Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver para Scanner HP Scanjet 2400 no windows 10


Pincipi
Ir à solução Resolvido por Luciene Tozzi,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Só agora consegui rodar o Windows 10 e encontrei dificuldades no driver do Scanner HP Scanjet 2400, não consigo instalar o driver usado no Windows 7 ou no 8.1 e nem achar o driver próprio para o Windows 10.

Eu consigo baixando o programa no site da HP, só que não quero usar ele, quero só o driver para saber como é o utilitário nativo do Windows 10.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 anos depois...
  • Membro VIP

Nada mudou depois de três anos, exceto pelo fato de que agora o site do fabricante HP não disponibiliza mais nenhum suporte para o scanner. Acessei o site e não existe mais nenhum download disponível do arquivo de instalação com o driver para o Windows 10, sorte minha que salvei "setup_full_SJ2400_140_053" 154.956 KB baixado em 21/04/2013 12:20, pena que não tenho com compartilhar a quem esteja interessado.

Ainda tenho o CD original de instalação que veio com o scanner mas, ele é inútil para o Windows 10, dá erro de instalação e não reconhece o driver, apenas o arquivo citado acima funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 27/11/2018 às 16:46, Pincipi disse:

Nada mudou depois de três anos, exceto pelo fato de que agora o site do fabricante HP não disponibiliza mais nenhum suporte para o scanner. Acessei o site e não existe mais nenhum download disponível do arquivo de instalação com o driver para o Windows 10, sorte minha que salvei "setup_full_SJ2400_140_053" 154.956 KB baixado em 21/04/2013 12:20, pena que não tenho com compartilhar a quem esteja interessado.

Ainda tenho o CD original de instalação que veio com o scanner mas, ele é inútil para o Windows 10, dá erro de instalação e não reconhece o driver, apenas o arquivo citado acima funciona.

 

você poderia me disponibilizar, estou tendo o mesmo problema

 

adicionado 1 minuto depois

@Pincipi você conseguiria me disponibilizar, eu estou encontrando o mesmo problema,, desde já te agradeço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeira tentativa pelo google drive, link compartilhável:

https://drive.google.com/open?id=1qXRFOL3mfZLDPoopJh3U3GBVxbJvsMZK

 

adicionado 6 minutos depois

Parece que deu certo, ao clicar no link abre uma nova aba com o botão de download, passem o antivírus por via das dúvidas e sejam felizes com o Driver do HP Scanjet 2400 que funciona no Windows 10.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

@Ricardo Lovatel  Disponha! Por incrível que pareça, recentemente precisei do driver porque formatei o notebook, ai eu descobri que havia perdido meu arquivo original e lembrei deste post, onde consegui recuperar e fazer meu scanner funcionar perfeitamente de novo. Mais uma vez o Clube do Hardware salvou meu dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membro VIP

Dia 15Jan2021 eu fiz a última atualização do Win10 KB890830, KB2267602, KB4535680 e KB4598229 e ao tentar usar o software do scaner deu o seguinte erro:

Erro1.jpg.1f760dbd0fb561e33e1c7bdbc508d0f2.jpg

Desinstalei e instalei de novo e o erro se manteve. Usei o driver nativo do Win10 e funcionou normalmente, acontece que não tem os recursos do driver original do fabricante.

Achei um outro link:

https://br.ccm.net/download/baixaki-17293-driver-scanner-hp-scanjet-2400

E descobri que é o mesmo arquivo que publiquei aqui.

Tentei a solução mencionada acima e o link não funciona.

Pensei em tentar usar o CD original de instalação que serve no Win7 e acabei decidindo por formatar devido a um começo de lentidão no sistema, vamos ver no que dá.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 15/01/2021 às 23:20, SPB disse:

amigo, se conseguir, por favor não esqueça de avisar aqui

É o seguinte, oficialmente devemos passar a utilizar o driver nativo do Win10 e nos conformar com o fim do Flash Player.

Extraoficialmente a central de soluções funciona perfeitamente no XP e no Win7, ocorre que estes sistemas não tem mais suporte e assim não recebem o aviso do fim do Flash, dá para usar em máquina virtual, no dual boot ou como sistema principal, lembrando que deve assumir os riscos de usar um sistema sem suporte.

Também dá para usar no Win10 até a versão 20H2 de compilação SO 19042.746 (KB4598242), basta mudar a data para o dia 11Jan21 ou qualquer outra anterior, iniciar a central e depois já pode voltar a data normal, que a central funciona normalmente até ser fechada e para abrir de novo basta repetir a operação.

Tem um outro post com um arquivo .bat que muda a data, inicia a central e retorna a data normal:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1516799-utilitario-hp-scanjet-2400-parou-de-funcionar-porque-usa-flash-player-e-agora/page/2/#comments

Pode ser que nas futuras versões do win10 não venha mais o flash player previamente instalado e se assim for, a central deixará de funcionar.

Isto é tudo o que consegui de ajuda neste Fórum, reforçando o agradecimento a todos que me ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Mais uma observação, no dia 18 de fevereiro de 2021 apareceu em um outro computador a atualização KB4577586 para a remoção do Adobe Flash Player de 27 de outubro de 2020.

Não sei ao certo o que ela realmente faz e qual influência tem sobre o flash player, só sei que no computador onde uso meu scanner não tem esta atualização no histórico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...

Louco pra tentar scannear um documento, que otimo que vcs disponibilizam conhecimentos. Valeu!

Em 09/10/2015 às 11:27, Luciene Tozzi disse:

Utilizei o seguinte programa:

http://www.driverscape.com/files/scanner/HP_SJ_G2410.zip

 

No meu caso tudo voltou ao normal.

No site não existe mais...

@Pincipi Louco pra tentar scannear um documento, que otimo que vcs disponibilizam conhecimentos. Valeu!

Louco pra tentar scannear um documento, que otimo que vcs disponibilizam conhecimentos. Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Olá, pessoal!

 

Vou tentar ressuscitar um scanner HP Scanjet 2400 para um projeto específico. Ao procurar informações sobre ele encontrei esta thread, e gostaria de acrescentar alguns pontos:

  1. Existem drivers para o scanner no site da HP: por ex., ao selecionar o sistema Windows 7 (64 bits), é mostrado o Controlador HP com Características Básicas. Há outros drivers e utilitários ao selecionar outras versões de Windows.
     
  2. Alguns programas não exigem drivers nativos para scanners, como o VueScan e SilverFast. Tenho o VueScan e, segundo o site, ele suporta o scanner em Windows 10 e 11.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, sobre os drivers disponíveis no site da HP, no primeiro link citado para mim aparece assim:

DriverHP.jpg.e46453710fa906249e18fcce2a56f478.jpg

Não tem o driver disponível, já no segundo link aparece assim:

2.jpg.624916d10ee2c4445e5c2b5cde9fb2d8.jpg

3.thumb.jpg.3c2eca9a8bebe5018e94a928c0785c75.jpg

Já fiz o download do controlador com características básicas e guardei.

No meu caso especifico, eu me acostumei com o programa da HP e atualmente tenho um computador dedicado apenas para o Scanjet 2400 com o programa da HP.

Estou até pensando em comprar alguns usados para garantir um estoque de peças caso venha a precisar no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi , como citei anteriormente, existem drivers para o scanner no site da HP - só não existem drivers específicos para o Windows 10 e 11. Ao acessar o site, ele tenta identificar seu sistema operacional automaticamente, pelas informações fornecidas pelo browser, e por isso não mostra nenhum driver como disponível. Porém, você pode solicitar que ele exiba drivers para outras versões de Windows, clicando em "Escolha um sistema operacional diferente".

 

image.thumb.png.05b3ad87c038f2ba144e11b00abe709c.png


Ao clicar nessa opção é possível escolher entre os sistemas Mac OS e Windows, e diversas opções de Windows (a mais nova sendo 8.1, embora aparentemente alguns drivers e aplicativos antigos sirvam para versões mais novas do Windows).

 

image.thumb.png.62ffbf2a1822e6336e826513261d2621.png

 

Por exemplo, ao selecionar Windows XP, além do driver básico aparece a opção de download do Software e driver completos do HP Scanjet (203.8 MB - setup_full_2436.exe), incluindo o HP Photosmart.

 

image.png.c35cb47753fefcb8f0ea034709b60613.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A quem possa interessar: testei o scanner (sem instalar nenhum driver!) com o VueScan e funcionou... quase perfeitamente!

 

Recebi hoje um HP Scanjet 2400 (sem fonte), que estava parado há anos. Arrumei uma fonte (12 V, 2 A), liguei o scanner no PC com Windows 10 e o VueScan 9.7.91 (última versão) o identificou automaticamente. No início, o sensor do scanner nem se movia, mas com ele desligado puxei as correias do motor de um lado para outro para ver se "destravava" o motor. Aproveitei para limpar a tampa e o vidro (por dentro e por fora), e depois disso consegui digitalizar em 50, 100, 150, 600 e 1.200 DPI perfeitamente - porém, em 300 DPI o scanner parece "engasgar" durante a varredura, distorcendo a imagem:

 

image.thumb.png.d26f8a74125b4d22a0621bf93997692e.png

 

 

 

Instalei os drivers para Windows 7 e usando outro programa (IrfanView) pude digitalizar também em 300 DPI, sem problemas. Além disso, usando os drivers originais o tempo de digitalização é menor em quase todas as resoluções (exceto em 1200 DPI). Por isso, no momento, não recomendo usar o VueScan sozinho se puder instalar os drivers para Windows 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai vão os dados da fonte original de meu Scanjet 2400:

hp.thumb.jpg.e58e20ed65a29170b5e8ce7851ab6427.jpg

Eu já passei por alguns problemas de travamento do motor e não consegui localizar o post com os detalhes da situação mas, pelo que me lembre quando fiz uma revisão geral com dez anos de uso, removi uma camada de pó grudado e lubrifiquei o eixo prateado com algum tipo de graxa, após a lubrificação não ocorreu mais travamentos durante a digitalização exceto nos casos em que a máquina tem pouca memória, 256 ou 500 Mb e o documento ou arquivo é grande, ai inevitavelmente trava antes de concluir a digitalização. Eu achava que era um problema no mecanismo que fazia travar o carrinho, como pode ocorrer se colocar algo pesado em cima do scanner e acabei concluindo que é apenas uma questão de pouca memória. Tem ainda o detalhe de uso continuado, se usar direto por uma a duas horas sem parar e desligar a fonte, dá erro de digitalização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
2 horas atrás, Lourival Schlegel disse:

@Pincipi Muito Obrigado, pôr compartilhar o arquivo. Baixei hoje e ainda está funcionando. Instalei no Windows 11, sem problemas

Eu achava que o Windows 11 não executava nada com flash player, depois vou tentar ver se funciona no meu 11 aqui. Na realidade eu deixei uma máquina dedicada com Win 7 só para usar o scanner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...