Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Visitante

Weireless

Recommended Posts

Visitante

Bom,

Sou totalmente iniciante no linux e estou querendo trabalhar com o pinguim, para começar, queria utiliza-lo em casa, fazer um laboratório com este e depois, quem sabe, começar a fazer mudanças no meu local de trabalho...

Bom, minha primeira dúvida seria em relação a rede Wireless, eu utilizo conexão via rádio em casa, com um cartão miniPCI da Samsung, o SWL 2210P, procolo 802.11b. Em casa tenho a distro da Conectiva 8, com Kernel 2.4.18, fiz a instalação, que já me deu problemas, pois meu video é onboard em uma Asus A7S266-VM, chipset SIS 650/651/740, com um pouco de sofrimento consegui utilizar o CL8 em modo Gráfico usando o driver VESA que é nativo... vasculhei o Conectiva e também a net tentando encontrar alguma solução para instalar minha placa Wireless mas não encontrei... Como esta distro é meio antiga e o kernel também, uma vez que a versão mais nova do kernel é a 2.6.7, gostaria de saber qual é a distro que melhor se adapta a redes com wireless ou qual kernel seria mais adequado para se trabalhar com uma rede deste tipo. Se alguem pudesse me indicar algum e-book ou tutorial bom e onde conseguir um driver para linux desta minha placa, agradeceria...

Abraços a todos...

José

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

olá

antes de tudo quero lhe dar as boas vindas ao melhor, mais estável e completo sistema operacional do mundo. milhões de pessoas torcem para que você e muito mais pessoas migrem para o linux

bom, para começar eu digo que o conectiva não é muito bom para redes, eu pessoalmente recomendo o slackware, que apesar de complicado e de não contar com janelinhas bonitinhas, obrigando o usuário á configurar tudo em editores de texto ou utilitários como pppconf ou xwmconfig.

o suporte á redes wireless se não me engano não vem junto com o conectiva, ele precisa ser baixado do site http://www.rpmfind.org ou http://souceforge.net

lhe aconselho também a pegar uma distro "topo de linha", exceto é claro que o seu micro seja antigo. pode assim escolhe seu linux em http://www.linuxiso.org

caké coisa tamo aê de plantaum!! huehuehuee

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, quanto a sua rede wireless eu não sei te dizer, mas sobre o conectiva ter dado pau no seu video on-board não é novidade, ela deu uns problemas no meu video on-board aqui tambem :goff: ...

Mas depois que instalei o slackware não tive mais problemas com isso :P ... recomendo você pegar uma distro mais recente com um kernel mais atualizado e de preferência que não seja conectiva pois ela da unsproblemas que outras distros já deixaram de ter (não é pro que é brasileira antes que alguem diga, é por causa de alguns problemas que realmente a conectiva devia se empenhar mais em resolver)...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Aí vocês me colocam em situação difícil...

Até onde sei o Slack é sim bem melhor que outras distribuições, porém não é dos mais aconselhados para os iniciantes, uma vez que instalar hardwares nele não é algo "tão" simples, até porque ele não é todo automatico, algo a que todos os que utilizam windows a vida toda estão mais que acostumados. Eu tenho como conseguir uma copia da última versão do linux Conectiva, a versão 10, isso de forma gratuita e sem precisar baixar pela net... estava pensando em experimentar este e depois o mandrake 10 e/ou o Red Hat, mas no momento não estou podendo fazer grandes downloads, pois meu provedor está com problemas técnicos e com isso minha conexão anda a mingua... e não estou a fim de gastar R$ 15,00 por uma revista com alguma distribuição, além do que em minha cidade nem sei se encontraria alguma revista com alguma., cidade pequena é uma droga...

Eu já encontrei diversos tutoriais de como instalar minha placa wireless no conectiva 8, mas ainda estou tentando... mas acho que vou aguardar pela versão mais recente... assim já evito alguns probleminhas que, certamente, já foram corrigidos na versão mais recente...

E CyberFox, não se preocupe com minha configuração, ela é mediana... Atlhon XP 2.2+

Outra pergunta... não sei se estou fazendo algo errado, mas não consigo montar um diretorio no linux para visualizar o conteudo de uma partição extendida(fat32), meu HD está bem picado, com o W2KServer em C:(ntfs), em D:(ext.Fat32) apenas arquivos, E:(NTFS) WinXP e um segundo HD (slave) em fat32... só não consegui visusalizar a extendida, tenho uma mensagem de que há muitos diretórios montados e algum comentário em inglês sobre a partição extendida... já tentei usar apenas FAT no comando, VFAT mas não vai... as outras montei sem problemas...

Compartilhar este post

Link para o post

Jose... qunato a sua distrp não estou dizendo para voce usar o slack (apesar de me dar bem com ele e ser relativamente iniciante), mas uma distro diferente da conectiva que, minha opinião, não é muito legal...

Tenta o fedora (que é o projeto da red hat agora que ela deixou de ser desktop e so para empresas), é a mesma coisa que o red hat... ou ate outras distros como o mandrake (não conheço muito, mas...)...

Quanto a montagem de partições...

Bom, voce não pode montar dois dispositivos no mesmo diretorio... o diretorio tem que estar totalmente vazio... veja se tem permissões de montagem para este dispositivo no /etc/fstab... e por ultimo, a linha de comando seria assim:

mount -t vfat /dev/hdaX /mnt/pontodemontagem

isso ai, substituindo as devidas letras...

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Se não estou enganado, você utiliza um kernel meio antigo certo? Então, o problema de montagem é que alguns kerneis antigos davam problema e simplesmente não montavam particoes com muitos arquivos/diretorios, o que já foi resolvido, não sei se isto é totalmente correto.

Agora sobre o conectiva ser ruim, eu não concordo completamente, ta certo de que ele peca com falhas um tanto quanto tolas, mas dai é um problema social, veja que muita gente se depara com algum bug nesta distribuição e não reporta para eles o que não costuma acontecer com outras distribuições que em sua maioria são estrangeiras e sua comunidade colabora para sua melhoria!

Lembre-se que nenhum sistema é a prova de falhas, o que devemos fazer é notificar estas falhas para que possam ser corrigidas.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

olá

inevitavelmente você precisará compilar um kernel 2.6 ou superior (recomendo o kernel 2.6.4 ou superior), porque mesmo a leitura em partições NTFS com kernels 2.4 é lenta e um tanto quanto "estranha".

a contrário d q disse o nosso amigo antonypeople, o diretório não precisa estar vazio para a montagem de uma partição neste local, tanto é que muitas pessoas fazem backups de pastas como a /etc, e quando dá algum problema simplesmente montam a tal partição em /etc (eu faço isso com um arquivo ReiserFS, hehehhehe.... :P )

o fato é: não sei qual é o módulo que o linux usa para essa interface weireless, o ideal seria você pegar um desses linux que bootam direto do CD, como o knoppix ou o kalango, e se a interface weireless funcionar dá para saber com certeza qual módulo ele usa através do comando "lsmod", então com essa informação o módulo pode ser carregado em qualquer outro linux.

quanto a montar sistemas de arquivo, eu pessoalmente não uso o -t.... em quase 4 anos de linux, sendo quase 1 totalmente sem windows no micro, eu só precisei desse artifício para montagens de partições NTFS.

agora.... conseguir um CD do Conectiva de graça..... só emprestando de alguém mesmo!!!

flwzs!!!

ps: até onde eu sei, nenhum linux "de banca de revista" vem com kernel 2.6, não aqui na minha cidade.... hehehehehe....

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Quanto aos CD´s do Conectiva, não são originais... apenas uma cópia destes... faço curso em uma escola e eles são certificados pela Conectiva, até participaram daquela Festa de Instalação gratuita do Cl10... então eu pedi que me tirassem uma cópia...

Já em relação a encontrar nas bancas uma distro com kernel 2.6.x, também não sei se tem... mas...

Quanto as montagens de diretório, não tive qualquer problema com as partições em NTFS, todas funcionam bem e relativamente rápidas... meu único enrosco foi com a extendida...

Estava vendo nos pacotes do Mandrake 9.2 e ele possui um pacote de ferramentas para Wireless, mas o kernel também é antigo... 2.4.22 ou algo assim...

Para que eu pudesse usar uma distro das que você comentou, que rodam diretamente do CD, eu teria que comprar ou baixar... aí volto ao mesmo problema anterior... minha conexão e minha falta de coragem em desbancar grana em uma revista dessas...

Eu baixei, outro dia, o kernel 2.6.7 (full 34MB), mas ainda não deu coragem para substituir o antigo... até porque já pensava em pegar uma distro mais recente, já brinquei um pouco com o Cl8 ha uma ano, mas foi coisa rápida, praticamente só o instalei e consegui buscar a net compartilhada pelo ICS no trabalho, mas ele não se entendeu muito bem com meu computador, um K6II 400 com 64MB de RAM, em uma Asus antiga... várias vezes tive problemas de travamentos e etc... então não tenho muita vontade de usa-lo realmente...

Agora quanto a qualidade da distro, acredito que isso é muito relativo, assim como funciona no Windows ou em qualquer outro SO, a funcionalidade do SO vai depender da qualidade do equipamento e, principalmente, da forma como é configurado, claro que existem falhas do próprio SO, mas muitas delas são evitadas com boas configurações, tanto de hardware quanto de software.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

bom, eu pessoalmente acho primorosa a iniciativa brasileira de criar uma distribuição brasileira.... mas muitas pessoas têm problemas com ela. constatei isso via ICQ e e-mail.

a Conectiva é mais voltada á usuários iniciantes, ou seja, ela vem sem alguns pacotes importantes de rede, serviços inetd truncados e até mesmo com falta de um ou outro utilitário de rede, nãum sei dizer direito quais.

se não me engano no 3º ou 4º CD do Conectiva Linux vêm todos esses utilitários, e mais alguma coisa para rede... o Conectiva 9 completo ocupa 11 ou 12 CDs pelo que eu lembro, o CL10 deve ocupar uns 13....

mas qualquer coisa tamus aí para ajudá!!! você vai ver como ao passar do tempo você vai adquirir novos conhecimentos em informática, como saber distinguir com precisão a arquitetura do seu micro (que chip é usado em X placa e etc)

flwzs!!! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, as distro com o kernel 2.6.xx da uma olhada aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=165029

E sobre as suas partições... posta aqui o conteudo do /etc/fstab para a gente dar uma olhada...

Bom eu continuaria recomendando o slackware (que ate vem com o 2.6.7 no /testing) pois não é tão difícil como dizem (trabalhoso pode-se dizer)...

Mas você pode pegar uma destas distros como mandrake, fedora ou ate mesmo conectiva (quem sabe você não se da bem com ela!)...

Pega esse cd que você conseguiu de graça mesmo e da uma testada nele ai... è o conectiva 10?...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bom gente, eu baixei o Mandrake 10 e o Slack 10 e já instalei o mandrake... até aí tudo bem... ele é praticamente todo automático... mas agora me deparo com outro problema...

Eu encontrei um "provavel" driver para minha placa wireless, mas ele foi só foi testado em kernels 2.4.20 e 2.4.22... será que irá funcionar com o 2.6.3 ou 2.6.7????

Nos tutoriais que encontrei para instalação da placa, já em deparei com algumas diferenças... mas vou tentar contorna-las e ver o que acontece...

E só para comentário... não instalei o slack por conta de um probleminha de "vingança"... fui tentar instala-lo sem um tutorial e acabei fazendo caca e quase perdi minha partição com mais de 2.000 Mp3, fui salvo pelo santo EasyRecovery... então parti para o mandrake... era mais simples para instalar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, quanto a informação errada que dei um pouco acima... falei so por experiencia propria (acho que tem algum problema no meu sistema então) pois sempre que tentava e tento montar uma partição em um diretorio que contenha mais de 5 arquivos ou diretorios dava erro e dizia que já estava cheio (isso no meu red hat) tirei a conclusão que não podia e deixei... agora depois da informação do CyberFox (valeu Cyber, mais uma ajuda sua :)) eu tentei isso novamente aqui no slack e funcionou...

Mas depois que instalei o red hat aqui e ele so detectava 1400 Mhz do meu athlon xp 2200+ de 1800 Mhz eu não duvido de mais nada... hehehehe :)...

Desculpa aí pessoal...

E quanto ao slack... instala ele, foi so uma má experiencia... so é dar uma lida em algum artigo sobre a instalação do slack que você não vai ter problemas...

beleza...

T+

Compartilhar este post

Link para o post

ops...desculpa estar entrando no tópico assim..é porque não quis criar outro...já que o assunto é o mesmo....problemas com WIRELESS!

o neogico é o seguinte...criei vergonha na cara e to migrando p/ linux! :D

me indicaram o kurumin 3.1 por ser mais simples...etc...(é o melhor no meu caso)? :huh:

to com um problema quanto ao meu acesso a internet....ela é a rádio(wireless) utiliza uma placa de rede sem fio(Realtek RTL8180 Wireless LAN)....me disseram que é necessario saber o essid e o channel do meu provedor...mas o que seria isso....?Tem como eu conseguir isso a partir do Windows?!

ajudem um stressado usuario de windows tentanto abandona-lo :P

t+ :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais