Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RQz

Instalação Intel Rapid Start/Storage - Win 8.1

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Tenho um ultrabook Dell Inspiron 14z (1523) e depois de mais de dois anos e muitas viagens, o HDD faleceu. Por receio de desmontar a máquina para substituir o HD defeituoso, já que nunca havia feito isso, preferi buscar ajuda de um profissional para fazê-lo. A máquina em questão tem uma unidade SSD de 32 gb usada para acelerar o sistema (com a citada tecnologia intel).

 

Depois de tudo instalado (Win 8.1 pro x64), peguei o computador e percebi que ao invés de instalar o sistema usando por configurações na Bios IRST e UEFI, o técnico usou ATA e Legacy, configurando o SSD para funcionar como uma unidade de armazenamento comum.

 

O fato é que ao trocar o "ATA" por "IRST" no setup não há o carregamento correto do SO, aparecendo uma imagem de erro. Pelo diskpart nenhuma das duas unidades (SSD e HDD) aparecem como GPT. Pelo pouco que li, para funcionar em UEFI, o HDD deve ser formatado em GPT.

 

Finalmente, a dúvida: se eu gravar uma imagem do sistema em um hd externo, para então formatar novamente o hd, convertendo-o em gpt, iniciá-lo com a controladora correta (IRST ao invés de ATA) e enfim instalar/restaurar o SO usando a imagem gravada antes, essa salada toda vai funcionar?

 

Por enquanto o sistema tem iniciado rápido, mas acho que isso se deve ao fato de ter sido recém-instalado. Estou usando a unidade SSD como "ready-boost" do windows, e a velocidade de utilização também tem sido boa.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×