueiras de lugar, passando elas de baixo para cima. Fiz várias pesquisas na net e cheguei a ver um relato de um usuário de que ao inverter as mangueiras, o fluxo melhorou e a temperatura da CPU baixou consideravelmente. Vi outro relato de um cara que inverteu o fluxo puxando ar frio de fora pra dentro, mas eu estou meio cabreiro de fazer isso, mesmo o gabinete sendo bem ventilado e ter 5 fans, 1 traseira puxando o ar quente pra fora, 2 frontais puxando ar frio de fora pra dentro e 2 na parte de cima puxando o ar quente pra fora. Como vocês já citaram, isso pode gerar uma bagunça no fluxo de ar...

 

O que vocês acham desses números?

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A bomba está ligada na CPU FAN?

A CPU FAN configurada no padrão AUTO fará com que a bomba seja controlada por tensão enquanto que o ideal seria funcionar sempre em 12V.

 

Eu pessoalmente recomendo deixar a bomba ligada na PWR FAN e nesse caso não seria necessário fazer nenhuma alteração na bios.

 

O posicionamento das mangueiras não deveria influenciar no desempenho.

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como ja disseram, se você colocar a bomba no sysfan ou pwrfan e os coolers do radiador no cpufan, está tudo correto, o q você deve verificar é se a bomba está bem encaixada em cima do processador ja q você disse ter surgido uma duvida em relação a posicao do blackplate para o socket amd/intel..

 

 

enfim, esses sao os erros mais comuns relacionando WC a desempenhos ruins ou abaixo do esperado. particularmente, ja tive o seidon 120v pra segurar esse meu 4790 e ele sempre foi muito eficaz

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Pessoal, obrigado pelas contribuições!!

 

 

No momento, ele está ligado conforme explicado no manual. Tirei uma foto dele pra postar.

 

 

Antes, eu tinha feito uma inversão para ver como ficava. A fan do radiador só ficava barulhenta e incômoda quando a CPU tava em FULL, e se não me engano, a bomba não girava tanto quanto está girando/bombando agora. Se minha memória não me trair, eu cheguei a ver no HWMonitor um valor de 836 'rpm' na média pra bomba...

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As figuras no manual são apenas ilustrativas.

 

A bomba quando ligada na CPU FAN ou SYS FAN não funcionará em máxima rotação sem alterar as configurações na bios.
 
A PWR FAN é um conector de 12V sendo ideal para se ligar a bomba.

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 se for instalar adicionais obeserve nao o RPM das mesmas mas sim o CFM, pois ele aponta a capacidade de vazao de ar da fan.

 

dj nasa, depois de ler o que você relatou, entrei no Kabum e vi as especificações das fans.

 

Seidon: FAN:

- Dimensão: 120 x 120 x 25mm

- Velocidade: 600 ~ 2400 RPM (PWM) ± 10%

- Airflow: 19.17 ~ 86.15 CFM ± 10%

- Pressão: 0,31 ~ 4,16mm de H2O ± 10%

- Expectativa de Vida: 40.000 horas

- Ruído: 19 ~ 40 dBA

- Tensão: 12 VDC

- Corrente: 0.3A

 

Corsair AF120: Especificações:

- Tamanho: 120mm

- Tipo de mancal: Sleeve

- Velocidade: 1500 RPM

- Fluxo de Ar: 52.19 CFM

- Nível de ruído: 25,2 dBa

 

A fan do Seidon possui um fluxo de ar maior do que o da Corsair em mais de 60%...

Será por isso que ela é tão barulhenta??

 

Agora que já tá comprado é testar e ver no que dá.

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meu caro amigo, no meu pc montei um water cooler h80 da corsair e não tive nenhuma dessas complicações que você enfrenta. pior do que um equipamento que não funciona é um que funciona mais ou menos. Devolva esse e peça outro no lugar, deve estar com algum defeito.esse equipamento é pra ser instalado e funcionar de pronto.


vou te passar esse link para tentar de auxilia quanto as fans.

 

http://www.overbr.com.br/forum/showthread.php?t=3354

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Eu tenho um Seidon 120V no meu PC, e funciona normalmente, não passando dos 40º. 

Na montagem da base (atrás da MB), o símbolo da AMD deve ficar aparecendo, e o da Intel escondido (no meu caso, o contrário). 

Se não fizer isso, a pressão no processador será fraca e não irá fazer uma boa transferência de calor. 

 

Outra coisa, como os amigos disseram antes, é obrigatório ligar a bomba no SYS_FAN (aqueles conectores de 3 pinos para FANs da placa-mãe), e o cooler no CPU_FAN. Desta forma, a bomba sempre fica funcionando 100% e somente o cooler ficar com variação na rotação (de acordo com a temperatura do CPU). 

 

[]s

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Eu tenho um Seidon 120V no meu PC, e funciona normalmente, não passando dos 40º. 

Na montagem da base (atrás da MB), o símbolo da AMD deve ficar aparecendo, e o da Intel escondido (no meu caso, o contrário). 

Se não fizer isso, a pressão no processador será fraca e não irá fazer uma boa transferência de calor. 

 

Outra coisa, como os amigos disseram antes, é obrigatório ligar a bomba no SYS_FAN (aqueles conectores de 3 pinos para FANs da placa-mãe), e o cooler no CPU_FAN. Desta forma, a bomba sempre fica funcionando 100% e somente o cooler ficar com variação na rotação (de acordo com a temperatura do CPU). 

 

[]s

certissímo, e isso aí.......

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Eu tenho um Seidon 120V no meu PC, e funciona normalmente, não passando dos 40º. 

Na montagem da base (atrás da MB), o símbolo da AMD deve ficar aparecendo, e o da Intel escondido (no meu caso, o contrário). 

Se não fizer isso, a pressão no processador será fraca e não irá fazer uma boa transferência de calor. 

 

Outra coisa, como os amigos disseram antes, é obrigatório ligar a bomba no SYS_FAN (aqueles conectores de 3 pinos para FANs da placa-mãe), e o cooler no CPU_FAN. Desta forma, a bomba sempre fica funcionando 100% e somente o cooler ficar com variação na rotação (de acordo com a temperatura do CPU). 

 

[]s

 

Vou retirar o watercooler todo e vou refazer a instalação do zero.

 

Eu devo ter feito alguma coisa errada.

 

Meu cunhado deixa o gabinete em cima da mesa ao lado do monitor, e eu particularmente achei a fan do radiador muito barulhenta. Mesmo com todas as 5 fans do gabinete ligadas, o barulho da fan do radiador em FULL se sobresai, e é muito incômodo. Já o ruído da bomba, pelo menos até agora na minha opinião, é quase nulo.

 

Por isso tive a ideia de comprar outra fan menos ruidosa pra testar no radiador, e a segunda que comprei foi pra trocar a que veio com o gabinete, pois como citei no primeiro post, não dá pra instalar o radiador direto no chassis do gabinete, pois ele tem uma 'barriguinha' dos 2 lados, e em uma delas ficam encaixadas as mangueiras. A peça onde ficam parafusadas as baias das placas PCI na traseira ficam muito perto da fan traseira. Tive de deixar a fan traseira como um calço, e como os colegas já comentaram, essa fan fraca pode estar dificultando o fluxo de saída do ar quente por ser beeemm mais fraca do que a radiador.

 

Mas ainda sim vou retirar o WC e vou refazer toda a instalação e depois posto os resultados.

 

 

Muito obrigado a todos pelas dicas!!.

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Vou retirar o watercooler todo e vou refazer a instalação do zero.

 

Eu devo ter feito alguma coisa errada.

 

Meu cunhado deixa o gabinete em cima da mesa ao lado do monitor, e eu particularmente achei a fan do radiador muito barulhenta. Mesmo com todas as 5 fans do gabinete ligadas, o barulho da fan do radiador em FULL se sobresai, e é muito incômodo. Já o ruído da bomba, pelo menos até agora na minha opinião, é quase nulo.

 

Por isso tive a ideia de comprar outra fan menos ruidosa pra testar no radiador, e a segunda que comprei foi pra trocar a que veio com o gabinete, pois como citei no primeiro post, não dá pra instalar o radiador direto no chassis do gabinete, pois ele tem uma 'barriguinha' dos 2 lados, e em uma delas ficam encaixadas as mangueiras. A peça onde ficam parafusadas as baias das placas PCI na traseira ficam muito perto da fan traseira. Tive de deixar a fan traseira como um calço, e como os colegas já comentaram, essa fan fraca pode estar dificultando o fluxo de saída do ar quente por ser beeemm mais fraca do que a radiador.

 

Mas ainda sim vou retirar o WC e vou refazer toda a instalação e depois posto os resultados.

 

 

Muito obrigado a todos pelas dicas!!.

disponha sempre que precisar

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3 horas atrás, Fabiano Bandeira disse:

como você resolveu seu problema? faz tanto tempo + espero me ajuda.

 

Você tentou os procedimentos que eu e outros usuários informamos no tópico?

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@Fabiano Bandeira

 

Use o AMD Overdrive pra medir.. É o mais confiável, em se tratando de AMD..

 

O Water Cooler tá funcionando?

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Em 01/01/2017 às 20:06, Fabiano Bandeira disse:

Tenho um AMD FX8350 + SEIDON 120V e estou tendo o mesmo problema hoje, neste momento estou com 78°C, se eu abrir o BF1 o PC desliga.

 

como você resolveu seu problema? faz tanto tempo + espero me ajuda.

 

Fabiano Bandeira e colegas demais colegas do tópico, boa tarde primeiramente!

Me desculpem pela demora em responder!

Pela minha falta de tempo às voltas com a faculdade EaD e com meu cunhado trabalhando direto, e além dele ficar impossibilitado de chegar perto do PC quando tem tempo pra jogar, já que a esposa dele (minha irmã) praticamente monopolizou a máquina pra estudar, fazendo faculdade à distância (inspirada em mim!) não mexemos mais no PC. A coisa mais difícil é ele parar pra jogar. Mas ele nunca teve problema, nesses quase 2 anos, que eu saiba, com problema de desligamento por superaquecimento. A temperatura fica em torno dos 60º e vai de boa. Mesmo fazendo testes de stress não me recordo de a temperatura passar dos 70º, mesmo no verão...

Abraços e boa sorte!!

:thumbsup:

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