Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Feedback para nova edição do livro Eletrônica


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Feedback para nova edição do livro Eletrônica


"A editora NovaTerra me encomendou uma revisão do meu livro “Eletrônica”. Peço a ajuda daqueles que leram o livro para me darem sugestões do que deveria ser abordado mas não o foi, lembrando que é um livro básico sobre eletrônica analógica. Eu pessoalmente acho o livro bem completo dentro dessa proposta, mas posso ter me esquecido de uma coisa ou outra.Posso adiantar o que pretendo fazer no momento:"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres,

Eu ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas pelo que eu acompanhei no seu link, creio que o cálculo de um dissipador de calor seria muito bem-vindo, com um exemplo real a partir de tabelas de dissipadores. Por exemplo, o transistor de passagem em uma fonte de tensão !

Outra coisa que está se tornando bem comum é usar circuitos integrados tipo Step-up e Step-down para se fazer conversores de tensão de alimentação quase sem nenhuma perda; um capítulo sobre o funcionamento e uns exemplos de cálculo do indutor seriam muito úteis !

E por último eu acho que faz falta algo mais específico sobre fontes chaveadas simples, onde tivesse o cálculo do transformador, a partir dos dados reais dos núcleos. Tipo aquelas fontes chinesas que são usadas em quase tudo que é celular.....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@aldss @aphawk obrigado pelas sugestões.

 

Vou ver o que é possível. O problema é achar o ponto de equilíbrio ente um livro de fácil compreensão e ao mesmo tempo completo. Por exemplo, não é o objetivo do livro ensinar a projetar fontes de alimentação chaveadas (há livros mais grossos do que ele só sobre o assunto!). O objetivo é ele ser prático para o hobista e ao mesmo tempo uma fonte de consulta para os mais experientes. Mas vou ver o que dá para fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres,

Sim, concordo que o equilíbrio é fundamental, mas explicar sobre uma dessas fontes chaveadas simples chinesas é muito diferente de explicar aobre uma fonte ATX de computadores !!!! Creio que é bem simples a teoria, e sempre irá servir como uma referência de consulta no futuro quando o leitor já tiver mais pråtica no assunto.

Esta é a foto delas :

http://img.dxcdn.com/productimages/sku_324625_1.jpg

Se conseguir, será uma diferença grande em relação aos livros que se vê por aí. Mas a bola está com voce hehehhe !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Gabriel, já li o seu livro, faz algum tempo, mas posso dizer, com certeza, gostei muito.

 

Talvez você possa colocar um tópico sobre protoboard, e também um pequeno guia de como se faz placa de circuito impresso em casa. 

Claro que já sei como se faz mas, no época que li, gostaria de ter visto isso no livro. 

 

Seria legal também uma seção apenas com circuitos e guia, por exemplo usado a protoboard. Circuitos simples e claro, para quem estiver inciando seria bom para ja ir se acostumando a montar e testar circuitos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@mrvalterhugo excelentes sugestões, obrigado! O "problema" é que esses temas são muito longos e talvez aumentasse consideravelmente o número de páginas e, consequentemente, o custo. Mas verificarei como encaixar pelo menos um comentário geral sobre o assunto. Um capítulo tipo "montando circuitos na prática" abordando protoboard, pontes e placas de circuito impresso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Placas de Circuito Impresso (PCIs)

Um material como base:

http://www.professorpetry.com.br/Bases_Dados/Apostilas_Tutoriais/Projeto_PCI_Charles.pdf

 

Uma boa sugestão, principalmente porque não há muito material quando se trata de largura/espessura X corrente que a trilha suporta

Já vi placas com L de 0.5mm onde deve passar 3A e placas de L de 2mm onde passa no máximo 100mA.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres,

 

Quem sabe voce poderia abrir um pouco mais o assunto de comportamento de componentes em corrente alternada, coisas básicas como o uso de capacitores e indutores em AC, cálculo de impedãncias, teoria do circuito oscilador LC, exemplo de cálculo de circuitos básicos usando resistores, indutores e capacitores. Não precisa se aprofundar nos conceitos de fase e potência real e aparente, porque aí creio que já complicaria para um iniciante.

 

Uma pequena introdução ao uso de Amplificadores Operacionais seria bem-vinda, mostrar alguns circuitos simples como amplificador não inversor, amplificador inversor, comparador de tensão, e claro, apresentando a maneira simplificada de se trabalhar com amplificadores operacionais, mostrando o conceito de ganho infinito, impedância de entrada infinita, a não circulação de corrente nas entradas, aplicando esses conceitos para se chegar às formulas do amplificador não inversor e amplificador inversor. 

 

Por último, creio que uma seção de algumas montagens simples, aquele tipos de circuitos que existiam no antigo Engenheiro Eletrônico da Phillips, circuitos básicos com no máximo tres transistores e funcionamento a partir de pilhas, indo desde de 6 volts até 9 volts ( para facilitar ), tipo um pequeno amplificador de áudio, um radinho AM, um alarme para quando o dia clarear usando LDR, um detetor de sons usando um microfone, um oscilador para código Morse, etc, etc, são circuitinhos básicos fartamente documentados na internet, e com montagens com índice de sucesso muito alto mesmo para iniciantes ! 

 

Creio que isso incentiva o leitor a partir para as montagens, e de uma coisa eu tenho 100% de certeza :  aquele que resolver montar um desses circuitos e fizer funcionar, vai se entregar de corpo e alma ao aprendizado da Eletrônica e vai aprender cada vez mais.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acrescentar talvez um capítulo sobre técnicas digitais. Algo introdutório, não precisa abordar coisas como mapas de karnaugh. Só o básico como tabelas da verdade, portas lógicas, decodificadores, somadores, flip flops, contadores, exemplos de alguns CIs TTL e CMOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 "e com montagens com índice de sucesso muito alto mesmo para iniciantes ! "

 

"Creio que isso incentiva o leitor a partir para as montagens, e de uma coisa eu tenho 100% de certeza :  aquele que resolver montar um desses circuitos e fizer funcionar, vai se entregar de corpo e alma ao aprendizado da Eletrônica e vai aprender cada vez mais."

 

Paulo

Como eu sempre digo: a experiência sempre fala mais alto!

O Paulo disse tudo ai em cima.

 

Eu, com grande conhecimento em elétrica sei bem como é difícil aprender sozinho eletrônica (autodidata).

 

Exemplos práticos são ótimos para melhor entendimento e para a auto estima.

Fracassos consecutivos geralmente vem seguidos do abandono do estudo hobby, ou futura profissão.

 

Em contraparte, sucesso na montagem de um circuito, mesmo que ridiculamente

simples, aumentam a auto estima e o prazer pela eletrônica.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu ia recomendar o mesmo que o @aphawk recomendou...

 

Sou um cara voltado pro TI, mas gosto da eletrônica. E quando fiz 1 semestre de Técnico em Telecomunicação, tive cadeiras voltadas pra eletrônica, onde montávamos circuítos naquelas "bandejas furadinhas"... ehehe

E, como falaram, é muito legal quando você monta, conecta a fonte de energia, e tudo funciona! 

Então, acho que não custaria tirar umas páginas pra fazer esses "tutoriais" de "faça você mesmo"... 

Além disso, você ainda poderia interagir o fórum com o livro... colocando um rodapé nessa parte, no livro, mais ou menos assim:
"Você seguiu o tutorial aqui e conseguiu fazer o seu circuíto? Tire umas fotos e comente em nosso fórum a experiência"... 

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motivo de eu ter dito isso é porque comigo foi exatamente assim :  tinha uns 12 anos quando meu pai me deu o kit da Phillips , o famoso Engenheiro Eletrônico, com uma tábua furadinha, ilhas feitas de molinhas para prender fios e componentes ..... e um livro que tinha muita informação para mim naquele momento, eu não sabia nada de nada.

 

De tanto meu pai falar para eu não ligar errado os transistores que eles iam queimar, eu fiquei um tempão lendo o livro, montava e desmontava várias vezes sem ligar as pilhas, tava me enchendo o saco, até que criei coragem e coloquei as pilhas... e claro que não funcionou, eu tinha ligado errado um transistor e ele tinha pifado ...... mas era uma montagem que só usava dois deles, então troquei pelo outro que não havia sido usado, e quando liguei, funcionou, foi uma sensação incrível, me lembro disso até hoje, me sentia muito mais seguro, havia perdido aquele medo que tinha !

 

Mostrava prá todo mundo, minha família, meus amigos, até levei na escola , aquilo me deu muita segurança !

 

Alguns dias depois , meu pai me trouxe um transistor para repor o queimado, e foi só alegria atrás de alegria.

 

Em mais uma semana, fiz todas as 23 montagens !!!!!

 

Esse é o efeito que eu acho que essa sessão de pequenas montagens vai fazer, vai entusiasmar os futuros Eletrônicos !!!!

 

 

 

 

@Caldasso,

 

Excelente sua ideia de criar uma sessão no Fórum, onde seriam postadas dúvidas sobre os circuitos, ajudando a quem está tentando fazer funcionar mas sem sucesso até o momento!  :D

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@aphawk Todos esses assuntos que você sugere já existem no livro, então não entendi...

 

@LMolinari ai o livro não seria mais sobre eletrônica analógica. Os assuntos de eletrônica digital pertencem a um livro de eletrônica digital.

 

O fórum para discussão de circuitos já existe (Eletrônica).

 

Abraços e obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@LMolinari ai o livro não seria mais sobre eletrônica analógica. Os assuntos de eletrônica digital pertencem a um livro de eletrônica digital.

 

 

Gabriel, fiz a sugestão porque considero que "eletrônica digital" não existe. Vejo a Eletrônica como uma coisa só, e até usei o termo antigo "técnicas digitais". Por isso vejo a necessidade de pelo menos um capítulo introdutório sobre o assunto que, aliás, poderia ser desenvolvido em profundidade por você em outra obra.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@aphawk Tem um capítulo só sobre amp op e vários exemplos de circuitos, geradores de onda, filtros, etc.

 

@LMolinari A questão é comercial, apenas. O livro tem hoje um pouco mais de 400 páginas, sendo que para uma segunda edição, não posso aumentar muito o número de páginas, senão o custo sobe muito. Por isso é esses assuntos se encaixariam em um livro "apenas" de eletrônica digital! Abraços! :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel Torres !!!

 

Gostaria de dar os parabéns pelo seu livro de eletrônica. Sou estudante de Engenharia Elétrica e afirmo que o seu livro é muito bem feito, aborda muito bem uma série de tópicos importantes no curso, de fácil entendimento, coisa que os professores tem muita dificuldade de explicar em sala de aula. Ele realmente atende os iniciantes e as pessoas com um pouco mais de conhecimento. Aguardando pela próxima ed.

 

Abraços,

 

Ronaldo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...