Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RS Faria

Guia de Placas-Mãe para processadores FX da AMD

Recommended Posts

Como não teremos novos processadores AMD até o meio de 2016, talvez um refresh dos FX atuais, é bom disponibilizar um guia de referência das placas-mãe compatíveis com processadores AMD. O guia, encontra-se na forma de tabela, no link a seguir:

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1a8k1fAzGnSNQGsMJi4Rl22RRdG_4ni98heLTM_SxNGQ/pub?gid=4#

 

A tabela contém vários modelos, de diferentes fabricantes. É confeccionada por usuários do mundo todo e reúne informações úteis sobre as placas, como número de fases, TDP e algumas notas, falando sobre os limites de cada placa.

 

 

É de conhecimento que, desde o lançamento da linha FX, a AMD deu um jeito de fazer com que o máximo de placas-mãe no mercado, fossem compatíveis com os novos processadores. Com atualizações de BIOS, placas-mãe mais antigas, tornaram-se compatíveis com os processadores da linha FX. Isso aumentou o leque de compatibilidade de algumas placas, mas trouxe problemas, principalmente em relação ao processador, que consome mais que a geração anterior. As placas mais antigas, em vários casos (não é uma ciência exata) não conseguem fornecer energia o bastante para a CPU, entrando em Throttle, o que diminui sensivelmente, o desempenho da CPU.

 

 

A AMD lançou chipsets específicos para a linha FX: 970 (básico), 990X (intermediário) e 990FX (topo de linha). Mesmo dentro dessas linhas, há algumas placas que apresentam limitações principalmente, devido a diferença de TDP entre Processadores. Ao consultar a tabela, tenha em mente o TDP do seu processador e o modelo e fabricante da placa. Os itens mais importantes a se observar:

 

 

1) Board - Modelo da placa. Nem sempre, o modelo listado aqui, bate 100% com o seu. Basei-se na que tiver o sufixo mais parecido. Atenção também a revisão da placa.

 

2) Phase Count (VRM) - Número de fases. Quase sempre, vem no formato A+B, onde A representa o número de fases dedicadas a CPU, e B representa o número de fases dedicadas as memórias. Um maior número de fases no VRM, representa uma melhor distribuição de energia a CPU, o que ajuda em um menor nível de aquecimento das fases (reduz a chance de throttle) e proporciona overclocks mais estáveis.

 

3) Heatsinked? - Confirma a presença ou não, de um dissipador de calor no VRM. Um dissipador aqui, ajuda a manter as temperaturas do VRM, sob controle.

 

4) TDP Support - Lista o TDP máximo suportado pela placa. Essa informação, deve ser usada com cautela..

 

5) Recommended? - Lista se a placa é recomendada ou ainda algum cuidado especial, para sua utilização.

 

6) Notes - Alguma notificação em especial, sobre determinada placa. Lista, geralmente, limitações das placas, em relação a determinado tipo de CPU.

 

 

Espero que a tabela seja útil.. Abraço.

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico para quem souber usar essas informações e tiver tempo de pesquisar, @RS Faria!

 

Andei pesquisando na internet ultimamente, pois ainda estou querendo trocar meu processador e minha mobo, mas as placas mãe com os melhores atributos ou que são "recomendadas" estão difíceis de se achar disponíveis nas lojas mais conhecidas.   :mellow:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico!!!!! Vai ser o manual de instruções pra quem deseja montar um bom kit AMD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×